Quando se trata de independência e liberdade financeira ter uma ou várias fontes de geração de renda é fundamental.
Sem ter no mínimo uma fonte de geração de renda o conceito de liberdade e independência financeira torna-se uma ilusão.
Daí que se alguém tem planos de um dia se tornar financeiramente independente, é importante que comece a pensar em ter vários tipos de renda.
Ter uma fonte de renda é o início para quem quer financeiramente livre. Mas isso só não é suficiente. Para quem quer ir além da sobrevivência financeira tem que começar a pensar em vários tipos de renda.
A criação de vários tipos de renda é o que permitirá que a pessoa possa alcançar os seus objectivos financeiros. E principalmente se esse objectivo for liberdade e independência financeira.
Não obstante, é importante mencionar que possivelmente ter independência e liberdade financeira não interessa a todos. Porém, não deixa de ser um bom alvo por se atingir.
Se está interessado em adquirir independência e liberdade financeira, então este artigo é para si.
Nele, eu partilho 3 tipos de renda que deve criar de modo a alcançar o seu sonho financeiro.
#1 Renda Principal
Tudo começa com a sua primeira renda, a essa renda chama-se de renda principal.
Ela pode originar do seu salário, de um negócio, de algum trabalho ou serviço que oferece ao mercado, ou até mesmo de uma mesada.
A fonte de origem não é o que está em questão, mas sim, o facto de que deve ter essa primeira fonte.
Por vezes ela até pode ser a primeira fonte de renda mas não ser a principal. O importante é saber que a renda principal é aquela que paga as suas contas.
A renda principal é aquela que sustenta o seu dia a dia. É aquela que paga todas as suas despesas. É aquela da qual você depende para a sua sobrevivência.
Sendo assim, todos devem ter a renda principal. Pois, sem ela, torna-se difícil a sobrevivência.
Esta renda é responsável por permitir que possa viver, e só isso.
Se quiser ir além da sobrevivência, se quiser ir além de pagar as despesas, se quiser ir além da dependência financeira, terá que ter mais do que a renda principal.
A seguir mostro a próxima renda que deve ter de modo a a se livrar das incertezas financeiras.
#2 Renda Extra
A renda extra é aquela que vem depois da renda principal. Esta é a renda adicional, pois ela vem como adição à renda principal.
É por isso que se chama de renda extra. Pois, este é um rendimento extra para além daquele que você já tem.
Para além do seu salário, ou negócio, a renda extra vem para auxiliar a renda principal.
Esta renda acaba sendo o seu segundo pilar, o que reduz a insegurança financeira. Quando você a tem, os níveis de ansiedade financeira começam a reduzir.
Este é o seu segundo pilar financeiro, se o primeiro cai, a casa não desaba, pois ainda tem o outro pilar para poder o sustentar.
A renda extra cria-se a partir da renda principal. Daí que sempre é importante usar a renda principal como trampolim para criar a segunda renda, ou a renda extra.
Eu sempre digo aos meus alunos que quando tiverem a primeira renda, devem viver como se ela não existisse. Pois o propósito da renda principal é o de criar a base para a renda extra.
Com visão e a disciplina necessária é possível fazer isso.
#3 Renda Passiva
A renda passiva é o terceiro tipo de renda que deve ter. Esta é a renda que irá permitir que alcance independência financeira.
É através da renda passiva que a pessoa poderá eventualmente “descansar” e não ter que se preocupar mais com dinheiro.
Quando se tem a renda passiva, dinheiro deixa de ser uma preocupação. Este é o nível financeiro em que todos devem almejar alcançar.
Infelizmente, muitos ainda vivem no nível da renda principal. E como consequência disso, vivem em constante ansiedade financeira.
Ora bem, o remédio para a ansiedade financeira não é um mistério. Mas é sim uma questão de disciplina e planeamento.
Se a pessoa tiver a visão de alcançar independência financeira ela será capaz de chegar lá. Contudo, a visão deve se acompanhar por um plano de acção e a disciplina necessária para torná-la realidade.
O Que é Renda Passiva
Possivelmente deve querer saber o que é renda passiva. Essa, é uma pergunta legítima, pois se não souber o que é jamais saberá como criá-la.
A renda passiva é aquela renda que a pessoa recebe com muito pouco ou nenhum trabalho. Este, é aquele tipo de renda que não requer muito esforço da sua parte, e muitas vezes não requer nenhum esforço.
Sendo assim a renda passiva pode se definir como aquele dinheiro que vem enquanto você dorme. Será que já imaginou dinheiro entrar na sua conta enquanto dorme?
Sim, isso é possível. E esse é o segredo daqueles que alcançam independência financeira. Só com renda passível é que é possível se livrar da ansiedade financeira.
Só com este tipo de renda é que a pessoa poderá alcançar a verdadeira independência financeira.
Mas para tal é importa conhecer o tipo de renda que realmente produz renda passiva. Pois, nem todo o tipo de renda é renda passiva.
Exemplos de renda passiva são: imobiliária, uma empresa com trabalhadores, acções na bolsa de valores, um negócio online como site de membros, um curso online, ou um blog que não necessita da sua intervenção.
Com este conhecimento qual é a sua situação financeira? Quais são os tipos de renda que já tem? Será que ainda depende da renda principal? Já criou a renda extra? Ou está a criar a renda passiva.
Não importa a sua situação financeira actual, o importante é comece a caminhar em direcção à independência financeira. Para tal, comece criando uma rena extra e passiva.