Novas Regras para Investidores em Moçambique
Investir não significa apenas escolher onde colocar dinheiro. Significa compreender o risco que se assume, conhecer os custos envolvidos, avaliar se determinado investimento é adequado aos nossos objectivos e, acima de tudo, tomar decisões com informação suficiente.
É justamente nesta relação entre o investidor e as instituições que operam no mercado de capitais que surge uma importante mudança em Moçambique.
O Banco de Moçambique publicou o Aviso n.º 3/GBM/2026, de 2 de Junho, que estabelece regras relativas à qualificação dos investidores no mercado de valores mobiliários e define vários deveres para os intermediários financeiros.
O regulamento foi publicado no Boletim da República, I Série, n.º 103, de 2 de Junho de 2026. Segundo o próprio Banco de Moçambique, o objectivo é reforçar a protecção dos investidores, especialmente dos investidores não profissionais, através de maior transparência, limites aplicáveis a determinados investimentos, segregação de activos e gestão de conflitos de interesses. (Bancomoc)
Para quem compra acções, obrigações ou outros instrumentos financeiros através de intermediários autorizados, esta não é uma mudança meramente administrativa. O Aviso altera a forma como o investidor deverá ser conhecido, classificado, informado e protegido.
Afinal, o que é o Aviso n.º 3/GBM/2026?
O Aviso regulamenta a qualificação dos investidores no mercado de valores mobiliários e aplica-se aos intermediários financeiros que actuam neste mercado.
Na prática, significa que uma instituição que recebe ordens de compra e venda de valores mobiliários ou presta outros serviços de intermediação financeira não deverá simplesmente receber o dinheiro do cliente e executar a operação.
Passa a ser necessário saber com que tipo de investidor está a lidar.
O regulamento estabelece duas categorias fundamentais:
Investidor não profissional e investidor profissional.
Esta distinção é importante porque investidores diferentes possuem níveis diferentes de conhecimento, experiência, capacidade financeira e compreensão do risco.
Uma pessoa que está a comprar a sua primeira acção não deveria, do ponto de vista da protecção ao investidor, ser tratada exactamente como um fundo de pensões ou uma instituição financeira que realiza diariamente operações nos mercados.
É este princípio que está no centro do novo regime.
Quem é considerado investidor não profissional?
Na prática, a maior parte das pessoas singulares que começa a investir enquadrar-se-á no universo dos investidores não profissionais, salvo se cumprir as condições necessárias para ser tratada como profissional.
O investidor não profissional recebe um nível de protecção mais elevado precisamente porque não se presume que possua conhecimentos técnicos avançados sobre instrumentos financeiros.
O intermediário financeiro deverá possuir uma política escrita de categorização, com critérios, procedimentos, documentação necessária e periodicidade de revisão da categoria atribuída ao investidor. A classificação também deverá permanecer registada e actualizada nos sistemas da instituição.
Isto significa que o conceito de perfil do investidor deixa de ser apenas uma boa prática comercial e passa a assumir uma dimensão regulatória muito mais concreta.
O que é um investidor profissional?
O Aviso define investidor profissional como aquele que possui experiência, conhecimentos e competência necessários para tomar as próprias decisões de investimento e avaliar adequadamente os riscos assumidos.
Algumas entidades são enquadradas entre as categorias profissionais, nomeadamente instituições de crédito, sociedades financeiras, seguradoras, organismos de investimento colectivo, fundos de pensões, médias e grandes empresas, bancos centrais, governos e determinados investidores institucionais.
Contudo, existe também a possibilidade de determinados investidores inicialmente classificados como não profissionais pedirem para ser tratados como profissionais.
E aqui surgem critérios bastante concretos.
Quando uma pessoa pode pedir para ser investidor profissional?
Não basta dizer ao banco ou intermediário:
“Eu percebo de investimentos, portanto quero ser considerado profissional.”
Antes de aceitar a mudança, o intermediário deve avaliar os conhecimentos, a experiência e a capacidade financeira do investidor.
Além dessa avaliação, devem ser satisfeitos pelo menos dois dos três critérios seguintes:
- Operações: Ter realizado, em média, pelo menos 20 operações por trimestre durante os últimos quatro trimestres;
- Carteira: Possuir uma carteira de instrumentos financeiros, incluindo depósitos a prazo, igual ou superior a 30 milhões de meticais;
- Experiência profissional: Trabalhar ou ter trabalhado no sector financeiro durante pelo menos um ano, numa função relacionada com os serviços ou operações financeiras em causa.
Vejamos um exemplo.
A Ana possui uma carteira financeira de 35 milhões de MT, mas nunca trabalhou no sector financeiro e praticamente não realiza operações no mercado.
Só o tamanho da sua carteira não é suficiente para cumprir dois critérios.
Já o Carlos possui uma carteira superior a 30 milhões de MT e trabalhou durante cinco anos numa área de investimentos de uma instituição financeira. Em princípio, consegue satisfazer dois dos critérios quantitativos e profissionais previstos no regulamento, embora continue sujeito à avaliação do intermediário.
Portanto, ter muito dinheiro não transforma automaticamente alguém num investidor profissional.
Conhecimento, experiência e capacidade para compreender os riscos continuam a ser elementos fundamentais.
Ser investidor profissional significa ter menos protecção
Este ponto merece atenção.
Ser classificado como investidor profissional não deve ser entendido como um “prémio”, um estatuto VIP ou uma certificação de que determinado investidor é melhor do que outro.
É uma classificação regulatória.
Ao pedir para ser tratado como profissional, o investidor pode estar a renunciar a determinadas protecções destinadas aos investidores não profissionais.
O próprio intermediário deve explicar as consequências da alteração, incluindo a possibilidade de assumir um nível de risco mais elevado, e o investidor deve declarar por escrito que compreende essas implicações.
Além disso, os requisitos não são verificados apenas uma vez. O intermediário deve avaliar anualmente se continuam reunidos os pressupostos necessários para manter a categoria profissional.
Um investidor profissional pode pedir mais protecção
Também pode acontecer o contrário.
Uma instituição ou pessoa classificada como profissional pode entender que não possui experiência suficiente relativamente a uma determinada operação.
O regulamento permite que investidores profissionais solicitem um nível de protecção mais elevado e sejam tratados como não profissionais em determinados serviços, produtos ou transacções.
Isso introduz uma ideia muito importante: ninguém precisa de fingir compreender um investimento apenas porque possui experiência noutra área.
Uma empresa pode conhecer profundamente o seu próprio negócio e, ainda assim, não dominar instrumentos financeiros complexos.
O limite dos 10%: o que realmente significa?
Este será provavelmente um dos pontos que mais dúvidas vai gerar entre os investidores.
O artigo 7.º estabelece que, relativamente a produtos complexos ou de elevado risco, um investidor não profissional não pode aplicar um montante superior a:
10% do seu rendimento anual líquido
ou
10% do seu património financeiro líquido.
Imaginemos uma pessoa cujo rendimento líquido anual seja de 1.200.000 MT.
De forma simplificada:
10% × 1.200.000 MT = 120.000 MT
Se o limite for determinado com base nesse rendimento, o montante destinado aos produtos abrangidos pela disposição seria de 120.000 MT.
Contudo, é fundamental compreender que esta regra não significa que um pequeno investidor só possa aplicar 10% do seu dinheiro em qualquer investimento.
A norma refere-se especificamente aos produtos complexos ou de elevado risco.
Essa distinção muda completamente a interpretação.
Existe limite para comprar acções ou obrigações?
Aqui está uma das partes mais importantes do Aviso para quem acompanha a Bolsa de Valores de Moçambique.
O artigo 7.º determina expressamente que, em acções, obrigações e unidades de participação em fundos, não se aplicam limites quantitativos, sem prejuízo das regras de adequação e avaliação de risco.
Portanto, o limite de 10% referido anteriormente não deve ser automaticamente aplicado às acções e obrigações simplesmente pelo facto de serem investimentos.
Imagine que Alberto dispõe de 600.000 MT para investir e pretende adquirir obrigações.
Não se deve concluir, com base no Aviso, que Alberto só pode investir 60.000 MT porque 60.000 corresponde a 10% dos seus 600.000 MT.
A disposição dos 10% refere-se aos produtos complexos ou de elevado risco, enquanto o próprio artigo estabelece que acções, obrigações e unidades de participação em fundos não ficam sujeitas aos limites ali previstos, mantendo-se, contudo, as exigências relativas à adequação e avaliação de risco.
E o limite anual de 2 milhões de meticais?
O Aviso estabelece ainda que o investimento total de investidores não profissionais em ofertas públicas, financiamento colaborativo de valores mobiliários ou instrumentos similares não pode ser superior a 2 milhões de MT por ano.
Existe, porém, uma questão que exige cuidado na interpretação.
Na mesma disposição em que aparece o limite das ofertas públicas, o Aviso determina que não se aplicam limites a acções, obrigações e unidades de participação em fundos.
Como uma oferta pública pode envolver precisamente acções ou obrigações, a conjugação destas disposições poderá levantar dúvidas em situações concretas.
Por prudência, não considero adequado transformar esta regra numa afirmação simplista como:
“Um investidor só pode comprar 2 milhões de MT em acções numa oferta pública.”
O próprio Aviso prevê que dúvidas relativas à sua interpretação e aplicação sejam submetidas ao Departamento de Regulamentação e Licenciamento do Banco de Moçambique.
Portanto, em operações concretas em que as duas disposições possam aparentemente sobrepor-se, a interpretação do regulador e os procedimentos adoptados pelos intermediários serão particularmente importantes.
O banco ou intermediário terá de conhecer melhor o investidor
Uma das alterações mais significativas encontra-se no dever de verificação da adequação.
O intermediário deverá solicitar ao investidor não profissional informações sobre:
Conhecimentos e experiência; situação e capacidade financeira; tolerância ao risco; e objectivos de investimento.
Isto permite perceber por que razão duas pessoas com exactamente o mesmo montante disponível podem receber tratamentos diferentes.
Imagine:
Marta possui 300.000 MT. Nunca investiu e pretende utilizar o dinheiro dentro de seis meses para pagar propinas.
Pedro também possui 300.000 MT. Já constituiu a sua reserva de emergência, não pretende utilizar este dinheiro nos próximos dez anos e conhece os riscos dos mercados.
Os dois possuem exactamente o mesmo capital.
Mas não possuem o mesmo:
Horizonte temporal, experiência, objectivos, tolerância ao risco nem capacidade para absorver perdas.
É precisamente por isso que perguntar apenas “quanto dinheiro pretende investir?” é insuficiente.
O questionário do perfil do investidor passa a ter peso
O questionário de perfil deverá ser conservado pelo intermediário, juntamente com a decisão associada, durante pelo menos cinco anos.
Isto é significativo.
O intermediário terá de conseguir demonstrar por que razão considerou determinado investimento adequado ao perfil de determinado cliente.
Consequentemente, o questionário não deveria transformar-se num mero formulário burocrático em que o cliente assinala algumas caixas para poder prosseguir.
A finalidade é permitir uma avaliação genuína da compatibilidade entre investidor, produto e risco.
Antes de investir, o cliente deverá conhecer custos e riscos
O Aviso reforça igualmente a informação pré-contratual.
Antes da subscrição de um instrumento financeiro, o intermediário deve conseguir comprovar, em documento escrito ou electrónico, que o investidor conheceu e concordou com aspectos como comissões, encargos, custos, juros ou dividendos quando aplicáveis, riscos envolvidos e possibilidade de perda parcial ou total do capital.
Esta mudança é extremamente importante para a educação financeira.
Um investimento não deve ser analisado apenas através da pergunta:
“Quanto posso ganhar?”
Também deve responder:
“Quanto posso perder?”
“Quanto vou pagar?”
“Durante quanto tempo o dinheiro ficará investido?”
“Posso vender quando quiser?”
“Existe garantia do capital?”
“Quem assume o risco?”
Rentabilidade sem contexto pode criar uma falsa sensação de segurança.
Os custos terão de ficar mais transparentes
O intermediário deverá apresentar informação que permita ao investidor conhecer o custo total do investimento e o impacto desses custos sobre o retorno.
Imagine um investimento que gera 10.000 MT de retorno bruto.
Se existirem 2.000 MT entre comissões e outros encargos, o investidor não ganhou efectivamente os mesmos 10.000 MT.
O resultado antes de outras considerações passa para:
10.000 MT − 2.000 MT = 8.000 MT.
É esta visão do retorno líquido que interessa verdadeiramente ao investidor.
O Aviso procura tornar essa informação mais visível.
O investidor deverá receber informação depois da operação
A protecção não termina no momento da compra.
O intermediário financeiro deve enviar ao investidor um relatório de execução da ordem até ao final do dia útil seguinte à realização da operação.
Além disso, a regra geral determina o envio mensal de relatórios sobre os serviços prestados, incluindo os custos das transacções e dos serviços executados. Para investidores profissionais existem excepções previstas no próprio Aviso.
Desta forma, o investidor passa a ter melhores condições para acompanhar aquilo que aconteceu ao seu dinheiro.
Os activos do investidor devem ficar separados dos activos da instituição
Outra protecção particularmente importante é a segregação de património.
O intermediário deve distinguir os seus próprios bens dos bens pertencentes aos investidores, mantendo contas separadas ou devidamente identificadas.
O regulamento determina ainda que o intermediário não pode utilizar, em benefício próprio ou de terceiros, dinheiro recebido dos investidores. Relativamente aos valores mobiliários, a utilização em determinadas circunstâncias exige acordo escrito e prévio com os respectivos titulares.
Imagine que uma instituição possui:
100 milhões de MT de dinheiro próprio
e
50 milhões de MT pertencentes aos seus clientes.
Os 150 milhões não devem ser tratados como se constituíssem simplesmente dinheiro da instituição.
Os 50 milhões dos clientes precisam de permanecer identificados e protegidos enquanto património dos investidores.
Esta separação reduz riscos associados à fraude, utilização indevida, má gestão e erros de registo.
Os conflitos de interesses também passam a receber maior atenção
Um intermediário pode encontrar-se numa situação em que os seus próprios interesses entram em conflito com os interesses do cliente.
Imagine que determinada instituição possui interesse financeiro significativo na colocação de um determinado instrumento e, simultaneamente, recomenda esse produto aos clientes.
O Aviso exige que os intermediários identifiquem conflitos potenciais ou reais, procurem evitá-los ou reduzi-los e dêem prevalência aos interesses do investidor em relação aos seus próprios interesses.
Quando existir conflito, deve haver transparência perante o investidor.
Este princípio ajuda a responder a uma pergunta que todo investidor deveria aprender a fazer:
“Esta recomendação está a ser feita porque é adequada para mim ou porque é conveniente para quem a está a vender?”
Quem aconselha o investidor também terá de demonstrar conhecimento
A qualidade do mercado não depende apenas do comportamento dos investidores.
Depende igualmente das pessoas que os aconselham.
O Aviso determina que os colaboradores que prestam serviços de consultoria para investimento ou fornecem informações sobre valores mobiliários devem possuir conhecimentos e competências adequados.
Os intermediários devem promover formação contínua, assegurar certificações mínimas reconhecidas e avaliar anualmente os conhecimentos e competências dos seus colaboradores.
Isto contribui para profissionalizar a relação entre intermediário e investidor.
Uma pessoa que aconselha famílias a colocar dezenas ou centenas de milhares de meticais num instrumento financeiro precisa de compreender aquilo que está a explicar.
A publicidade também passa a ter regras mais claras
O Aviso proíbe mensagens promocionais enganosas, abusivas ou incompletas relativas a produtos e serviços de investimento.
Além disso, as comunicações publicitárias devem apresentar advertências visíveis acerca dos riscos associados.
Na prática, uma comunicação que destaca apenas potenciais ganhos enquanto esconde riscos relevantes fica em conflito com o espírito, e potencialmente com as exigências desta disposição.
É uma mudança importante porque muitos consumidores são atraídos para investimentos através da promessa de rentabilidade.
Mas nenhum investimento deve ser compreendido apenas pela rentabilidade prometida ou esperada.
Retorno, risco, liquidez, custos e horizonte temporal devem ser analisados em conjunto.
Educação financeira passa a fazer parte das responsabilidades dos intermediários
Há um aspecto particularmente interessante para o desenvolvimento do mercado financeiro moçambicano.
O artigo 23.º determina que os intermediários financeiros devem implementar ou apoiar programas de educação financeira dirigidos a diferentes perfis de investidores, com metas mensuráveis e atenção especial à gestão do risco, direitos dos investidores e prevenção de fraudes.
Isto demonstra uma mudança de perspectiva.
Não basta criar produtos financeiros.
É necessário criar investidores capazes de compreendê-los.
O crescimento sustentável de um mercado de capitais depende não apenas de termos mais pessoas a investir, mas de termos mais pessoas a investir conscientemente.
O que muda para quem investe na Bolsa de Valores de Moçambique?
Para o pequeno investidor interessado na BVM, o Aviso pode produzir mudanças principalmente na relação com o intermediário financeiro.
O processo tende a tornar-se mais estruturado:
Investidor → Categorização → Avaliação do perfil → Informação sobre o instrumento → Análise da adequação → Informação sobre custos e riscos → Decisão → Execução da ordem → Relatórios e acompanhamento.
Portanto, não se trata de impedir os pequenos investidores de entrarem no mercado.
Pelo contrário, o novo enquadramento procura criar mecanismos de protecção quando eles entram.
Uma pessoa continua a poder investir em acções e obrigações, mas o intermediário deverá ser capaz de demonstrar que cumpriu as obrigações de informação, avaliação e tratamento previstas pelo regulamento.
Um exemplo prático
Imagine que Ernesto decide investir 250.000 MT através de uma instituição autorizada.
Antes do novo enquadramento, a sua preocupação poderia resumir-se essencialmente a perguntar:
“Que investimentos têm disponível?”
Com a lógica introduzida pelo Aviso, o processo deverá ser mais abrangente.
O intermediário precisa de conhecer o perfil de Ernesto.
Precisa de compreender os seus objectivos.
Precisa de avaliar a sua experiência e tolerância ao risco.
Precisa de explicar os custos.
Precisa de apresentar os riscos.
Precisa de informar se existe possibilidade de perda do capital.
E Ernesto precisa de declarar que compreendeu essas informações antes de avançar em determinadas situações.
É uma mudança aparentemente burocrática, mas com consequências profundas.
Um mercado financeiro saudável não deve ser construído simplesmente sobre pessoas que compram produtos.
Deve ser construído sobre investidores que compreendem aquilo que estão a comprar.
O que o investidor deve começar a fazer?
O Aviso aumenta as responsabilidades dos intermediários, mas isso não elimina a responsabilidade pessoal do investidor.
Antes de investir, vale a pena criar o hábito de procurar respostas claras para questões essenciais: qual é o objectivo do investimento, qual é o prazo, quanto pode perder, quando poderá recuperar o dinheiro, quais são todos os custos, como o instrumento gera retorno e quem é a entidade responsável pela intermediação.
E existe uma regra que continua válida independentemente de qualquer regulamento:
Não invista naquilo que não compreende.
Um formulário de perfil não substitui educação financeira. Um regulamento não elimina risco. E a existência de supervisão não transforma automaticamente qualquer produto num bom investimento.
A regulamentação cria protecção; o conhecimento ajuda o investidor a utilizar essa protecção.
O Aviso já está em vigor?
Sim.
O artigo 28.º estabelece que o Aviso entra em vigor 90 dias a contar da data da sua publicação. Como foi publicado em 2 de Junho de 2026, à data desta publicação o período de 90 dias já decorreu.
Isto significa que o novo quadro já deve ser considerado por intermediários financeiros e investidores abrangidos.
Conclusão
O Aviso n.º 3/GBM/2026 representa uma evolução importante na protecção dos investidores no mercado de valores mobiliários moçambicano.
A principal mudança não está apenas nos limites estabelecidos.
Está na filosofia que passa a orientar a relação entre investidor e intermediário.
O investidor deve ser conhecido antes de lhe serem prestados determinados serviços. O risco deve ser explicado. Os custos devem ser transparentes. Os activos dos clientes devem permanecer separados dos activos das instituições. Os conflitos de interesses devem ser identificados. Quem presta aconselhamento deve possuir competências adequadas. A publicidade não deve esconder riscos. E a educação financeira passa a fazer parte das responsabilidades previstas no próprio regulamento.
Para o investidor comum, talvez a mensagem mais importante seja simples:
Ter acesso a investimentos é importante. Compreender aquilo em que se investe é ainda mais importante.
O Aviso procura aproximar estas duas realidades.
E, à medida que mais moçambicanos começarem a investir em acções, obrigações, fundos e outros instrumentos, esta combinação entre acesso, protecção, transparência e educação financeira será fundamental para o desenvolvimento sustentável do mercado de capitais nacional.
Nota DinheiroFala: Este artigo possui finalidade educativa e não constitui recomendação individual de investimento nem parecer jurídico. Antes de realizar uma operação, confirme as condições aplicáveis junto de um intermediário financeiro autorizado e, quando necessário, procure aconselhamento profissional.
Consultar a informação oficial do Banco de Moçambique sobre o Aviso n.º 3/GBM/2026
Discover more from DinheiroFala
Subscribe to get the latest posts sent to your email.








