Tipos de Investimentos na Bolsa: Acções, Obrigações, Papel Comercial

Quais são os tipos de investimentos na bolsa? Esta é uma pergunta que muitos têm e que muitas vezes não encontram respostas. Felizmente para si essa pergunta terá uma resposta hoje e passará a ter mais entendimento sobre os tipos de investimentos que existem na bolsa de valores de Moçambique.

Já ouviu falar de acções, obrigações e papel comercial, e não sabe o que são mas está interessado em investir na bolsa? Se esse é o seu caso não procure mais, neste artigo eu irei esclarecer para si o que é isso e porque você deve se importar.

Muitos estão interessados em ganhar dinheiro através de investimentos mas não sabem por onde começar. Ou se sabem a única forma que conhecem é através de uma conta poupança.

Só que existe vida além de um investimento utilizando uma conta a prazo que é uma variante da conta poupança. Investir em títulos é uma das melhores formas de ter retorno do seu dinheiro e obter ganhos. Mas é importante em primeiro lugar entender o que são títulos e como é que se investe neles.

Para se comprar títulos na bolsa faz-se mediante a ordem de compra ou venda de títulos da bolsa que são dadas juntos as instituições financeiras existentes em Moçambique, ou directamente aos operadores de bolsa (também conhecidos por operadores de bolsa), mediante o preenchimento de um impresso denominado ordem de bolsa.

Tipos de Investimentos na Bolsa

Acções

O investidor passa a ser acionista da empresa, o que significa fazer parte da estrutura acionista da empresa na proporcionalidade das ações detidas;

  • O valor do investimento em ações só retorna para o investidor quando este vender as respectivas ações;
  • O rendimento das ações depende dos resultados financeiros da empresa;
  • O rendimento das ações decorre da distribuição dos dividendos e da valorização das ações no mercado bolsista;
  • O rendimento das ações tem benefício fiscal, sendo tributado a taxa liberatória de 10% em sede de IRPS/IRPC.

Obrigações

  • O investidor passa a ser obrigacionista da empresa, o que significa ser credor da empresa pelo valor das obrigações detidas;
  • O valor do investimento em obrigações volta para o investidor até ao final da duração do empréstimo obrigacionista;
  • O rendimento das obrigações depende das condições estabelecidas pela empresa para o empréstimo obrigacionista (montante do empréstimo, duração, taxa de juro, amortizações, periodicidade de pagamento), e não dos resultados financeiros da empresa.
  • O rendimento das obrigações decorre da taxa de juro estabelecida, e também da valorização das obrigações do mercado bolsista;
  • O rendimento das obrigações é tributado a taxa liberatória de 20% em sede de IRPS/IRPC.

Papel Comercial

Benefícios de Investir em Papel Comercial

  • O investidor passa a ser credor da empresa pelo valor do Papel Comercial que detém;
  • O valor do investimento em Papel Comercial volta para o investidor até ao final da duração do empréstimo;
  • O rendimento do Papel Comercial depende das condições estabelecidas pela empresa para o empréstimo (montante do empréstimo, duração, taxa de juro, periodicidade de pagamento), e não dos resultados financeiros da empresa.
  • O rendimento do Papel Comercial decorre da taxa de juro estabelecida, e também da valorização do Papel Comercial no mercado bolsista;
  • O rendimento do Papel Comercial é tributado a taxa liberatória de 20% em sede de IRPS/IRPC.

Conclusão

Agora você já sabe quais são os tipos de investimentos na bolsa para poder tomar uma decisão e começar a investir. Deixe o seu comentário e partilhe os seus pensamentos.

Fonte: Bolsa de Valores de Moçambique

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.