3 Passos Simples Para Criar Riqueza
Criar riqueza é um objectivo que muitos desejam alcançar, porém, ilude a muitos. Existem vários sentimentos e opiniões nas pessoas quando o assunto é criar riqueza.
Desde promessas de enriquecimento rápido, até jogar na lotaria, e fazer apostas, iremos perceber que a motivação é sempre a mesma. Ficar rico.
Sendo assim, podemos concluir que este é um assunto que preocupa um determinado segmento da população, se não for a maioria. O facto é que quando contrastado com a pobreza, é sempre melhor ser rico do que ser pobre.
Contudo, coloca-se a questão: se muitos pretendem alcançar riqueza, porque é que não a alcançam?
O principal motivo porque a maioria das pessoas não chegar a alcançar riqueza, apesar de tanto querer é por falta de inteligência financeira. Ou seja, as pessoas simplesmente não sabem como é que o dinheiro funciona.
E como consequência disso, não sabem como se cria riqueza. Portanto, se o seu objectivo é criar riqueza este artigo é para si. Pois nele irei partilhar três passos simples para criar riqueza.
Porquê Criar Riqueza
Mas antes de falarmos sobre os passos é importante em estabelecer a nossa motivação para criar riqueza. Esta questão é tão importante como o próprio acto de criar a própria riqueza.
Tudo na vida começa com uma motivação. A questão que deve responder é porque é que quer riqueza? Porque é que quer ser rico?
Ora bem, quando se fala de motivação é importante realçar que as pessoas são motivadas por dois aspectos: O medo ou o prazer.
- O medo de sofrer cria motivação para ter sucesso.
- O medo de não poder ter o básico para viver pode se tornar em motivação para ter dinheiro.
Por outro lado o prazer que ter dinheiro proporciona servirá de motivação para fugir da pobreza.
Portanto, todos nós somos motivados por alguma coisa, e neste caso quando se trata de riqueza o que é que lhe motiva? É o medo ou o prazer?
Responder a esta questão é o primeiro passo para poder alcançar os seus objectivos. Sem a motivação necessária tudo o que fazemos é apenas um passa tempo. E ninguém enriquece passando tempo.
#1 Ganhar Dinheiro
O primeiro passo para a criação de riqueza é saber como ganhar dinheiro. Para quem está a começar e ainda não tem a sua primeira renda é necessário saber como isso se faz.
Por outro lado, é também importante para quem já tem uma renda mas pretende aumentá-la. Pois, quando se trata de criação de riqueza ela não se faz com apenas uma única renda.
É por isso que é importante falar sobre os vários tipos de renda. Mas não só, a riqueza cria-se através da renda passiva.
Para começar a ganhar dinheiro é necessário conhecer os seguintes passos:
- O que gosta de fazer: esta é a sua paixão, ao fazer algo que gosta e que tem prazer em fazer será capaz de fazer por muitos anos, e dar o seu melhor.
- O que saber fazer: saber fazer algo é muito importante pois essa é a nossa habilidade. As pessoas são recompensadas no mercado pelo valor que agregam através das suas habilidades. Se não tiver nenhuma habilidade então pode aprender uma.
- O que faz dinheiro: não basta apenas ter paixão e saber fazer algo, é necessário que haja pessoas prontas para pagar o que tem para oferecer. Caso não, isso será apenas um passa-tempo. E ninguém faz dinheiro passando tempo.
- O que está em demanda: dinheiro é resultado da resolução de problemas. Onde existe demanda, existe dinheiro para se fazer. Por isso é importante prestar atenção àquilo que o mercado está à procura.
Depois de ter os aspectos acima mencionados em questão, é uma questão de disciplina e trabalho árduo para começar a receber o fruto do seu labor.
#2 Poupar Dinheiro
Para criar riqueza não basta apenas ganhar dinheiro, é preciso também poupar uma parte daquilo que se ganha. É por isso que antes de começar a gastar deve pagar-se a si mesmo.
Isso quer dizer que do rendimento que for a fazer deve tirar no mínimo 10% do mesmo e começar a poupar.
Esta é uma licção muito importante, mas infelizmente muitos não fazem isso. Por isso, muitos acabam nunca tendo o suficiente para viver e constantemente a viver da mão para boca.
Consumir tudo o que ganha e não poupar nenhum centavo é tolice. Esse é o caminho rápido para a pobreza e dependência financeira.
Nunca gaste tudo o que ganha, é preciso sempre poupar. Daí que a primeira coisa que deve fazer sempre que ganhar dinheiro, é pagar-se a si mesmo. Pois, é através desse dinheiro que poderá investir.
Muitos têm a noção de que é preciso muito dinheiro para investir, e que só os ricos é que podem o fazer. Bem, isso está longe da verdade. Qualquer um pode poupar dinheiro se viver dentro dos seus limites e criar a disciplina de poupar dinheiro.
O dinheiro que for a poupar é o que irá usar para poder investir para a criação de riqueza. Só quem poupa pode investir, caso contrário não será possível.
#3 Investir Dinheiro
O terceiro e último passo no processo de criação de riqueza é investir dinheiro. Só quem investe é que pode criar riqueza.
Neste passo é onde pegamos no dinheiro poupado para começar a investir. O processo de investimento é responsável pela multiplicação do seu dinheiro.
Poupar dinheiro por si só não é suficiente, é necessário pegar no dinheiro que se poupou e começar a investi-lo para o futuro.
Quando se trata de investir dinheiro é importante ter em conta alguns aspectos como:
- O seu nível de risco, ou seja, até que ponto está disposto a arriscar;
- Nunca invista em algo que não entende;
- Investimentos são para o futuro, portanto, eles levam tempo. É precisso ter isso em conta. A riqueza constroi-se ao longo de décadas.
Se percebermos e começarmos a entender que a riqueza constrói-se ao longo de várias décadas iremos parar de perseguir promessas falsas.
Sendo assim, quando se trata de investimentos é necessário permitir que o processo de maturação do mesmo ocorra.
Entretanto, ao criar riqueza pense nisso a longo prazo e comece a criar os alicerces necessários hoje.
Uma vez tendo analisado o seu nível de risco poderá considerar os tipos de investimento que pode fazer. Os mais comuns são os seguintes:
- Investir num negócio;
- Investir na Bolsa de valores (através da compra de acções, obrigações, ou papel comercial.);
- Investir no ramo imobiliário (compra e venda/aluguer de propriedades);
- Investir em criptomoedas;
- Investir em moeda estrangeira.
Como parte deste processo de investimento é importante sempre ter em conta o conceito de activos e passivos. A ideia é sempre investir o seu dinheiro em activos. Ou seja, em bens que metem dinheiro no seu bolso.
Como pode perceber, os passos que acabei de partilhar acima não são complexos. Aliás, a sua simplicidade é que acaba iludindo a muitos.
Por ser simples criar riqueza muitos acabam por não seguir os passos porque eles requerem uma certa disciplina. É preciso criar novos hábitos para poder criar riqueza. Caso contrário, esse objectivo nunca se tornará em realidade.
Se seguir estes três passos, ganhar dinheiro, poupar dinheiro, e investir dinheiro, então começará a criar riqueza para si e para as gerações futuras. É assim que os ricos fazem, e você também pode ser rico.