10 Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Há muitos erros que empreendedores cometem com o dinheiro, principalmente quando estão a começar. Será que você sabe quais são?

Muitos empreendedores cometem erros com o dinheiro sem se aperceberem que estão a cometer tais erros. Afinal de contas é por isso que são erros.

Neste artigo eu irei falar sobre os principais erros que empreendedores cometem com o dinheiro. Leia para saber mais e também fazer os ajustes necessários onde for preciso.

#1 Viver de Aparências

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Muitos empreendedores cometem o erro de viver de aparências simplesmente por querer impressionar as pessoas. O facto de serem empreendedores confere-lhes a ideia de que a melhor coisa a fazer é criar um certo tipo de aparência de sucesso mesmo não tendo capacidade para tal.

Muitos empreendedores são culpados desse erro e acabam colocando uma pressão muito grande nas sobre si por querer ostentar algo que não tem ou são. A vida do empreendedor é muito difícil no início e leva muito tempo para alcançar os resultados desejados, por isso é preciso ter muita paciência.

Querer aparentar ter sucesso que não tem é algo que acaba por custar caro ao empreendedor porque ele vive sobre uma pressão de ter que apresentar uma mentira. Muitos empreendedores vivem vidas de mentira, e isso acaba lhes custando caro financeiramente.

#2 Não Tirar o Seu Salário

Este é um aspecto que destrói muitos negócios, muitos começam um empreendimento e quando o dinheiro começa a entrar pensam que o dinheiro é deles. Empreendedores têm a dificuldade de separar o negócio de si, eles pensam que o dinheiro do negócio lhes pertence.

Ou por outra, depois de pagar todas as despesas do negócio incluindo o salário dos seus colaboradores levam tudo o que sobrou e metem no seu bolso. Posso lhe garantir que muitos empreendedores não são capazes de lhe dizer qual é o seu salário.

Eles pensam que todo o dinheiro que entra na empresa deve ir para o seu bolso. Não é por acaso que muitos deles não crescem como empreendedores, e acabam prejudicando os seus negócios.

#3 Confundir Receita Com Lucro

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Existe uma grande diferença entre a receita e o lucro do negócio. Porém, muitos não conhecem essa diferença, pensam que todo o dinheiro que entra na empresa é deles. É importante conhecer essa diferença de modo a que saiba determinar se o negócio está a ser lucrativo ou não.

O lucro resulta da subtração da receita pelos gastos da empresa. Em termos práticos quer dizer que se a empresa teve uma receita de 10 000,00 Mt e gastos de 8 000.00 Mt, então o lucro da empresa é de 2 000.00 Mt.

Muitos olham para as receitas e pensam que as coisas estão a andar bem quando por vezes não estão. Principalmente se os gastos foram maiores que a receita da empresa. Muitos negócios fecham por falhar nessa área, e quando pergunta porquê o negócio faliu os empreendedores não são capazes de lhe dizer.

#4 Não Reinvestir no Negócio

Para que um negócio seja rentável e sustentável ao longo prazo é importante reinvestir nele de forma contínua. Mas quando o empreendedor consome todo o dinheiro que entra na empresa, não tem como fazer isso.

Para que um negócio sobreviva e possa crescer é necessário que haja um investimento financeiro contínuo na empresa. É fundamental reinvestir os lucros da empresa em áreas chave que determinam o crescimento da empresa.

Áreas como marketing, expansão, aquisição de novos produtos e mais, precisam estar em contínuo desenvolvimento, e para tal é necessário que haja um investimento financeiro.

#5 Gastar Dinheiro Em Coisas Desnecessárias

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Veja o seguinte cenário, a empresa está a fazer dinheiro e o empreendedor pega no dinheiro da empresas e começa a comprar carros, fazer viagens desnecessárias, e a comprar ítens que não acrescentam nenhum valor financeiro à sua vida.

Infelizmente esse é o comportamento típico de muitos empreendedores, pensam que dinheiro é para se gastar em coisas sem nenhum valor a acrescentar, apenas uma imagem aparente da realidade.

#6 Querer Enriquecer a Todo o Custo

Hum, não vejo nada de errado em querer enriquecer. Só que muitos pensam que através do empreendedorismo poderão enriquecer rápido e a qualquer custo. Isso acaba custando caro ao empreendedor porque começa a tomar decisões que poderão afectar negativamente a sua vida.

Quando a pessoa está a busca do enriquecimento a todo o custo acaba por quebrar certas regras e comete muitos erros financeiros. As pessoas se esquecem que a riqueza resulta de certas acções, certas decisões e escolhas que é necessário tomar para chegar lá.

A riqueza também não se alcança de forma rápida, é importante se distanciar da ideia de a alcançar rapidamente e sem nenhum ou pouco esforço. Se pensa que o empreendedorismo irá lhe propiciar com essa possibilidade a curto prazo, então está vivendo uma mentira.

#7 Querer Impressionar as Pessoas

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Viver para impressionar pessoas que não gosta com dinheiro que não tem. Como empreendedor é importante começar a viver a sua vida sem ter em conta a opinião dos outros. Pare de tomar decisões que apenas tem em vista causar uma certa impressão em certa pessoas.

Muito empreendedor faz isso porque quer mostrar um sucesso aparente às pessoas, e ainda que tenha alcançado o sucesso não há necessidade de ter que impressionar as pessoas. Essa é uma realidade que empreendedores tem que aprender a viver com ela.

#8 Viver Acima de Seus Limites

Um dos fundamentos de finanças pessoais e da independência financeira é o de aprender a viver dentro dos seus limites. É necessário conhecer os seus limites financeiros e não ultrapassá-los, ter disciplina financeira é chave para tal.

Para que isso aconteça é importante ter hábitos financeiros que o ajudem a criar esse equilíbrio. É importante saber o que é que você pode ter e o que é que não pode de acordo com a sua capacidade financeira.

A sua pujança financeira é que determina o estilo de vida que você pode suportar, não vale a pena ter um estilo de vida que não tem a capacidade de sustentar. É por isso que é necessário impor certos limites de gastos financeiros sobre si. Para que isso aconteça é necessário criar disciplina nos seus gastos.

Uma das formas de fazer isso é aprender a diferenciar o que o importante do prioritário. Nem tudo que é importante para si é prioritário. Embora queira ter as coisas que são importantes para si não significa que deva ter em detrimento daquilo que é prioritário.

Coisas prioritárias são aquelas necessárias para a nossa sobrevivência diária, e o investimento do dinheiro deve ir para essas coisas. Mas é fundamental saber definir isso e separar daquilo que é apenas importante. Essa separação vai lhe ajudar a distinguir os dois e a colocar prioridades financeiras naquilo que é absolutamente essencial para si.

#9 Viver de Mão Para a Boca

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Muito empreendedor vive de mão para a boca, o que quer dizer que não tem nenhum plano financeiro. Todo o dinheiro que entra apenas está de passagem, e vai directamente para o seu consumo.

Esse tipo de comportamento é típico de pessoas que não têm nenhuma visão financeira e nenhum plano financeiro para a sua vida. Ao fazer isso o empreendedor estará a comprometer o seu destino financeiro. Porque não importa quanto dinheiro fizer, todo ele irá para o seu consumo.

#10 Não Criar Reservas

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Muitos empreendedores não têm nenhuma reserva futura, criaram o hábito de gastar tudo o que tem e não têm nenhuma poupança. Esse é um dos maiores erros que alguém pode cometer, poupar dinheiro para o futuro é uma das bases para alcançar independência financeira.

Sem reservas futuras é difícil planear para os tempos de dificuldades quando eles surgirem. Criar uma poupança permite com que esteja preparado para os momentos de incerteza. Existem momentos em que acontecem situações de emergência e é importante estar preparado para tal. E a melhor forma de se preparar para tal é colocando dinheiro de lado.

Tendo em conta que a vida do empreendedor é de muita incerteza é importante que se prepare para enfrentar as incertezas que ocorrem no seu dia a dia. Caso contrário poderá se encontrar numa situação muito complicada no futuro.

Leia Também:

10 Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro
16 Erros Avassaladores Que os Casais Cometem Com o Dinheiro
14 Erros Devastadores Que os Crentes Cometem Com o Dinheiro
21 Erros Que os Homens Cometem Com o Dinheiro
8 Erros Que os Pais Cometem Com o Dinheiro
15 Erros Fatais Que as Mulheres Cometem Com o Dinheiro

Conclusão

Neste artigo abordei aquilo que são os erros que empreendedores cometem com o dinheiro. Espero que sirva de espelho para que comece a tomar decisões qualitativas com relação ao dinheiro. Faça o uso deste artigo para se espelhar e fazer os ajustes necessários na sua vida.

Certamente que ao colocar em prática e corrigir alguns dos erros que estiver a cometer com o dinheiro estará no caminho certo para alcançar a independência financeira.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.

Deixar uma resposta