Bolsa de Valores

Como Investir na Bolsa de Valores

Investir na bolsa de valores é uma das melhores formas de ganhar dinheiro de uma forma passiva. A bolsa de valores é um dos segmentos do mercado financeiro que opera dentro do mercado secundário.

Mas para tal é importante conhecer os mecanismos de funcionamento da bolsa de modo a tomar decisões acertadas.

Quando se fala de bolsa de valores muitos têm opiniões diversas sobre o assunto, isso sem mesmo falar da possibilidade de investir nela. É até difícil falar em investir na bolsa se a pessoa não tem a cultura de investir dinheiro.

Por essa razão decidi escrever este artigo para que sirva de guião para todo aquele que tenha interesse em investir o seu dinheiro na bolsa. Só que para tal é importante conhecer todos os aspectos sobre a bolsa de valores.

Antes de mais, comecemos em primeiro lugar por definir o que é a bolsa de valores.

O Que é a Bolsa de Valores

A bolsa de valores é um mercado onde se transaccionam títulos emitidos ou criados pelo Estado ou empresas. Em Moçambique a bolsa foi estabelecida em 1999 com o objectivo de organizar, gerir, e manter um mercado central de títulos ou valores mobiliários. Cabendo a ela manter os meios apropriados para o normal funcionamento de um mercado organizado.

Tipos de Investimentos na Bolsa de Valores

Na bolsa de valores você pode investir na compra de títulos como acções, obrigações, e papel comercial.

Vantagens de Investir na Bolsa de Valores

O investimento na bolsa permite aos investidores diversificar a aplicação da poupança e obter maior rentabilidade de investimento no mercado regulamentado, seguro, e transparente.

Outras vantagens incluem os benefícios fiscais, mais valias, e valorização através do investimento em títulos cotados na bolsa.

  • Diversificar a aplicação de poupança;
  • Maior rentabilidade do investimento;
  • Maior segurança das operações; Maior transparência nas transacções;
  • Maior facilidade de compra e venda;
  • Maior universo de clientes;
  • Negociação num mercado regulamentado;
  • Benefício fiscal para as ações;
  • Isenção de imposto de selo;
  • Utilização dos títulos com a garantia junto dos bancos comerciais.

Como Investir na Bolsa de Valores

A negociação de títulos cotados na bolsa de valores de Moçambique é realizado todos os dias úteis das 8:00 as 12:00 horas. Os títulos cotados em bolsa são negociados através de ordens de compra, ou venda dadas pelos investidores aos intermediários financeiros, mediante o preenchimento do formulário de compra ou venda.

As ordens de bolsa são introduzidas pelos operadores de bolsa no sistema de negociação da bolsa de valores. Existem dois sistemas para a negociação na bolsa de valores de  Moçambique:

O sistema de negociação por chamada, destinado a transação de todos os títulos cotados em bolsa. E o sistema de negociação por registo, destinado a transações previamente acordadas de grandes lotes de títulos de dívida, obrigações, e papel comercial.

Quem Pode Investir na Bolsa de Valores

O investimento em bolsa é feito através da compra de títulos admitidos à cotação. Este processo ocorre através de ordens de compra dados pelos investidores juntos das instituições financeiras ou directamente aos operadores de bolsa autorizados mediante a abertura de uma conta títulos e o preenchimento de um impresso de compra e venda.

O investimento pode ser feito pelo Estado, empresas, pessoas singulares, e pessoas colectivas.

Conclusão

É claro que este artigo não é exaustivo e não pretendo de forma alguma esgotar este assunto num único artigo. O que partilho aqui é resultado da minha pesquisa, e tendo como principal fonte a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).

Por isso, sugiro a quem quiser aprofundar mais sobre o assunto a visitar o site da BVM, e lá encontrará um manancial de informação sobre o assunto.

 

Fonte: Bolsa de Valores de Moçambique

Deixar uma resposta