Tipos de bancos

4 Tipos de Bancos Que Operam no Mercado Moçambicano

Os tipos de banco que operam no mercado moçambicano são vários, certamente que já viu alguns deles e questionou qual é a diferença ou a necessedidade de cada um deles. Esta é uma questão que muitos têm mas não sabem onde obter as respostas para tal.

Neste artigo pretendo lhe apresentar os diferentes tipos de banco que operam neste mercado, a diferença entre eles, e a importância que cada um deles desempenha no nosso mercado. Para iniciar é importante saber que em Moçambique existem quatro tipos de bancos a operar, saiba quais são.

Tipos de Bancos Em Moçambique

Banco Comercial

É uma instituição de crédito ou financeira cuja missão principal é a captação de recursos (pessoas singulares, empresas, etc), e canalizá-los a quem o precisa.

O banco comercial tem como cliente principal o público em geral. As suas fontes de financiamento são diversas, podendo ser nacionais ou internacionais. Os bancos comerciais tem como produtos e serviços os depósitos, créditos, transferências, pagamentos de serviços, e outros.

Alguns exemplos deste tipos de bancos que operam em Moçambique são o BCI, Millennium BIM, Standard Bank, Mozabanco, entre outros.

Banco de Desenvolvimento

É uma instituição financeira que normalmente é detida pelo estado a cem porcento ou parcialmente, que desenvolve acções creditícias a taxas normalmente relativamente baixas relativamente às praticadas no mercado.

Diferenças entre Banco Comercial e Banco de investimento
Fonte de Financiamento: Estado porque funciona como repassador de fundos de desenvolvimento do Estado para a economia. É um instrumento do Estado para o financiamento da economia.

Normalmente oferece empréstimos a taxas normalmente abaixo do nível do mercado, por financiar actividades que tem um impacto no desenvolvimento económico e social. Os seus clientes são pequenas e médias empresas, e grandes.

Não olha apenas para a componente comercial do projeto, mas sim para a componente social por ser um banco do Estado para financiar o desenvolvimento.

Enquanto que as principais fontes dos bancos comerciais são os depósitos do público.
Tipo de Cliente: Grandes e PMES.
Fontes de Financiamento: Estado, entidades nacionais e internacionais
Produtos e Serviços: Crédito, Assessoria, Mobilização de recursos financeiros para os clientes
Exemplo: Banco Nacional de Investimento-BNI

Microbancos

É uma instituição microfinanceira que dedica na prestação os de serviços de pequena dimensão em forma de concessão de créditos e aceitação de depósitos de clientes.

A diferença está no tamanho das operações do banco, por ser pequeno não pode fazer transações de altos valores. Depósitos são pequenos e de curto prazo que vão até um ano. A concessão de créditos a curto prazo que vão até um ano e o máximo até dois anos.

A Sua Importância
Redução da pobreza através de financiamentos convenientes e flexíveis, aumento da renda, criação de emprego.

Resgatar os que não têm serviços básicos da banca e trazê-los à situação formal.Tem como público alvo as pessoas de baixa renda.

Poupança dos próprios sócios, doações internacionais, captação de depósito, linhas de crédito a nível nacional que o Estado tem para dinamizar a economia.

Funcionários públicos, funcionários do Estado e público em geral.

Serviços
-Depósitos a prazo;
-Créditos de vária ordem (por ex. para pensionistas, para estudantes que queiram pagar as suas propinas, ou comprar o material escolar,);
-Para empresários de micro e pequenas empresas;
-Ou para quem queira começar o seu negócio;

Tipo de Cliente: Público de baixa renda
Fontes de Financiamento: Diversas (nacionais e internacionais)
Produtos e Serviços: Crédito,transferências, pagamento de serviços
Exemplo: Letshego: Microbanco Desenvolvimento da Mulher, SA.

Cooperativas

É uma instituição que surge de indivíduos com mesmo interesse que se unem voluntariamente para exercerem a actividade bancária de forma restrita para benefício exclusivo dos seus associados.

A diferença entre a cooperativa e o banco comercial é que os clientes da cooperativa são os próprios sócios.

A cooperativa pode oferecer os mesmos serviços que um banco comercial oferece.

Tipo de Cliente: Sócios
Fontes de Financiamento: Quotas dos sócios (e depósitos)
Produtos e Serviços: Depósito, Crédito, transferências, pagamento de serviços, etc.
Exemplos: Cooperativa de Poupança e Crédito, SARL, UGC-CPC-Cooperativa de Poupança e Crédito, SARL

Agora que já conhece os tipos de bancos que operam no mercado moçambicano você já tem uma ideia da diferença de cada um deles e o seu papel no mercado. Esse entendimento é importante de modo a que saiba a qual dos bancos deve recorrer em situação de necessidade.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do Share Your Ideas Online . É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.