15 Erros Fatais Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

Existem vários erros que as mulheres cometem com o dinheiro, e isso deve-se em grande parte à sua natureza de grandes compradoras. Todos nós sabemos que as mulheres são as que mais gastam dinheiro para as compras, sendo assim o dinheiro é muito importante para elas.

Para além disso o facto de as mulheres cometerem muitos erros com o dinheiro deve-se à sua natureza emocional. Muitas decisões de compras que as mulheres fazem são baseadas nas suas emoções.

Com este artigo pretendo trazer à superfície alguns dos erros que as mulheres cometem com o dinheiro de modo a poder alertá-las. O objectivo deste artigo é o de mostrar que existe uma melhor forma de gerir o seu dinheiro de modo a alcançar a independência financeira.

Já não se deve tolerar mais a irresponsabilidade financeira, porque todos sabemos que isso leva à pobreza. E ninguém quer ser pobre, pelo menos não conscientemente.

#1 Depender dos Homens

Se existe algo muito infeliz para as mulheres é o facto de acreditarem de que precisam de um homem para resolver os seus problemas financeiros. Infelizmente, essa é uma forma de pensar predominante na nossa sociedade.

Por vezes as mulheres são ensinadas a pensar dessa maneira até pelos pais, e isso acentua-se pelo facto de a sociedade por si também apoiar essa ideia. Isso acabo colocando a mulher por todo o tipo de situações de modo a que possa encontrar o homem que possa cuidar dela.

O caso mais crónico disso é o facto de alguns homens tirarem proveito dessa situação. Por vezes a mulher se encontra numa relação que não está a funcionar mas ela persiste em continuar simplesmente por causa do benefício financeiro. Isso acaba criando até situações em que a mulher se sujeita a abusos emocionais só por causa da dependência financeira.

#2  Não Ter Disciplina Financeira

A falta de disciplina nas finanças é um problema que acaba por criar sérios transtornos nas finanças pessoais. Isso porque para poder poupar dinheiro é preciso ter disciplina saber que esse dinheiro não se deve mexer.

A indisciplina financeira leva ao fracasso financeiro e o facto de não ter disciplina nas finanças é indicação de que o futuro financeiro está comprometido. A falta da disciplina nos gastos também é outro factor que cria problemas para as mulheres. Muitas vezes involvem-se em gastos desenfreados sem colocar um limite, e quando se percebem da falta do dinheiro já é tarde.

#3  Viver de Empréstimos

Erros Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

Algumas mulheres têm o hábito de viver do dinheiro dos outros, isto é, fazem empréstimos para tudo. Empréstimos para comprar roupa, empréstimos para comprar extensões, empréstimos para mais alguma coisa.

Viver de empréstimos não é sustentável, você está se endividando e comprometendo o seu futuro financeiro. Ademais, se estiver casada isso trará problemas para o seu casamento principalmente se os fizer sem o consentimento do seu marido.

Para além disso, é importante saber que aquele que pede emprestado é escravo daquele que empresta. O empréstimo só leva a dependência e escravidão financeira, e finalmente à pobreza.

#4 Casar-se Por Dinheiro

É típico muitas mulheres tomarem a decisão de se casarem apenas por dinheiro, isso porque estão a procura de segurança financeira. Esse é um dos grandes erros que uma mulher pode cometer, envolver-se com um homem só porque ele tem dinheiro.

Este fenómeno está ligado à questão de colocar a sua dependência financeira nos homens, e considerá-los como sua fonte de segurança financeira. Isso traz implicações muita sérias para a mulher, em primeiro lugar porque ela recorre a todo o tipo de meios para se envolver com um homem com dinheiro, amando o homem ou não.

O outro aspecto é que mesmo se o homem a abusar na relação, ela permanecerá nessa relação por causa do benefício financeiro. Essa forma de encarar a vida é errada e acabará trazendo consequências sérias para a mulher.

#5 Fazer Filhos Muito Cedo

Fazer filhos antes de ter a sua situação financeira regularizada é um hábito comum entre as mulheres. Isso deve-se a várias razões, uma das quais tem a ver com a ideia de se deixar engravidar simplesmente para manter o homem.

Isso depois acaba por ter consequências financeiras graves para a mulher, porque como nós sabemos trazer uma criança ao mundo acarreta altos custos. E fazer isso sem nenhuma preparação financeira é simplesmente irresponsável.

Algumas mulheres simplesmente engravidam cedo por falta de precaução. É sempre um cenário muito triste ter que ver uma jovem com futuro brilhante ter que abandonar os seus sonhos porque trouxe uma criança ao mundo antes do tempo.

Como consequência disso ela é obrigada a encontrar formas de poder cuidar da criança, e sem nenhuma preparação financeira atempada acaba sempre por trazer problemas financeiros para si.

#6 Desistir da Escola Cedo

A educação desempenha um papel muito importante nas nossas vidas, é verdade que ter educação não é garantia de segurança financeira. Mas ter uma educação já é meio caminho andado para assegurar o seu futuro financeiro.

As percentagens de desistências escolares por meio das mulheres ainda é alta em comparação com os homens. E isso acaba comprometendo a situação da mulher, porque sem educação torna-se cada vez mais difícil ter a sua situação financeira regularizada.

Sempre que a mulher desiste da escola acaba comprometendo a sua situação financeira, consequentemente, colocando-a numa situação de dependência. Isso torna a sua vida cada vez mais difícil. É importante entender que existe uma relação entre a escola e possíveis perspectivas financeiras.

#7 Ser Compradoras Impulsivas

Erros Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

Uma compra impulsiva é aquela que se faz sem nenhum plano atempado e normalmente faz-se no momento em que a pessoa se expõe ao produto. Isso pode ser resultado de uma publicidade que a pessoa vê no altura da compra ou simplesmente por ver o produto.

Esse tipo de compras ocorre com base nas emoções e sentimentos que são activados no momento em que a pessoa se expões ao produto.

As mulheres por serem mais emocionais do que os homens são as que mais fazem esse tipo de compras. Elas agem por impulso e motivadas pela emoção de querer ter aquele bem que acabaram de ver.

Esse um grande erro que pode custar muito caro para si se não for capaz de se disciplinar.

#8 Ser Compradoras Compulsivas

A compra compulsiva é aquela que se faz por causa de um desejo muito forte em comprar algo. Normalmente esse desejo só passa depois da pessoa adquirir aquele bem que está disposta a comprar.

Uma vez que as mulheres já tem uma pre-disposição nata de querer ir as compras, quando a compulsão por comprar algo aparece mesmo quando não precisa, só piora as coisas.

As pessoas de baixa auto-estima ou num estado de depressão é que sofrem mais com esta tendência de gastos. Isso porque fazer compras é uma forma de aliviar a tensão que elas sentem no momento, e nada mais pode impedí-las até que a compra seja feita.

#9 Não Saber Economizar Dinheiro

Erros Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

Economizar dinheiro é um aspecto muito importante para alcançar a independência financeira. Muitas mulheres infelizmente não sabem como economizar o dinheiro que ganham. E porque elas têm a tendência de fazer compras, por vezes o fazem sem pensar no futuro.

O imediatismo é a principal causa da falta de criação de economias, e é importante saber que as economias é que são o garante da sua independência financeira. Sem isso torna-se muito difícil alcançar os seus objectivos financeiros.

#10 Involver-se Com Um Homem Preguiçoso

Erros Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

O pior que pode acontecer com uma mulher é se envolver com uma homem preguiçoso. Muitas vezes elas fazem isso em nome do amor, mas é importante saber que o amor só não paga as contas. E se você se casa com um homem preguiçoso isso irá lhe custar caro.

A preguiça leva a pobreza, não existe futuro financeiro para o preguiçoso, por isso minhas queridas irmãs prestem atenção ao homem com quem se involvem. Se o homem não gosta de trabalhar, (e trabalhando é a única forma honesta de se ganhar dinheiro) você vai sofrer.

Se o homem é preguiçoso a única coisa que ele vai fazer é lhe dar filhos e gastar o seu dinheiro.

Até agora não entendo porque é que alguns homens são preguiçosos, mas o pior é porque é que uma mulher em perfeita sanidade mental se envolve com um homem assim.

#11 Comprar Presentes Caros Para Manter o Homem

Erros Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

A questão dos relacionamentos é algo muito sensível para as mulheres e elas investem muito e por vezes tudo numa relação. Por vezes o seu investimento surge sem mesmo calcular os custos daquilo que elas estão a fazer.

Se uma mulher ama um homem ela dá tudo o que tiver nessa relação, incluindo a sua conta bancária. O problema está quando ela faz isso para manter o homem na relação, e isso é resultado de insegurança.

De modo a garantir que o homem permaneça nessa relação ainda que ele não esteja interessado está errado, mas fazer isso para mantê-lo na relação vai lhe custar caro. Porque estará a criar um precedente no qual poderá se envolver com um homem interesseiro, que só ficará na relação por causa do dinheiro.

Por outro lado, ela corre o risco de se envolver com um homem que poderá também lhe conduzir a falência. É importante prestar atenção nisso e não comprar bens para um homem só porque quer mantê-lo na relação. Principalmente quando se trata de bens caros.

#12 Endividar-se Por Um Homem Que Mal Conhece

Já falei sobre o endividamento desenfreado no qual algumas mulheres se involvem. Mas existe outro lado da história, e está relacionado com relacionamentos. Endividar-se por um homem que por vezes não irá assumir o pagamento da dívida com ela.

Por vezes até o homem pode prometer que o fará para depois não assumir a sua quota parte do pagamento da dívida.  E pior quando é um homem que mal acabou de conhecer e já lhe aparece com todos os seus problemas financeiros. Isso também é um erro que algumas mulheres cometem.

#13 Usar o Obscurantismo Para Ter Dinheiro

Quantas histórias já ouvi de jovens lindas que se involvem em práticas de obscurantismo só por causa do dinheiro. A ideia de querer ter dinheiro sem nenhum esforço, sem obedecer os princípios que regem a criação de riqueza, e querer enriquecer rápido e a todo o custo, é o que leva a esse tipo de comportamentos.

O facto é que no final essas mulheres acabam por vender a sua própria alma só para ter dinheiro e bens materiais de forma rápida, e aparentemente fácil. Digo aparentemente porque não acho que é algo fácil se sujeitar ao tipo de coisas que essas mulheres fazem para poder ter dinheiro.

#14 Oferecer o Seu Corpo Por Dinheiro

Sem querer generalizar este aspecto, mas todos sabem que a profissão mais antiga do mundo é a prostituição. Existe aquilo que eu chamaria de prostituição aberta que é o que as mulheres fazem nas ruas ou nos bordeis.

Mas existe um outro nível neste aspecto que tem como finalidade alcançar os mesmos objectivos. E pela forma como ela é feita acaba por não se designar de prostituição, mas pela natureza das práticas é isso mesmo.

Esse tipo de práticas é perpetuada nas faculdades em troca de notas, nos locais de trabalho para que tenham uma promoção ou um certo benefício na empresa. O objectivo está directa ou indirectamente relacionado com o dinheiro. E forma usada é através oferecendo os seus corpos, só que os métodos são diferentes.

Elas não ficam nas esquinas, e nem nos bordeis, mas fazem a mesma coisa que as outras fazem.

#15 Não Ter Objectivos Financeiros Claros

A independência financeira começa com um objectivo claro daquilo que a pessoa pretende alcançar. A falta de objectivos claros sobre quanto dinheiro quer ter e como alcançar esse objectivo é o que leva tanta gente à miséria financeira.

Tudo na vida começa com um plano, e a independência financeira planeia-se. Dinheiro não cai do céu e não é produto de magia.

Conclusão

Aqui você tem os vários erros que as mulheres cometem com o dinheiro, espero que com esta informação você tenha aprendido algo. Também tenho a esperança de que conhecendo esses erros muitas mulheres passarão a agir da melhor forma com relação ao dinheiro e preparar o seu futuro financeiro.

Deixe o seu comentário e partilhe connosco o que achou desta lista de erros que as mulheres cometem com o dinheiro.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.