conta bancária

Conta Bancária: O Que é e Porquê Ter Uma

Ter uma conta bancária é importante para todos nós porque permite que possa ter o seu dinheiro em um lugar seguro e desse modo evitar os efeitos negativos de todo o tipo de incidentes que possam ocorrer. Mas é importante saber o que é um conta bancária, qual é a sua importância, e quais são os mecanismos necessários para a obtenção de uma.

Depositar o dinheiro no banco evita que os cidadãos se exponham a vários riscos que resultam na perda total ou parcial do dinheiro, tais como ocorrência de incêndios, inundações, roubos, entre outros.

O Que é Uma Conta Bancária

É uma conta aberta num determinado banco, onde o indivíduo deposita o seu dinheiro e pode realizar também outras acções como levantamento, transferências, pedido de empréstimos, etc. A abertura de uma conta bancária é o primeiro passo para o início de uma relação entre um cliente e um banco.

Vantagens da Abertura de Uma Conta Bancária

  • Dá-nos a possibilidade de guardar o dinheiro em segurança;
  • Dá-nos a possibilidade de usufruir de produtos e serviços financeiros com créditos, empréstimos, financiamentos.
  • Dá-nos a possibilidade de fazer pagamentos da conta de água, de luz, de telefone, comprar recargas, pagar serviços, pagar produtos, e muito mais.

Documentos e Requisitos Para Abertura de Uma Conta Bancária

  • Ficha de abertura de conta do bancária
  • Documento de identificação (recibo de BI, Cédula pessoal, passaporte, cédula militar, documento de identificação para refugiados)
  • NUIT;
  • Comprovação de Residência;
  • O valor para abertura de conta;
  • Idade Mínima para abertura de conta individual é de 21 anos
  • A abertura de conta para menores tem que ser autorizada pelos pais e é feita na conta para menores.

No acto da abertura de conta o banco concede ao cliente um cartão de débito ou um cheque. O cartão vem acompanhado de uma senha secreta denominada PIN, que não deve ser partilhada com ninguém.

A conta bancária tem os seus custos que são os custos de manutenção da conta, o custo das transações, o custo da emissão do cartão e do cheque.

Cuidados Que o Cliente Deve Ter ao Abrir Uma Conta

Exigir que o banco forneça um documento por escrito informando:

  • O valor mínimo para a abertura de uma conta;
  • Os custos para a abertura e manutenção de uma conta;
  • Os meios para movimentar o dinheiro e os seus custos;
  • O procedimento e os custos para encerrar a conta.

A seguir tem algumas palavras e expressões que fazem parte do vocabulário bancário que você precisa conhecer.

Movimentação de Conta

Consiste no acto de depósito ou levantamento de determinada quantia de dinheiro da conta dinheiro pelo seu titular/dono, que pode ser uma, duas, ou mais pessoas.

Resultam também na movimentação de contas as transferências interbancárias, os paga0mentos de serviços (água, luz, propinas, etc), e compras de serviços (recargas, credelec, etc).

Pessoa Singular

É o indivíduo (particular) sujeito a direitos e obrigações, resultantes da abertura de uma conta bancária.

Pessoas Colectivas

São organizações constituídas por uma colectividade de pessoas com a realização de interesses comuns ou colectivos. São geralmente empresas, fundações, associações, etc.

Comissões Bancárias

São valores cobrados pelos bancos pela prestação de serviços para os seus clientes (consulta de saldos, transferências interbancárias, etc).

Agora que você já sabe o que é uma conta bancária e qual é a sua importância será que já tem a sua? E se não quando é que vai abrir. Deixe a sua opinião no espaço reservado aos comentários.