A empresa Moçambicana Hidroeléctica de Cahora Bassa (HCB), vai proceder à venda de acções ao público. Isso irá permitir que muitos moçambicanos possam investir na HCB através da compra de acções.
Esta venda irá decorrer entre 17 de Junho e 12 de Julho de 2019 em todo o país.
O valor de 680 milhões de acções estarão à venda na Bolsa de Valores de Moçambique, numa Oferta Pública de Venda (OPV) ao custo de 3.00 Mt por cada acção.
Todo o cidadão de nacionalidade moçambicana é elegível para a compra de acções desta empresa. Sendo assim, acções estarão à venda para quatro grupos de investidores.
Podem investir em acções cidadãos moçambicanos a morar dentro ou fora do país, assim como empresas e instituições nacionais.
- Trabalhadores da HCB
- Pequenos Investidores Nacionais Singulares
- Investidores Nacionais Singulares
- Investidores Nacionais Colectivos
Há três passos para investir na HCB por meio da aquisição de acções.
Primeiro Passo: Verificação
O primeiro passo para investir em acções da HCB é o de verificar a sua eligibilidade. Para que seja elegível para a aquisição de acções existem certos critérios.
Dentre os quais destacam-se os seguintes:
- Ser de nacionalidade moçambicana;
- Ser trabalhador da HCB;
- Ser uma instituição moçambicana;
- Ser uma empresa moçambicana.
Como pode perceber, o principal critério para a aquisição destas acções é ser moçambicano. O que quer dizer que apenas indivíduos que sejam de origem moçambicana é que qualificam para o efeito.
Sendo assim, esta é uma grande oportunidade para muitos moçambicanos investirem pela primeira vez numa empresa moçambicana.
Esta oportunidade irá também proporcionar aos moçambicanos a oportunidade de terem o seu primeiro investimento.
Como deve saber, investir dinheiro é uma das formas de ter renda passiva. Com várias fontes de renda passiva a pessoa pode alcançar independência financeira.
Segundo Passo: Compra de Acções
Depois de passar a verificação de elegibilidade poderá avançar para o passo seguinte, que é o da compra de acções.
Nesta fase o investidor regista-se para a compra de acções através dos seguintes mecanismos:
- Aplicação móvel SSD, através do código *124# acessível à todas as operadores de telefonia móvel nacionais (i.e. TMCEL, Vodacom, Movitel). Esta operação não tem custos.
- Operação do aplicativo móvel do BCI que pode-se baixar através do Playstore para dispositivos Android, e Itunes para dispositvos IOS (iphones e Ipads).
- Ou numa agência bancária participante.
Para cidadãos de nacionalidade Moçambicana (investidores individuais) que fazem um pedido por via de canais remotos:
- Nome
- Província e distrito de residência
- BI ou número de passaporte
- Detalhes de conta bancária onde queira receber dividendos ou conta M-Pesa, conta e-Mola, conta móvel
- NUIT (Número Único de Identificação Tributária)
A informação que se segue foi extraída directamente da página de informação sobre a compra de acções da HCB.
Se não tiver conta bancária, vai ter um mínimo de 6 meses, a partir da data da alocação de acções, para verificar o acima exposto.Os que tiverem contas bancárias em outros bancos podem ser solicitados a actualizar os dados pessoais. As empresas moçambicanas deverão apresentar documentos (incluindo um depoimento ajuramentado e certificado de registo comercial actualizado) que comprovem conformidade ou elegibilidade. Estes devem ser apresentados num período não superior a 30 dias após o aviso.
A compra de acções decorrerá de 17 de Junho a 12 de Julho de 2019, das as 8:00 às 17:00.
Terceiro Passo: Registo de Subscrição
O passo a seguir denomina-se registo do pedido de subscrição. Aqui encontra o critério de compra das acções e os respectivos segmentos.
As acções estarão à venda no valor de 3.00 Mt.
Existem também quatro tipos de investidores/segmentos, que são:
- Segmento A: Trabalhadores da HCB que podem adquirir o mínimo de 100 acções, e um máximo de 15.000 acções.
- Segmento B: Pequenos Investidores Singulares que podem adquirir um mínimo de 20 acções e um máxmo de 7500 acções.
- Segmento C: Investidores Nacionais Singulares que podem comprar o mínimo de 1000 acções e o máximo está limitado ao número de acções na oferta (com um limite de 2.000.000 de acções).
- Segmento D: Investidores nacionais colectivos que podem adquirir um mínimo de 20000 acções e o máximo está limitado ao número de acções na oferta (com um limite de 2.000.000 de acções) .
Esta informação é importante porque durante o momento do registo terá que definir que tipo de investidor é. Se é investidor A, B, C, ou D.
E assim sendo, terá uma ideia do mínimo de acções que pode comprar, e também qual é o seu limite. Sendo assim, não haverá motivos para dizer que não sei ou que não sabia.
Quarto Passo: Pagamento de Pedido de Subscrição
A quarta e última fase é a do pagamento das acções. Esta fase vai até ao dia 12 de Julho e é apenas aplicável a pagamentos por via de aplicativos.
Enquanto que os detentores de contas no BCI serão debitados directamente no final da fase B. Ou seja no final do registo de subscrição.
Por outro lado, os não detentores de conta BCI irão pagar via:
- Contas bancárias alternativas (nas agências, ATMs, internet banking, via transferência electrónica ou pagamento de serviços);
- Conta M-Pesa;
- Conta e-Mola;
- Conta Móvel *124#
Após o pagamento confirme o seu pedido.
Finalmente, o resultado de alocação de acções será publicado três dias úteis a seguir o período de ofertas de 17 de Julho de 2019.
Os resultados da oferta serão publicados no Boletim de Cotação da Bolsa de Valores de Moçambique, bem como nos jornais.
Aqui você tem a informação necessária para investir na HCB. Eis a oportunidade de todos os moçambicanos interessados puderem comprar acções nesta empresa.
8 Comments
que actividade financeira faz essa empresa e qual o meio para aderir
Boa tarde Simão, a que empresa se refere?
Ainda vendem as Ações ou qual a próxima vez que as acções estaram a venda ?
Viva Marcelino, a Oferta Pública já fechou. Mas é possível comprar acções através da Bolsa de Valores.
Bom dia Sr Edgar , peço o seu WhatsApp se possível a fim de poder me ajudar se possível em relação ao investimento quero compreender melhor
Bom dia Nélio,
Esse período de compra de acções na bolsa de valores já passou. Isso foi em 2019.
Eu quero investir na bolsa de valores como faço, tou fora de maputo
Boa tarde Normilda, não precisas estar em Maputo para investir na Bolsa de Valores. Podes começar por preencher este formulário na BVM. O link que partilhei irá te levar ao site da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).