cheques

Como Usar o Cheque Como Um Meio de Movimentação de Conta

O uso do cheque para fazer e receber pagamentos de valores monetários é uma prática antiga, só que por vezes muitos não sabem que existem vários tipos de cheque e sobre como eles devem ser usados. Essa falta de entendimento sobre como usar os cheques pode gerar muita confusão e mal-entendidos.

Para minimizar essa questão e de modo a que todos tenhamos um conhecimento mais profundo sobre como é que estes funcionam, escrevemos este artigo para si. Saiba mais sobre o que é o cheque, os diferentes tipos, e como e quando é que cada um deles deve se usar.

O Que é o Cheque

É o meio de pagamento que permite ao titular (emitente), movimentar fundos disponíveis nas suas contas, bem como fazer pagamentos á determinadas entidades (beneficiários).

Para garantir com que o cheque sirva para fazer pagamentos ou levantamentos, tem que haver valor suficiente na conta do titular. Geralmente o livro de cheques costuma a ter 20 a 30 cheques, para tê-lo, é necessário que tenha uma conta no banco, no qual pretende usar o cheque.

Tipos de Cheques

Cheque Avulso 

Cheque único facultado pelo banco para pagamentos junto ao balcão no momento. Serve para clientes que não possuam cheques normais, podendo solicitar este tipo de cheque no balcão.

Cheque ao Portador

Cheque que não apresenta um nome no campo do beneficiário. Qualquer pessoa que estiver na posse do cheque pode proceder com o levantamento.

Cheque Nominal

Cheque que apresenta o nome do beneficiário no respectivo campo, isto significa que só a pessoa indicada poderá proceder o levantamento.

Cheque Cruzado

Cheque que apresenta dois traços no canto superior esquerdo, indicando que o mesmo só pode ser   depositado. Assim, não é possível o levantamento do dinheiro em nenhum balcão.

Cheque Visado 

Cheque em que o banco do titular (emitente), garante o pagamento do mesmo, colocando um cativo do valor na conta do titular. Suponhamos que a senhora Maria queira garantir ao seu fornecedor que irá pagar-lhe os 1000.00mt que está lhe devendo, por sua vez o banco irá cativar o valor, ou seja, não deixará disponível os 1000.00mt pois são destinados para o pagamento do seu fornecedor. Porém o banco só o faz mediante a certeza de que a conta tem provisão suficiente.

Cuidados a Ter Com o Cheque

Guardar num lugar seguro, apenas acessível ao titular;

A assinatura deve estar devidamente escrita, caso não, o cheque não será validado;

Preencher devidamente os espaços em branco;

Preencher o valor por extenso, isso irá evitar a viciação do cheque caso o portador acrescente um dígito no valor numerário

Não deixe os cheques assinados, para não dar liberdade a qualquer pessoa de preencher outros dados, podendo desse modo, aceder o seu valor;

Não borrar.

No caso de roubo ou perda, informe de imediato o seu banco.

Vantagens e Desvantagens no Uso de Cheques

Diferente de outros meios de movimentação bancária que envolvem alguns custos, os cheques não têm taxas administrativas, na medida que vai fazendo uso do mesmo. Excepto o valor pago no acto da sua emissão.

Um cheque tem um tempo de liquidação, passado o prazo ele deixa de ser válido. 

Há um risco de a assinatura ser falsificada e a pessoa que o fizer, aceder os fundos do utente. Outro maior risco está no cheque “o portador”; não convém que este tipo de cheque.

Observações

No caso do titular fizer pagamentos ou depositar um cheque sem cobertura (fundo), o nome do titular é enviado para o Banco Central, onde constará na lista negra, o que significa que o utente fica desacreditado. Caso a situação se repita, poderá ser impossibilitado de ser usuário de cheques por um período.

Débito Directo

É um meio de pagamento que permite ao banco fazer um débito diretamente na conta do titular, para pagamentos periódicos que este (titular), instruiu ao banco de efectuar.

O cliente bancário pode por exemplo, autorizar o banco para efectuar pagamentos de contas de água, luz, factura do telefone, ou pode também associar este serviço a poupança. Isto é; caso queira poupar dinheiro regularmente, pode autorizar o banco através do débito directo, em cada final do mês quando em sua conta entra o seu salário ou a sua renda mensal, transferir um determinado valor para uma conta de poupança.

Fonte: Banco de Moçambique

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do Share Your Ideas Online . É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.