Os Bancos comerciais e o Seu Papel

Muitas vezes ouvimos falar de bancos comerciais mas sem saber o que são. Contudo, saber o que são os bancos comerciais é muito importante para todos nós. É fundamental saber como é que eles funcionam, qual é o seu papel, e como é que eles se financiam.

Neste artigo falaremos sobre isso mesmo, o papel dos bancos comerciais na nossa sociedade e porque é que eles são importantes para si e para mim. Lei para saber mais.

Bancos Comercias

A actividade de um banco comercial tem sido importante ao longo da história do nosso país. A crescente popularização dos seus serviços nos últimos anos tem servido para prestar apoio a famílias nucleares através da concessão de créditos para a agricultura, indústria, transportes, comércio e construção. De um modo geral, ajuda para o desenvolvimento da economia do país e a gerar uma sociedade de poupança.

Banco Comercial

É uma instituição de crédito ou financeira, cuja actividade principal é proceder a captação de recursos financeiros fazendo intermediação e canaliza esses recursos a quem precisa. Ou seja, o banco capta dinheiro por meio de depósitos e canaliza o mesmo dinheiro, através de financiamentos ou empréstimos a clientes que podem ser singulares ou empresas de acordo com as necessidades dos beneficiários (clientes).

O Que é Um Depósito e Quais São os Tipos de Depósitos Comuns em Bancos Comerciais?

Depósito Bancário

É o montante colocado a guarda de um banco, que geralmente é objecto de juros em benefício do depositante (cliente). Existem dois tipos de depósitos bancários;

  • Depósito a Ordem ou à Vista

O banco obriga-se a pagar ao cliente a qualquer momento o dinheiro que este lhe confiou. Este dinheiro pode ser movimentado através do cheque, ordem de pagamento, transferências e cartão de pagamento.

  • Depósito a Prazo

É o dinheiro guardado no banco por um período determinado e que só deve ser movimentado pelo cliente (o depositante) nas condições acordadas com o banco. O banco compensa o cliente deste deposito pagando-lhe um valor correspondente a taxa de juros.

Fontes de Financiamento de Um Banco Comercial

Do princípio para se constituir um banco tem que haver capital; o que significa que a primeira fonte são as entradas dos acionistas (donos) e seguir constitui-se o banco. Posteriormente, o mesmo vai ao mercado captar depósitos (buscar recursos de terceiros) para puder passar a outros. Mas pode também financiar se através de outras intuições ou bancos. Pode até fazer emissão de obrigações.

O Que São Produtos Financeiros Bancários?

Os particulares recorrem a créditos de consumo (caso queiram comprar eletrodomésticos e não tenham dinheiro suficiente pode recorrer a um banco.

Os Bancos Comercias Cobram Taxas?

Quando os bancos intervêm numa transação financeira, naturalmente, que essa transação tem os seus custos, mas é claro, que valor cobrado pelo serviço depende de cada banco.

Serviços Que os Bancos Comerciais Prestam aos seus Clientes

Fora os depósitos bancários, concessão de créditos, não só a singulares como também a empresas, os bancos têm serviços de levantamentos, transferências e pagamentos de serviços e produtos. Existem também outros serviços dependendo da inovação de cada banco, há bancos que tem por exemplo: pacotes para viagens, transferências para o exterior, entre outros produtos.

Outras Actividades do Domínio dos Bancos Comerciais

Educação financeira; que envolve o ensino a sociedade, sobre poupança, a segurança e o rendimento em deixar o valor no banco. Ao em vez de guardar dinheiro em casa, a poupança pode futuramente ajudar na educação dos filhos, comprar uma casa e ajudar na realização de sonhos que envolvem dinheiro. Citando como exemplo: no caso de calamidades, se o dinheiro estiver em casa pode se perder, enquanto que no banco a qualquer altura pode se aceder o mesmo.

Funções dos Bancos Comercias

No desempenho do seu papel, o banco comercial aceita como cliente quaisquer concidadãos com situação de plena legalidade, assim como intuições de diferentes vocações. Isto é; os clientes da banca comercial podem ser particulares, empresas privadas e públicas, associações que tanto podem depositar o seu dinheiro no banco, como também podem pedir financiamento através do credito.

Então o banco tem produtos e soluções para todo o tipo de clientes, ele desenvolve soluções para conseguir ajudar quem precisa de acordo com as suas necessidades financeiras.

Um banco comercial capta depósitos, concede créditos e presta uma gama de serviços bancários que facilitam a vida dos cidadãos. Uma situação conhecida tem sido o apoio crescente que a banca comercial proporciona a cidadãos ou intuição que pretendem se envolver na área de negócios através da criação de produtos de créditos adequados aos rendimentos e as necessidades dos seus clientes, como no caso das médias e grandes empresas.

Outro importante papel desencadeado pelos bancos comercias é a atividade de poupança a qual permite fazer reservas de valores para uso no futuro. Lembre se quer poupar significa guardar parte do rendimento ou receita que não é gasta, e sim, ser usada no futuro. Nisso, quando canalizamos ao banco a poupança, permite aumentar os nossos rendimentos, pois o banco compensa ao cliente pagando juros.

Existem neste caso diferentes tipos de poupança: a curto, médio e longo prazo, de acordo com as necessidades de cada um.

Para além dos produtos financeiro anteriormente referidos a banca comercial oferece serviços que antes eram exclusivamente prestados por áreas de profissão para o efeito vocacionado. São soluções que facilitam o dia a dia do cidadão, pois podem ser acedidos a qualquer hora sem necessidade de se dirigir ao banco.  Refere se ao uso do telefone ou de internet Banking, que pode ser usado para pagamentos de serviços e produtos bem como das propinas escolares, facturas, impostos, etc.

Não caso de um empregador, pode usar os serviços bancários para pagar salários aos seus empregados.

Vantagens

É sempre melhor ter uma conta no banco onde poderá deixar o seu dinheiro em segurança ao em vez de ficar com o valor em cada. Pode optar em fazer depósitos a prazo o que lhe permitirá ter um valor acrescido depois de um período do tempo.

Xitique

É uma prática social de poupança coletiva e rotativa que é muito comum na sociedade moçambicana. Para além de permitir a socialização nos membros, o xitique é uma forma de guardar dinheiro que é usado no consumo negócios e pequenos investimentos. Tendo em conta os montantes movimentados nessa forma de poupança informal, aconselha os seus praticantes que façam xitiques através de contas bancárias, pois terão o seu dinheiro seguro e poderão ter acesso aos serviços prestados pelos bancos.

Fonte: Banco de Moçambique

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.