7 Principais Pretextos Que as Pessoas Usam Para Não Poupar Dinheiro

Existem muitos pretextos para não poupar dinheiro, qual é o seu? E será que ele ou esses pretextos para não poupar dinheiro são válidos? Essa é uma questão que pretendemos responder neste artigo, com o objectivo de o fazer entender que todos podem poupar apesar da sua situação financeira actual.

É importante saber que poupar dinheiro não é algo que está reservado apenas a um grupo especial. E que esse é um hábito que todos podem desenvolver. Preste atenção que eu disse hábito, e essa é a palavra chave aqui.

No decorrer deste artigo farei uso dessa palavra várias vezes de modo a elucidar que poupança é uma questão de hábito e não uma questão de privilégio.

Pretextos Para Não Poupar Dinheiro

#1 O Meu Salário Não Chega

O salário não é chega ou o salário não é suficiente é um dos pretextos clássicos para não poupar dinheiro. Esta desculpa está associada à mentalidade de que só poupa dinheiro  quem tem um bom salário, ou só poderá poupar dinheiro no dia em que o salário melhorar.

Isso porque a pessoa associa a poupança com o salário ou com o montante que a pessoa ganha todos os meses.

O que a pessoa tem que entender é que poupar dinheiro é uma questão de hábito e não é uma questão salarial. Se não tem o hábito de poupar agora, ainda que o salário melhore não será capaz de poupar porque não desenvolveu esse hábito.

A pessoa que usa esse tipo de pretextos para não poupar dinheiro nunca será capaz de poupar até que comece a poupar mesmo com o que tem.

A solução é que você deve começar a poupar dinheiro hoje, independentemente do salário que ganha. Poupe o que puder, e quando o salário aumentar aumente também o seu nível de poupança.

#2 Vivo de Mão Para a Boca

Erros Que Empreendedores Cometem Com o Dinheiro

Quem usa esse pretexto é aquele que diz que só tem dinheiro para gastar. Todo o dinheiro que entra no seu bolso é para ser gasto e não há nada que sobre para poder poupar. Esta desculpa também é clássica porque usa os seus gastos como justificação.

Para essa pessoa o dinheiro que entra já tem destino, e esse destino é pagar as contas e não há nada que sobre para poder poupar dinheiro.

#3 Não Tenho Muito Dinheiro

pretextos para não poupar dinheiro

Quem apresenta esse tipo de pretexto para não poupar dinheiro baseas-se na ideia de que para poupar precisa ter muito dinheiro. Essa pessoa também pensa que só quem tem muito dinheiro é que pode poupar para o futuro.

O facto é que para poupar dinheiro não precisa ter muito dinheiro, o que precisa ter é disciplina financeira. É possível poupar dinheiro mesmo com o pouco que tiver, desde que tenha a vontade de o fazer e comece a poupar o que puder.

Se puder poupar apenas 1% de seu dinheiro isso já é um grande passo para a sua liberdade financeira. Porque a partir daí já poderá poupar mais. O importante é começar a criar o hábito de poupança.

#4 Tenho Muitas Despesas Por Pagar

pretextos para não poupar dinheiro

Despesas todos têm, é verdade que há quem tem mais do que os outros, mas isso não deve o impedir de começar a poupar. A verdade é que sempre terá despesas, e possivelmente as suas despesas poderão aumentar.

À medida que crescemos na vida o número de despesas tende a aumentar, você se casa, tem filhos, compra ou constrói uma casa, tem uma ou mais viaturas por manter, tem que pagar a mensalidade das crianças, e por aí fora. O facto é que as suas despesas poderão aumentar.

Apesar disso, será que porque as despesas são tantas não poderá poupar? Claro que pode poupar,  com despesas ou sem despesas. O importante é levar a poupança como uma prioridade. Isso porque se não poupar hoje estará a comprometer o seu futuro financeiro amanhã.

#5 Vou Começar a Poupar Quando Ganhar Mais

pretextos para não poupar dinheiro

Esta desculpa é clássica, todos querem um aumento salarial e não há nada de errado com isso. Mas o facto é que se não consegue poupar agora, você não irá poupar quando ganhar mais. Isso porque o hábito que tem agora é o hábito de gastar.

O que irá acontecer quando ganhar mais dinheiro é que irá encontrar formas de gastar mais. É o que sempre acontece. Mas se já tem o hábito de poupar mesmo com o seu salário actual, então será fácil aumentar o seu nível de poupança.

O que tem que entender é que criar reservas futuras não depende da sua situação salarial. Você pode começar a poupar agora, e é o que deve fazer. Caso contrário estará adiando o seu futuro financeiro para um tempo incerto.

Você não tem controle sobre o seu aumento salarial, não sabe quando é que isso irá acontecer, não sabe quanto é que será o aumento, e não sabe quanto tempo levará até que isso aconteça. Portanto, é importante começar a repensar sobre isso e levar o assunto da poupança a sério.

#6 Vivo do Meu Salário

Se vive do seu salário, e muitos vivem do seu salário é uma das principais razões para você começar a poupar dinheiro. Porque fazendo isso estará criando um celeiro para o seu futuro, de modo a poder encarar situações que estão fora do seu controle e melhor planear para os seus projectos.

Ademais, com a sua poupança poderá criar uma nova fonte de rendimento para que não dependa apenas do seus salário. E quando puder fazer isso estará a caminho da independência financeira.

#7 Tenho Dívidas Por Pagar

erros com o dinheiro

O endividamento é uma das principais causas que faz com que as pessoas não poupem. Mas o problema não são as dívidas em si. É o pensamento que leva às dívidas, a mentalidade que conduz as pessoas a se endividarem.

Muitas vezes as pessoas se endividam porque não poupam, porque não têm reservas guardadas para o futuro, porque não têm reservas guardadas para questões de emergência. Daí que a melhor forma de se livra dessa ratoeira é começando a poupar dinheiro.

Conclusão

A lista de pretextos para não poupar dinheiro possivelmente não termina aqui, pois, poderão existir mais desculpas que as pessoas usam para tal. A questão que deve colocar é: quais são os seus pretextos para não poupar dinheiro?

Será que esses pretextos para não poupar dinheiro são válidos ou são apenas desculpas que arranjou por não ter o hábito de poupar.

O facto é que todos nós podemos poupar dinheiro, a poupança não está reservada para um grupo especial de pessoas. Existem pessoas que ganham muito dinheiro mas não poupam. Portanto, livre-se de todos os pretextos que tiver e comece a criar o hábito de poupança na sua vida. Assim você estará caminhando para a liberdade financeira.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.