10 Grandes Benefícios de Poupar dinheiro

Sabia que existem vários benefícios de poupar dinheiro? Ficará surpreso em saber que muita gente não poupa dinheiro porque não conhece os vários benefícios que isso traz para a sua vida.

Neste artigo irei partilhar consigo alguns dos benefícios de poupar dinheiro para que sirvam de inspiração e motivação para você começar a poupar ainda hoje.

#1 Permite-nos Acumular Riqueza Para o Futuro

Benefícios de Poupar dinheiro

Riqueza acumula-se pouco a pouco, centavo a centavo, e ao longo de tempo cada centavo vai-se multiplicando e deixa de ser centavo. Aquilo que antes eram apenas centavos depois de alguns anos viram milhares e até milhões de notas.

O dinheiro tem um poder multiplicador quando activado e permitimos que ele possa se multiplicar. Mas é necessário respeitar as leis da multiplicação do dinheiro para que isso aconteça. Uma dessas leis é a poupança, quando poupamos dinheiro permitimos que ele cresça.

Fazendo isso é possível alcançarmos a riqueza que gostaríamos de ter, é possível comprar aquela casa dos seus sonhos, torna-se possível adquirir aquela viatura que tanto queria, é possível realizar os sonhos que doutra forma não seria possível de realizar.

#2 O Que Pouparmos Poderá Render Juros

Benefícios de Poupar dinheiro

Ao abrir uma conta poupança ou mesmo uma conta a prazo ela poderá render juros que mediante o tempo que lá estiver. Esse é um dos grandes benefícios de ter uma conta a prazo ou mesmo uma conta poupança, e com esses juros você pode usar para outros fins ou se preferir poderá deixar para que os juros também rendam mais juros. É a isso que se chama de juros compostos.

A melhor forma de poupar dinheiro é abrindo uma conta poupança se não quiser abrir uma conta à prazo. Com a conta poupança você pode continuar a fazer depósitos sempre que quiser. Enquanto que com a conta a prazo já não poderá fazer isso.

#3 Dá Conforto e Paz de Espírito

Benefícios de Poupar dinheiro

O simples facto de saber que tem dinheiro guardado já lhe dá algum conforto e até paz de espírito. Se considerarmos que o que tira a paz de muitas pessoas é o dinheiro, você certamente irá apreciar este aspecto. O conforto e a paz de espírito é um dos bens mais preciosos que alguém pode obter.

Contudo, ele não se obtém por dinheiro, não existe valor monetário que pode o ajudar a ter paz de espírito. Não obstante, quando se tem dinheiro é possível descansar em paz, isso porque as coisas que lhe tiram a paz na maior parte das vezes está relacionada com o dinheiro.

É por essa razão que é importante ter dinheiro, é importante desenvolver a disciplina necessária para poupar dinheiro e não ter que se preocupar sobre o que irá comer no dia seguinte, o que irá acontecer com os seus filhos, como é que irá pagar as propinas, e como é que poderá alcançar um objectivo ou outro.

O dinheiro nos proporciona a possibilidade de experimentarmos isso.

 

#4 Dá Satisfação Ter Uma Conta-Poupança

Por exemplo quando você sabe que tem dinheiro guardado e que ele vai acumulando juros a cada mês que passa sem você ter que se mexer, isso lhe dá muita satisfação. A satisfação provém do facto de saber que tem dinheiro para aquilo que precisar quando chegar a hora.

A satisfação é um dos sentimentos mais profundos que podemos ter como seres humanos. E certamente que ter dinheiro guardado em algum lugar é uma das formas de obter essa satisfação. Muitos não alcançam satisfação na vida simplesmente por falta de dinheiro. Por isso entendemos que ter dinheiro guardado é muitíssimo importante para alcançar a satisfação que deseja.

#5 Podemos Utilizar a Poupança Para Eliminar Alguma dívida

As dívidas criam muita dor de cabeça nas pessoas, e se está endividado a melhor coisa a fazer é tentar de tudo para se livrar delas. Só que quando não tem dinheiro é difícil se livrar das dívidas, daí que vem a dor de cabeça que muita gente que se encontra endividada enfrenta.

É por isso que ter dinheiro guardado é importante, porque você pode fazer uso dele para pagar as suas dívidas sem ter que recorrer a outro endividamento.

Você pode usar das suas poupanças para pagar o crédito de habitação por exemplo, ou até mesmo aquela viatura que você adquiriu.

#6 Permite-nos Ter Uma Reforma Tranquila

Benefícios de Poupar dinheiro

Vai chegar o dia que muitos esperam ou talvez até não, mas o facto é que esse dia sempre chegará.  O dia da reforma, o tempo em que já não terá a energia que tem hoje para poder fazer várias coisas e trabalhar para obter dinheiro.

Mesmo sabendo que o dia da reforma irá chegar, muitos não se preparam para tal. Consequentemente, quando esse dia chega acabam vivendo na dependência do governo ou até dos filhos em alguns casos. É importante assumir a responsabilidade para a sua reforma.

A melhor forma de assegurar uma reforma tranquila é começando a poupar hoje, colocando dinheiro de lado todos os meses para aquele dia. Assim você irá garantir uma reforma tranquila.

#7 Temos Segurança Em Caso de Emergência

Situações de emergência ocorrem com todos nós e quando menos esperamos. O agravante é que as emergências normalmente custam dinheiro. Sempre há um valor que terá que tirar do bolso para alguma emergência, seja ela para comprar uma nova geleira, concertar o pneu da viatura, concertar o fogão, ou até mesmo algum tubo de água em casa.

A realidade é que emergências acontecem com todos nós, e a melhor forma de se preparar para tal é colocando dinheiro de lado. E a melhor maneira de fazer isso é através de um fundo de emergência. O fundo de emergência é exactamente isso, ele serve exclusivamente para situações de emergência.

Com esse fundo você pode cobrir todos os custos que advém de uma determinada emergência, imagine que você perca o emprego por alguma motivo qualquer. Com um fundo de emergência que cubra alguns meses enquanto procura uma nova fonte de rendimento você conseguirá viver.

#8 Se Perdermos o Emprego, Temos Uma Segurança

É aí onde vem o fundo de emergência, porque se você tem dinheiro poupado pode cobrir os custos enquanto procura um novo emprego.  E isso ajuda para aliviar a preocupação associada ao facto de não ter dinheiro para pagar as contas.

#9 Permite-nos Realizar Objectivos

Quando poupamos para certos objectivos na vida temos a certeza de que eles se irão concretizar. Por exemplo, você pode poupar para prosseguir com os seus estudos, pode poupar para poder se casar, pode poupar para fazer a viagem dos seus sonhos, pode poupar para construir ou comprar uma casa.

Seja qual for o objectivo que tiver, ao poupar dinheiro você garante a realização desses mesmos objectivos porque tem como os financiar. Afinal de contas todos sabemos que sonhos custam dinheiro.

Muita gente não poupa porque não tem nenhum objectivo na vida, quando se tem objectivos concretos criamos a disciplina da poupança para poder financiar esses mesmos objectivos.

#10 Permite-no Comprar Com o Nosso Próprio Dinheiro

Benefícios de Poupar dinheiro

Não existe melhor coisa na vida do que poder comprar o que quiser com o seu próprio dinheiro. O facto de não ter que recorrer às dívidas quando quiser comprar algum bem é algo precioso. Muita gente está numa posição financeira em que não pode custear certas coisas com o seu próprio dinheiro porque não tem.

A razão pela qual as pessoas recorrem às dívidas é por falta de dinheiro, quando você não poupa dinheiro, então não tem dinheiro para gastar. Assim é obrigado a recorrer ao dinheiro dos outros para poder comprar algo. Consequentemente acaba por pagar caro porque o dinheiro emprestado custa muito caro com juros.

Conclusão

Como vimos neste artigo existem vários benefícios de poupar dinheiro, e espero que ele sirva de inspiração para você começar a poupar se é que ainda não começou. Creio que esta lista nem chega a ser exaustiva, mas serve para lhe inspirar para que você comece a poupar dinheiro o mais cedo possível.

É possível viver tranquilamente sem ter que se preocupar com o dinheiro, mas para tal precisamos de desenvolver a disciplina e o hábito de poupar. E você pode fazer isso, na verdade qualquer um pode começar a poupar ainda hoje.

Partilhe connosco sobre o que acha deste artigo. Qual é o benefício de poupar dinheiro que mais lhe motiva a começar a poupar.

 

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.