poupar dinheiro

10 Principais Motivos Para Você Começar a Poupar Dinheiro Hoje

Poupar dinheiro é um dos principais hábitos que você deve criar para alcançar independência financeira. Contudo, muitos não têm esse hábito porque não sabem como fazer, e não têm motivos suficientes para o fazer. A diferença entre poupar dinheiro e não poupar, pode ser determinante para os seus objectivos financeiros ao longo prazo.

Certamente que você tem planos para o futuro, coisas que gostaria de fazer, artigos que gostaria de comparar, lugares que gostaria de visitar, e acima de tudo viver uma vida tranquila e sem ter que se preocupar se há dinheiro ou não. Isso tudo é possível, só que para tal é necessário ter a motivação para começar a poupar.

Neste artigo eu pretendo lhe mostrar os principais motivos para você poupar dinheiro hoje, e não amanhã. 

#1 Para Lidar Com Situações de Emergência

poupar dinheiro

Situações de emergência acontecem com todos nós e quando menos esperamos. E sempre que elas ocorrem, significa que temos que gastar algum dinheiro. Isso porque emergência é sinónimo de gastos, e se você não está financeiramente preparado para isso, esse tipo de situação poderá criar transtornos.

Emergências como acidentes de viação, doenças, morte na família, pneu furado, janela partida em casa, ou até mesmo um tudo que deixa escapar água. Todas essas situações e muitas outras semelhantes a essas, ou até piores, sempre nos forçam a gastar dinheiro.

A melhor forma de enfrentar as emergências quando elas ocorrem, é prevenindo. E a melhor forma de se prevenir contra elas, é poupando o seu dinheiro. Crie um fundo de emergência e coloque de lado uma certa quantia todos os meses nesse fundo.

Quando você começa a poupar e a colocar dinheiro no seu fundo de emergência, você está se preparando para o pior. E como ninguém sabe quando é que o pior irá chegar, é sempre bom estar prevenido. Ao fazer isso, você ficará mais tranquilo e menos apreensivo com a sua situação financeira.

#2 Para Despesas Futuras

poupar dinheiro

Se você é jovem e pretende um dia se casar, certamente deve saber que casamento custa dinheiro. E é importante começar a poupar agora, para que não se veja forçado a ter que recorrer a empréstimos para o seu próprio casamento.

Os empréstimos causam muitos transtornos, e o casamento é uma coisa linda que não deve ser acompanhada desse tipo de situações. E você também não quer iniciar a sua vida de casado com dívidas. Isso só vai criar muitos problemas no seu futuro lar.

Acredite em mim, o dinheiro causa muitas desavenças entre casais. E não é por acaso que ele é um dos principais responsáveis pelos divórcios entre . Certamente que você não quererá fazer parte dessa estatística, comece a sua vida de casado da melhor maneira.

Comece hoje a poupar para o seu casamento, mesmo se você ainda não encontrou a pessoa com a qual pretende se casar. Seja prudente e tome esse passo de fé começando a poupar dinheiro para esse propósito. Coloque de lado uma certa quantia todos os meses para esse objectivo.

#3 Para a Educação dos Seus Filhos

poupar dinheiro

Todos nós temos o sonho de dar a melhor educação para os nossos filhos, mas poucos preparam-se para o efeito. É importante que você comece a pensar no assunto neste momento. Não espere que os seus filhos cresçam porque poderá ser tarde.

Sabia que as famílias da classe alta da Inglaterra, logo que os filhos nascem, eles os inscrevem na Universidade de Oxford ou Cambridge? É, eu fiquei impressionado quando ouvi isso, mas é o que eles fazem. Apesar dos filhos não terem idade escolar, e que só 18 anos mais tarde é que poderão começar a estudar nessas universidades, eles os inscrevem logo ao nascer.

Isso faz com que os pais comecem a poupar dinheiro para a educação dos seus filhos. A psicologia por detrás disso, é que eles tratam dessa situação como que se os filhos já estivessem a estudar lá. E assim, vão colocando dinheiro de lado para o fundo de educação dos seus filhos.

Você também pode fazer o mesmo. É claro que não precisa ser para algo como o Cambridge ou Oxford. O princípio aqui é que você deve separar uma certa quantia todos os meses para a educação dos seus filhos. Creia em mim que você não irá se arrepender.

#4 Para a Sua Reforma

poupar dinheiro

Sabia que um dia você não terá a mesma energia que tem hoje? Sabia que poderá chegar o dia em que você já não poderá ganhar dinheiro da maneira que você ganha hoje? É, o tempo passa e a idade vai avançando. Os dias não retrocedem, eles vão para a frente.

A única coisa que não se recupera na vida é tempo perdido. Uma vez desperdiçado, ele se foi para sempre. E não há nada que você possa fazer para reavê-lo. As suas energias também estão passando a cada dia que passa, é importante que você comece a pensar no seu futuro seriamente.

Infelizmente, muitos não levam essa questão a sério. É melhor que você comece a poupar para a sua própria reforma agora. E por favor não me diga que já está contribuindo para o INSS porque isso não será suficiente.

Portanto, comece a poupar dinheiro hoje para a sua futura reforma.

#5 Para Momentos de Lazer

poupar dinheiro

A vida não consiste apenas de trabalho, mas é importante também desfrutarmos dela. Há tanta coisa boa e linda que a vida nos proporciona para que possamos desfrutar dela. Mas para tal, é importante que estejamos preparados e façamos algo par tal.

Infelizmente, muitos não sabem o que é desfrutar do bom que a vida tem para nos dar. Essas pessoas passam o tempo a trabalhar e a desejar que um dia possam ter tempo para lazer. O facto é que isso planeia-se, e é possível planear até pequenos momentos como sair para tomar um gelado com a família.

Quando você está de férias, esse é um bom momento para poder viajar e fazer aquilo que mais gostaria de fazer. Só que para que tal aconteça você tem que ter dinheiro para gastar.  E se você não tem dinheiro, a única coisa que vai fazer é desejar que o tivesse.

A melhor forma de se preparar para momentos de lazer é colocando dinheiro de lado todos os meses. Comece a poupar dinheiro todos os meses para esse fim.

#6 Para a Sua Própria  Educação

poupar dinheiro

Certamente que você pretende continuar a sua educação em algum momento da sua vida. Seja educação formal ou informal, é preciso estar preparado para isso. Porque não importa o tipo de educação em que você investir, sempre irá requerer um investimento financeiro da sua parte.

Assim, sempre que você passar por uma livraria e ver um livro que gostaria de ter, poderá adquirí-lo sem nenhum impedimento. Sempre que você quiser fazer um curso online, poderá fazê-lo de uma forma tranquila e sem se preocupar de onde virá o dinheiro.

Comece a levar a sua educação a sério colocando de lado um certo valor todos os meses para esse fim. Creia em que se você fizer isso não se arrependerá.

#7 Para Gastar Como Bem Quiser

poupar dinheiro

Há momentos em que queremos fazer o que nos aparece a mente com o nosso dinheiro. Existem situações na vida que requerem que nós possamos gastar o nosso dinheiro como bem entendermos. E não há nada de errado com isso, quando se trata de poupar dinheiro não devemos ser mecânicos.

É importante criar espaço para que possa gastar o seu dinheiro como você bem entender melhor, e sem que você se sinta culpado, e sem que ninguém o sancione por isso. Só que para tal é importante também ter disciplina, porque você não pode gastar todo o seu dinheiro naquilo que você gostaria de fazer sem antes planear para tal.

É por isso que é importante que mesmo para os gastos em que você não tenha que responder a ninguém, você deve planear para tal.  Tudo na vida se planeia, e a melhor forma de planear para gastar é colocando dinheiro de lado. Todos os meses você deve poupar uma certa quantia do seu dinheiro para gastar como você bem quiser.

#8 Para Adquirir Algo de Precioso Para Si

poupar dinheiro

Há sempre momentos na vida que gostaríamos de adquirir algum bem para o nosso próprio uso, ou para um propósito específico. Seja isso um novo computador, uma nova geleira, um micro-ondas, um novo televisor, um novo smartphone, ou até mesmo uma nova viatura.

O facto de termos que poupar dinheiro não nos impede de adquirirmos as coisas que nós gostamos e que são boas para a vida. Só que é importante se preparar para isso, colocando dinheiro de lado.

Assim, sempre que você quiser comprar algo novo poderá começar a poupar dinheiro para esse mesmo propósito. Dessa maneira você não terá que usar dinheiro que é para outros fins para algo que você gostaria de ter.

#9 Para Adquirir a Sua Própria Casa

poupar dinheiro

Todos nós temos o sonho de ter a nossa própria casa, não há nada mais liberador na vida do que ter o seu próprio teto. Seja construindo ou comprando a sua própria casa, todos sabemos que isso requer dinheiro e um bom planeamento. Por isso, a melhor coisa a fazer é começar a planear agora para esse efeito.

Comece a colocar as suas finanças a parte para o propósito de comprar ou construir a sua própria residência. Decida quanto é que você poderá colocar de lado todos os meses para esse objectivo, e assim você terá meio caminho andado para alcançar esse propósito.

#10 Para Que Você Tenha Tranquilidade

poupar dinheiro

Um dos grandes benefícios de poupar dinheiro é que eles nos dá tranquilidade. Você poderá descansar tranquilo sem ter que se preocupar o que irá acontecer numa determinada situação da sua vida. Tranquilidade é o que todos nós queremos ter, mas é preciso conquistá-la e você pode fazer isso.

Mais do que tudo o que o dinheiro nos pode proporcionar na vida, o facto de eu poder viver uma vida tranquila é bastante encorajador. Pessoas fazem de tudo e mais alguma coisa para conquistar isso, e muitas vezes a falta de tranquilidade está sempre relacionada com o dinheiro.

Viver em paz e sem ansiedade por causa de dinheiro é algo que muitos desejam poder alcançar mas não conseguem, se você conseguir começar a poupar dinheiro para objectivos claros e específicos na sua vida, você será capaz de alcançar a tranquilidade que muitos sonham ter.

Portanto, torne esse sonho de viver uma vida tranquila em realidade através de hábitos de poupança que lhe serão benéficos no futuro.

Conclusão

A sua decisão em começar a poupar dinheiro hoje poderá ser determinante para os seus objectivos financeiros. Para que você alcance a independência financeira que tanto gostaria de ter é importante começar a criar o hábito de poupança ainda hoje.

Não deixe isso para amanhã, porque o amanhã não está nas suas mãos  e você não tem controle sobre isso. Mas sobre o dia de hoje você tem controle, e pode fazer algo para alterar a sua situação financeira. Portanto, comece agora a poupar dinheiro para o que você gostaria de fazer.

Espero ter-lhe convencido através deste artigo que você tem muitos motivos para poupar dinheiro todos os meses, e não consumir tudo o que você ganha. Comece hoje e faça uma diferença no seu futuro financeiro.