Reduzir o consumo de água é uma das formas de poupar dinheiro. Mas não só, ao fazer isso, estará a contribuir para que haja mais reservas de água.
Reduza o uso de água para pelo menos 50 litros por dia. Use água canalizada apenas para fins essenciais. Verifique a sua canalização e repare todas as fugas de água.
#1 Feche as Torneiras
É importante fechar as torneiras depois de usá-las, isso pode parecer algo contra-intuitivo mas já muita gente esquerce-se de algo tão simples como isso. É importante assegurar que as torneiras estejam bem fechadas e que não estão a gotejar. Pois o gotejar contínuo das torneiras pode-se tornar em grandes litros de água desperdiçados.
Principalmente se tiver crianças em casa, por vezes elas não tem o cuidado de fechar bem as torneiras. Por isso é importante que tenham sempre a supervisão de um adulto.
Isso por si só é suficiente para influenciar o seu bolso. Fazendo isso poderá evitar que tenha uma factura de água muita alta por pagar no final do mês.
#2 Tome Banho de Chuveiro Curtos
A regra aqui é não ficar mais de 3 minutos no chuveiro. E quando estiver a tomar banho evite deixar a água a correr enquanto se esfrega. O banho do chuveiro é melhor do que ter que encher a banheira com água. Assim poderá poupar muitos litros de água.
Os banhos de chuveiro são muito eficazes para poupar água, e por consequência o valor da sua factura no final do mês.
#3 Repare as Fugas de Água
As fugas de água podem causar muita dor de cabeça. É importante sempre que tiver alguma fuga concertar o mais rápido possível.
Deixar a água correr durante muito tempo sem concertar a fuga é um desperdício de água, e também algo que irá contribuir de forma negativa para a sua fatura.
Portanto, sempre que tiver uma fuga chame logo o canalizador para concertá-la. Assim, irá poupar muitos litros de água que poderiam ser desperdiçados.
#4 Ensine as Crianças a Poupar Água
Quando se tem crianças em casa é comum acontecerem situações de uso excessivo ou até descontrolado de água. Por isso, é importante ensinar as crianças sobre a importância de poupar água.
A água é um dos recursos que está a escassear no nosso planeta, por isso, quanto mais cedo educar as crianças sobre o seu uso racional melhor.
É melhor para a família, é melhor para a sociedade, e também é melhor para o planeta.
Por isso, deve levar a sério o assunto e educar as crianças nessa fase em que ainda são facilmente moldáveis.
Ensinando as crianças a poupar a água trará grandes benefícios para si, e também elas irão crescer conhecendo a importância disso.
É fundamental ao ensinar as crianças mencionar o impacto que isso tem para o planeta, mas também para os custos financeiros da família. Assim, elas crescerão sabendo e valorizando o assunto da água para o resto das suas vidas.
#5 Feche a Mangueira
Por vezes há a necessidade de usar uma mangueira para regar o jardim em casa, é importante durante esse momento fazer o uso racional da água. Já vi várias situações de pessoas deixarem a mangueira ligada por tempo indeterminado a regar o jardim.
#6 Poupe Água no Seu Jardim
Se tem um jardim certamente que não precisa regá-lo sempre. Como regra geral é sempre melhor regar o jardim de manhã, ou no final do dia. Isso irá maximizar o volume de águas que alcança as raízes, previne que a água evapore e fará com que reduza a necessidade de regar constantemente.
#7 Limpe a Garagem com Vassoura
Se tiver que limpar a sua garagem, em vez de usar água para o efeito, o melhor é usar uma vassoura. Sempre que usa água está gastando, e por vezes não há necessidade de usar água para limpar uma garagem. A não ser que existam resíduos na garagem que requerem a utilização de água.
O uso racional de água é importante nesses momentos.
#8 Instrua os Empregados a Fazerem o Uso Racional de Água
Se tem empregadas em casa é importante instruí-las sobre a importância do uso racional de água. Se assim não o fazer, elas simplesmente irão usar a água sem nenhuma restrição. É importante que use a mesma disciplina no uso da água para educar também as empregadas.
Tendo em conta que elas é que passam a maior parte do tempo em casa, e na sua ausência, é imperioso fazer isso. Tome isso sempre como uma prioridade, ensine as empregadas que a água é escassa, mas também trará benefícios na redução da sua conta de água.
#9 Descarregue a Sanita Apenas Quando Necessário
Quando se trata de poupar água é necessário tomar medidas drásticas, e até por vezes, extremas. Essas decisões podem até parecer que não fazem sentido no início, mas elas são necessárias. Quando se trata de usar a sanita da casa de banho, é uma das medidas que também se deve tomar.
Não há necessidade de descarregar a água sempre que for a casa de banho. Faça-o apenas quando for necessário. Principalmente quando a água mudar de cor para uma cor amarelada. Aí sim, já pode descarregar a sanita de modo a evitar que a casa de banho comece a cheirar.
#10 Pague a Conta de Água a Tempo
Um dos grandes problemas que tenho visto, é o de muitos não pagarem a conta de água a tempo. Até agora ainda não percebi porquê, mas esse é um hábito que algumas pessoas têm. Sempre que não paga a sua conta a tempo corre o risco de pagar multas, e ademais, a conta também poderá se acumular.
O importante aqui é não deixar a conta de água se acumular e sempre pagá-la a tempo. Ao fazer isso, irá evitar ter que pagar multas, e acumular a conta de água.
Conclusão
Reduzir o consumo de água não só é uma forma de poupar dinheiro, mas também é um contributo para a planeta. Com a escassez de água, todos nós somos responsáveis em contribuir para que isso aconteça. Sendo assim, ao reduzir o seu consumo de água estará a fazer um grande contributo para o planeta.