10 Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro

Existem vários erros fatais que os jovens cometem com o dinheiro. Será que você sabe quais são os erros que você está cometendo com o dinheiro?

A fase da juventude é uma que é repleta de muitas experiências, escolhas e decisões. Nesse processo, por vezes cometem-se muitos erros. E um dos erros fatais que os jovens cometem está relacionado com o dinheiro.

Neste artigo passo em revista os Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro. Leia para saber mais.

Leia também:

#1 Gastar Tudo o Que Tem

Muitos jovens gastam todo o dinheiro que recebem dos pais ou que recebem do trabalho que fazem sem pensar no futuro. Uma das características dos jovens é que eles apenas pensam e vivem para o presente.

Todo o dinheiro que passa pelas suas mãos é apenas para gastar em festas, roupas, comidas, e coisas do gênero.

Essa uma forma errada de lidar com o dinheiro porque existe o futuro. Os jovens tem que aprender a viver para o futuro, e usar o seu dinheiro com sabedoria.

#2 Fazer Empréstimo Para Casamento

Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro

Um dos maiores sonhos dos jovens é o de um dia se casar com a mulher ou homem dos seus sonhos ou que amam. Sabe-se que a cerimónia de casamento normalmente custa dinheiro, e dependendo do tipo de cerimónia, os custos podem subir.

Não tendo o valor necessário para custear as despesas da cerimónia do casamento, muitos jovens optam por fazer empréstimos para se casar.

Isso cria problemas porque os dois começam a vida de casados endividados e pode criar problemas no casamento.

Muitos dos problemas que surgem entre casais está relacionado com o dinheiro, por isso, é importante evitar criar situações que só vão piorar a relação.

Evite fazer empréstimos para se casar.

Evite fazer empréstimos para se casar. Click To Tweet

#3 Não Ter Reservas Para o Futuro

Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro

Uma vez que a mentalidade do jovem é imediatista, isto é, ele apenas pensa no presente, a ideia de criar reservas para o futuro não é algo importante para ele. Esse é um dos grandes erros que você como jovem está cometendo se é que faz isso.

Resolva esse problema começando por criar reservas para si. Poupe no mínimo 10% do seu dinheiro sempre que entrar dinheiro no seu bolso.

A melhor altura para começar a poupar dinheiro é na sua juventude, porque à medida que os anos passam terá uma grande soma nas suas reservas financeiras.

#4 Não Aprender Sobre Dinheiro

Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro

Muitos apenas se lembram de aprender sobre o dinheiro quando estão em problemas financeiros. E isso geralmente acontece na fase adulta.

O maior inimigo do Homem é a ignorância. Aquilo que você não sabe você não pode controlar. Click To Tweet

A melhor altura para aprender sobre dinheiro e estudar finanças pessoais é na juventude.

Por isso , é importante não desperdiçar a sua juventude sem saber como o dinheiro funciona. O maior inimigo do Homem é a ignorância. Aquilo que você não sabe você não pode controlar.

#5 Não Ganhar Dinheiro Ainda Jovem

Muitos jovens deixam o tempo passar e se acham muito jovens para começar a ganhar algum dinheiro.  Esse é um grande erro, pois quanto mais cedo você começar a ganhar dinheiro melhor é para si.

Quando você começa a ganhar dinheiro ainda jovem tem a possibilidade de experimentar o mais cedo, e aprender dos seus erros o mais cedo possível. Para além do facto de que quanto mais cedo começar a criar riqueza melhor é para si.

#6 Confiar nos Pais Por Muito Tempo

Muitos não fazem nada porque os seus pais ainda estão vivos e acham que eles cuidarão deles para sempre.

Ainda que os seus pais estejam vivos e dispostos a custear as suas despesas, é muito importante tornar-se financeiramente independente dos pais o mais cedo possível.

Este é um erro que vejo muitos jovens cometendo, principalmente os que têm pais com posses.

#7 Pensar Que o Governo Irá Cuidar  Deles

Não existe nada mais medíocre do que começar a pensar na aposentadoria ainda na sua juventude. Isso se considerarmos o conceito de aposentadoria como algo que se alcança na velhice.

Uma das mentalidades que o jovem deve adoptar é de que ele é responsável pelo sua vida e pelo seu destino financeiro.

Viver com a mentalidade de que o Governo deve custear as suas despesas e que deve cuidar de si é é uma tolice.

O dinheiro é uma recompensa pela resolução de problemas. Click To Tweet

Esse tipo de mentalidade é o que faz com que muitos jovens desempregados fiquem frustrados como governo quando as suas expectativas não são realizadas.

O facto é que ninguém é responsável pelo seu destino financeiro a não ser você. Você é que é o capitão do seu navio, portanto, aprenda a navegar e leve o navio para onde desejar ir.

Mas o que não deve fazer é passar a vida reclamando na expectativa de que o governo vai cuidar de si. Cuide de si mesmo e ponto final.

#8 Não Aprender Uma Habilidade Ainda Cedo

O dinheiro é resultado do valor que você tem para a acrescentar às pessoas. E o valor que você acrescenta é sempre em função daquilo que você sabe fazer, das suas habilidades, daquilo que você tem para oferecer.

Se não tiver nada para oferecer não tem nada para transacionar e consequentemente, não tem como ser recompensado.

O dinheiro é uma recompensa pela resolução de problemas.

Quanto mais problemas você resolver e a qualidade das soluções que você oferecer, aumenta a sua probabilidade de ganhar dinheiro. Sem isso, torna-se muito difícil ter dinheiro.

Daí que é fundamental aprender novas habilidades o mais cedo possível. Principalmente aquelas habilidades que o mercado precisa e está a procura.

A independência financeira é proporcional à sua capacidade de resolução de problemas. Click To Tweet

Se você tiver grandes habilidades para solucionar um problema específico, as suas possibilidades de ter uma renda aumentam. Se não tiver nada para oferecer ao mercado, então torna-se muito difícil poder alcançar independência financeira.

A independência financeira é proporcional à sua capacidade de resolução de problemas.

#9 Gastar Dinheiro Para Curtir a Vida

Erros Fatais Que os Jovens Cometem Com o Dinheiro

Curtir a vida é o que a maioria dos jovens gosta de fazer. Esse é um comportamento típico nessa fase. Isso porque tudo quanto o jovem quer fazer é explorar e tirar o maior proveito da vida possível.

Pelo menos essa é que é a ideia.

Só que nesse processo eles acabam por gastar grande parte do pouco dinheiro que tem a curtir a vida. Infelizmente, uns nunca chegam a crescer e acabam por carregar consigo esse tipo de comportamento até a fase adulta.

Viver dessa maneira acaba trazendo consequências financeira drásticas na vida do jovem, e até mesmo criar um futuro de pobreza.

#10 Gastar Dinheiro Em Coisas Inúteis

Vezes sem conta os jovens gastam grande parte do seu dinheiro em coisas desnecessárias e que não acrescentam nenhum valor.

É típico nessa fase da vida os jovens não prezarem por boas escolhas e boas decisões, daí que a série de más decisões se alastre também para a maneira de usar dinheiro.

Só que por vezes quando o jovem não aprende a melhor fazer uso do seu dinheiro ainda cedo, por vezes esse ciclo vicioso continua até na idade adulta.

É importante começar a valorizar cada momento e cada centavo que passa pela sua mão e não gaste o dinheiro à toa.

Conclusão

A fase da juventude é uma fase de decisões, escolhas, e de aprendizado. É nessa fase em que muitos erros se cometem, e isso é normal nesta fase porque é um período de experimentação. Só que é importante crescer, e aprender a tomar decisões acertadas nesta fase.

As decisões financeiras que tomar nesta fase terão um impacto para o resto da sua vida. Por isso aprenda desses erros, e evite cometer erros que você sabe que pode evitar.

Aprenda sobre o dinheiro agora, porque esse é o momento ideal para aprender tudo o que puder sobre finanças pessoais.

Espero que através desta lista de erros  fatais que os jovens cometem com o dinheiro você possa tirar algumas ilações, e fazer os ajustes que forem necessários nas suas finanças.

Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas ideias.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.

Deixar uma resposta