22 Razões Porque Detesto a Pobreza e Porquê Você Também Deve

A pobreza é uma das maiores injustiças que assolam a humanidade. Ainda não encontrei algo pior que a pobreza, é por isso que a detesto.

A pobreza é mais do que a ausência de dinheiro e dos recursos que você precisa para alcançar algo. Definir a pobreza como algo que está relacionado com bens materiais é uma forma miópica de definir um problema tão complexo como este.

A pobreza é uma condição humana que não tem nada a ver com a falta de dinheiro. A falta de dinheiro é apenas um dos sintomas da pobreza, mas não é necessariamente ser pobre.

Não ter dinheiro é uma situação temporária que pode ser alterada a qualquer momento. Enquanto que a pobreza é uma condição permanente que precisa de um exercício profundo para poder erradicá-la.

Infelizmente muitos têm a noção errada de que a pobreza é algo que se limita à falta de dinheiro. E que a única forma de resolver o problema da pobreza é dando dinheiro. Se fosse assim, África já teria saído da pobreza a muito tempo.

Não existe continente que recebe mais ajuda económica do Exterior como o continente Africano. Biliões e biliões de dólares já foram investidos no continente africano ao longo dos anos, mas nada mudou até agora.

Dados estatísticos não faltam que provam que as pessoas que ganham a lotaria normalmente voltam a um estado pior do que aquele em que se encontravam antes de ganharem. Como é que você explica que um milionário instantâneo perca todo o dinheiro.

Isso só vem para provar que o fenómeno da pobreza não tem nada a ver com o dinheiro.

A pobreza é uma condição mental e social que precisa ser tratada como tal. A pobreza é uma doença, e como todas as doenças ela precisa de prescrição.

Eu defino a pobreza como a incapacidade das pessoas de gerar ideias criativas que as possam tornar produtivas.

A pobreza e a improdutividade andam juntas.

#1 A Pobreza é Cruel

Erros que os crentes cometem com o dinheiro

Nunca vi algo mais cruel do que a pobreza. Ela não poupa a ninguém, se você abrir a porta e dar permissão para entrar na sua vida, você irá sentir a sua fúria. É por isso que ela não deve ser tolerada por ninguém.

Eu não quero pobreza perto de mim, e lhe aconselho a fazer o mesmo.

Basta olhar para as imagens das crianças barrigudas na Somália, o contraste social na Índia, a injustiça social nas favelas do Brasil, e até em algumas partes de Moçambique.

Não precisa fazer uma análise profunda para perceber o quão cruel é a pobreza, desde a prostituição infantil, o tráfico de menores, a exploração humana, a opressão dos pobres, e muito mais.

Se for a prestar atenção irá reparar que onde abunda a pobreza é onde há mais mortes por causa da malária, mal-nutrição, cólera, tuberculose, HIV-SIDA, e mais.

Ela é tão cruel que não poupa a ninguém, e se você for vítima dela então está numa posição muito difícil.

A pobreza e a improdutividade andam juntas. Click To Tweet

#2 A  Pobreza Não Dignifica o Homem

pobreza

A pobreza é um mal e deve ser visto como tal, é um algo que estripa o ser humano da sua dignidade. Se existe algo que todo o ser humano deve ter é dignidade, mas quando você é pobre até isso você perde.

Uma vez que quando se é pobre a pessoa está sujeita a praticar todo o tipo de actos indignos só para sobreviver. E isso é que faz com que o ser humano perca essa preciosidade. O facto de sermos humanos já nos confere alguma dignidade, desde que nos comportemos como tal.

Mas quando você é pobre até a sua humanidade você perde, a pessoa é forçada a cometer práticas que não são dignas de um ser racional.

Quando uma mulher é forçada a oferecer o seu corpo para poder colocar comida na mesa, ou quando os pais são forçados a entregar os seus filhos para o trabalho infantil só para poder sobreviver, esses são actos que não dignificam a nenhum Homem.

#3 A Pobreza é Uma Peste

Essa é a melhor forma de classificar a pobreza, ela é uma peste e pertence a uma categoria única. É importante que se trate dela como tal de modo a que possamos usar todos os recursos ao nosso dispor para combatê-la.

Nunca se deve tolerar a pobreza, se você o fizer será em detrimento da sua própria vida e do futuro dos seus filhos.

A melhor coisa que poderá fazer é combatê-la de modo a erradicá-la ou fugir dela. Mas de qualquer forma assegure-se que está distante dela, pois não merece a sua atenção.

#4 O Pobre é Desprezado

pobreza

Quando você é pobre é desprezado, ainda que seja o menino mais inteligente da turma. Ninguém aprecia a pobreza, não importa o quão lindo você é, se for pobre automaticamente é relegado a uma categoria inferior.

A sociedade no geral despreza os pobres, e essa é uma realidade difícil de aceitar mas é a verdade.  Muitas vezes as pessoas até nem querem se associar com o pobre pelo simples facto de ser pobre.

Por alguma razão quando alguém é pobre automaticamente lhe é conferido o grau de um ser inferior aos outros. É claro que isso não é verdade, mas pelo simples facto da pessoa ser vítima da pobreza acaba se tornando desprezível.

Nenhum ser humano merece se desprezado por outro ser humano e ninguém gosta de ser tratado dessa maneira. Mas infelizmente quando se é pobre você fica sujeito a esse tipo de barbaridades.

Para ver até que ponto o pobre é desprezado, a Bíblia relata a história de um homem idoso que libertou a sua terra de um conflito armado pela sua sabedoria. Só que para a sua tristeza esse homem não chegou a ser celebrado, as pessoas nem se quer se lembraram dele apesar da sua sabedoria.

O homem na sua sabedoria acabou caindo no esquecimento, e nem sequer foi parar nos anais históricos daquela cidade. Isso para dizer que até a sabedoria do pobre é desprezada.

Ser pobre e ser sábio já é uma anomalia por si só. A sabedoria não é conveniente ao pobre, porque se é sábio em primeiro lugar deve usar da mesma para se livrar da pobreza.

#5 O Pobre Não é Respeitado

Ninguém respeita o pobre, ainda que seja o seu irmão mais velho. Já percebeu que em certas famílias quando se reúnem, a palavra que é mais valorizada é de quem tem dinheiro. Ainda que seja o mais novo da família, automaticamente essa pessoa tem direito a palavra.

Nós sabemos que na cultura africana os mais novos não tem direito a palavra, eles têm que deixar os mais velhos falarem.

Mas ainda que a pessoa seja idiota, pelo simples facto de ter dinheiro isso lhe confere o direito à palavra.

#6 A Pobreza é Desumana

pobreza

Quando você começa a analisar os comportamentos a que muitos são sujeitos a praticar por serem pobres, é quando você percebe o quão desumana é essa condição.

Quando se valoriza mais aos animais do que a pessoas pelo simples facto de serem pobres, é quando você percebe até que ponto a pobreza é nociva. Ela não se deve tolerar e nem mesmo acarinhada.

É necessário combatê-la com todas as armas que tivermos ao nosso dispor.

#7 A Pobreza é Uma Forma de Injustiça Social

A maior injustiça social existente na humanidade é a própria pobreza. As desigualdades sociais que muitas vezes acabam em conflitos é precipitada pela pobreza. Enquanto existir essa desigualdade em que uns têm tanto e os outros não têm nada, a injustiça social continuará a permear as nossas sociedades.

Combater a pobreza é uma das formas de combater a maior injustiça social de todos os tempos.

#8 A Pobreza Cria Dependência

pobreza

Quando você é pobre você se torna dependente. Não existe algo pior que a dependência, isso não lhe confere liberdade nenhuma. Você é obrigado a fazer aquilo que as pessoas de quem você depende lhe mandam fazer.

Olhe só para o nível de dependência dos países pobres com relação aos países desenvolvidos. Muitos desses países alcançaram a independência das suas antigas colónias mas continuam dependente delas praticamente para tudo.

Esses povos se tornaram meros parasitas que dependem das suas antigas colónias para sobreviver.  Até a independência que dizem ter não lhes confere nada, porque até o poder de negociação esses países não tem.

Você nunca deve ir à mesa de negociações de barriga vazia, mas infelizmente é o que acontece com a maioria dos países pobres. Especialmente oriundos da África subsariana.

Mesmo dizendo de boca cheia que são independentes, esses países de independência não têm nada enquanto ainda dependerem dos seus antigos opressores.

#9 A Pobreza é Um Insulto à Dignidade Humana

pobreza

Como seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, isso automaticamente nos confere alguma dignidade. A dignidade de sermos criaturas e até filhos do Deus altíssimo.

Mas quando se é pobre, até essa dignidade lhe é estripada. Essa é uma das maiores formas de insulto àquilo que nós como ser humanos representamos. O ser humano representa o melhor que Deus deixou neste planeta, seres criados à sua imagem e semelhança. E isso é o que nos confere dignidade.

Devido a tudo aquilo que a pobreza representa, quando o Homem é assolado por esse mal é como cuspir na face de quem o criou. Esse é o maior dos insultos àquilo que nós representamos como Homens.

#10 Se Você é Pobre Até Casar é Difícil

pobreza

Não existir nada pior do que querer se casar com a mulher dos seus sonhos e que você ama, e não puder porque é pobre. A pobreza traz consigo vários limites, e um dos quais é que você se torna desprezível até para as mulheres.

Você é obrigado a aceitar a mediocridade ou até a viver infeliz porque não tem os recursos necessários para se casar e puder sustentar a sua família.

O facto é que ninguém merece ser pobre e não desejo isso a ninguém. A pobreza é pior que uma prisão, porque até o preso tem o direito de ter tratado como tal. Mas o pobre até a sua querida lhe despreza.

Ai, que desgraça.

#11 A Pobreza Cria Limites

Quando você é pobre você está limitado naquilo que pode fazer, pode comprar, os lugares que pode ir, onde viver, o que comer, onde estudar, o que vestir, com quem se casa, e até onde é tratado quando tiver problemas de saúde.

Ainda que você tenha grandes sonhos, mas se é pobre você não vai longe. Todos os seus desejos acabam se tornando em pesadelos.

#12 O Futuro do Pobre Está Comprometido

pobreza

O futuro representa esperança, ele representa possibilidade, ele representa aquilo que é de bom que todos gostaríamos de ter. Mas ao pobre esse futuro está comprometido, ele não tem o privilégio de pensar no futuro. Porque muitas vezes o seu futuro é o próximo alimento.

O futuro do pobre está limitado a pensar no próximo prato de comida. O seu futuro não é assim tão lindo e tão promissor como o seu e o meu.

Isso por si já é suficiente para você se distanciar da pobreza. Preste atenção nas decisões financeiras que você está tomando.

#13 Para o Pobre Até Sonhar é Difícil

pobreza

Como é que você consegue sonhar de barriga vazia. A maior preocupação do pobre é encontrar algo para se alimentar. Essa é principal barreira do pobre. Sonhar é um privilégio para o pobre, e ele não tem o privilégio de ter acesso a tal privilégio.

O tempo que ele devia investir a criar os seus sonhos usa para procurar formas de se alimentar para que ele não durma sem comer. E até em alguns casos o pobre é forçado a dormir sem se alimentar devidamente.

#14 O Pobre é Humilhado

Ninguém gosta de ser humilhado e a humilhação é o nível mais baixo de desprezo que alguém pode sofrer. Contudo, ser humilhado é o prato de cada dia do pobre.

O pobre é humilhado por todos, pelo rico e até mesmo pelas crianças. Infelizmente a sociedade ainda não é capaz de estabelecer a diferença entre o pobre e a pobreza. Em vez de desprezar a pobreza, a sociedade despreza o pobre.

Ser pobre por si só é a maior forma de humilhação.

#15 A Pobreza Cria Baixa Auto-Estima

pobreza

Quando a pessoa está habituada a ser desprezada e humilhada, isso cria problemas de auto-estima na pessoa. E isso deve-se ao facto de a pessoa se ter tornado desprezível aos olhos da sociedade por causa da sua condição social.

para o pobre a superstição é a sua religião. Click To Tweet

#16 A Pobreza é Contagiosa

Se você vive no sei da pobreza por muito tempo corre o risco de ser contaminado por essa condição e começar a agir da mesma forma. A pobreza é contagiosa, por isso, ela deve ser evitada a todo o custo.

O ambiente da pobreza é um ambiente nocivo e não saudável para as pessoas. Por essa razão é importante nem fazer parte dele, caso contrário você também será contaminado por ela.

#17 A Pobreza Torna as Pessoas Vulneráveis

pobreza

As pessoas mais vulneráveis nas nossas sociedades são sempre os pobres. Eles são vulneráveis às doenças, à opressão por parte dos ricos, são vulneráveis praticamente a todo o tipo de acção tanto humana assim como natural.

O pobre não é capaz de se defender porque não tem os recursos para tal.

#18 Onde Há Pobreza Abunda a Superstição

As maiores ideias supersticiosas abundam no seio da pobreza. Isso para dizer que a pobreza e a superstição andam de mãos dadas. E isso é inevitável, em todo o lugar onde existe a pobreza irá perceber que a superstição também está lá.

As pessoas mais supersticiosas numa sociedade são os pobres. Isso porque o pobre associa a sua condição algo que está fora do seu controle, a uma força ou ideia superior sobre a qual ele não tem nenhum controle.

Daí que para o pobre a superstição é a sua religião.

Para quem é vítima da pobreza a sua principal atenção está em encher a sua barriga, o resto é secundário. Click To Tweet

#19 O Pobre é Fácil de Manipular

pobreza

A camada social que é mais vulnerável a ser manipulada por indivíduos sem escrúpulos são os pobres. Os políticos manipulam essa camada social para alcançar os seus objectivos, os ricos também manipulam a pobreza para atingirem os seus intentos, as igrejas também usam da pobreza para desviar o povo da verdade.

Como pode perceber é muito fácil manipula ao pobre porque ele se encontra numa posição vulnerável, ele se encontra numa posição de vítima, ele não é capaz de se defender, e nem mesmo tem a capacidade de perceber que está a ser manipulado.

Para quem é vítima da pobreza a sua principal atenção está em encher a sua barriga, o resto é secundário.

#20 A Pobreza é Um Grande Negócio

A pobreza virou um grande negócio, a existência de muitas organizações e de instituições que aparentemente existem para erradicar a pobreza, devem a sua sobrevivência ao facto de existir a pobreza no mundo.

Muitas dessas organizações e instituições não têm o interesse genuíno de erradicar este fenómeno porque isso significaria a cessação de avultadas somas de dinheiro por meio de doações e até de produtos para os pobres.

a pobreza é um grande negócio. Click To Tweet

Existem certos negócios que foram criados apenas para gerir a problemática da pobreza. Preste atenção que eu disse gerir e não erradicar. Porque eles não estão interessados em erradicar o problema, se o problema for erradicado implica a cessação do negócio. O que quer dizer que muitos não irão se beneficiar.

Já prestou atenção ao facto de uma das palavras mais usadas é “aliviar a pobreza” e não erradicar a pobreza. Porquê aliviar? E porque não combater para erradicar? Eu lhe digo porquê. É porque a pobreza é um grande negócio.

Existe tanta gente que se beneficia do negócio da pobreza, desde políticos, Organizações Não Governamentais, e até organizações religiosas.

Fazer uso da pobreza para ganhar dinheiro é doentio, já percebe porque é que muitos não estão interessados em eliminar este mal. Porque o dia em o problema for eliminado muitos irão deixar de facturar.

#21 A Pobreza Promove a Mendicidade

pobreza

Onde há pobres existem mendigos e a mendicidade é uma das formas mais baixas de humilhação que o ser humano pode sofrer. O nível de pobreza em determinada sociedade pode se ver pelo número de mendigos existentes.

A mendicidade é uma desgraça, nenhum ser humano merece e deve se sujeitar a tamanha humilhação. Principalmente se considerarmos que todo o ser humano tem um potencial para fazer algo positivo com a sua vida e contribuir para a sociedade.

#22 A Pobreza Traz Muito Sofrimento

pobreza

Tanto famílias como sociedades, onde quer que haja pobreza o sofrimento também acompanha. Não existe nenhum conforto quando se é pobre e é impossível até ter paz de espírito no meio a tamanho dilema.

Quando há carência todo o ser humano fica sujeito a todo o tipo de sofrimento, desde a fome,  doenças, exclusão social, opressão, epidemias, e todo o tipo de intempéries tanto humanos assim como naturais.

Conclusão

Espero que através deste artigo tenha passado o meu sentimento com relação à pobreza. A ideia é trazer à luz todos os malefícios que a pobreza traz para a humanidade e as suas consequências. A pobreza não deve ser tolerada por ninguém e espero ter alcançado o meu objectivo ao partilhar os meus pensamentos em relação a essa peste.

Este é o meu manifesto contra a pobreza, ela não deve ser tolerada e nem a quero perto de mim. Por isso faço tudo o que for possível para a combater com tudo que estiver ao meu alcance. E acredito que você também deve fazer o mesmo.

É o dever  moral de todo o cidadão fazer de tudo para combater a pobreza, juntar todos esforços para erradicar esse mal da nossa sociedade. Nenhum ser humano merece tamanha indignidade, por isso, devemos todos combatê-la.

Estes são os motivos pelos quais detesto a pobreza, quais são os seus?

Qual é a sua opinião sobre a pobreza? Deixe os seus pensamentos na área de comentários.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.

Deixar uma resposta