Cartão de débito

Como Usar o Cartão de Débito Como Meio de Movimentação de Conta Bancária

Você já ouviu falar sobre o cartão de débito e sabe como usá-lo? Alguns poderão responder a esta pergunta de forma positiva, mas será que todos sabem como ele funciona e como é que deve ser usado? Neste artigo nós vamos falar sobre algumas dessas questões com o objectivo de poder educá-lo melhor.

Quando você abre uma conta bancária o banco lhe oferece várias formas de movimentar a sua conta. A isso os bancos chamam de meios de movimentação de contas. Quando você abre a sua conta no banco é importante saber quais são os meios de movimentação de conta que estão disponíveis para si.

Isso é importante de modo a que você esteja melhor informado e também faça a sua escolha em termos de qual dos meios você irá  usar. É claro que você não precisa se concentrar apenas em usar um único meio para movimentar as suas contas, você pode usar vários. Mas para tal é importante saber quais é que estão ao seu dispor e como é que eles funcionam.

Meios de Movimentação de Conta Bancária

São instrumentos usados pelos clientes bancários para efectuarem levantamentos de dinheiro na sua conta e realizar outras operações como pagamentos e compras de serviços.

As contas bancárias podem ser movimentadas através de vários meios ou formas, sem que a pessoa tenha que se deslocar ao banco para efectuar uma operação. Por exemplo, o simples levantamento do dinheiro na boca do caixa.

Diferentes Meios de Movimentação de Contas Bancárias

Existem vários meios de movimentação de contas, dentre os quais podemos destacar os seguintes:

  • Cartão de débito
  • Cheque
  • Transferência
  • Débitos diretos

Os meios de movimentação de conta permitem com que o cliente   não tenha que deslocar-se ao banco para fazer uma transação, só tem de usar os meios que tem ao seu dispor e executar as suas operações onde quer que esteja.

Cartão de Débito

cartão de débito

Cartão de debito é um cartão pessoal sobe a forma de plástico, associado a uma conta bancária, que permite ao dono da conta fazer levantamentos e outras operações.

A ideia da sua criação foi para ter acesso ao dinheiro depositado no banco, a qualquer altura e em qualquer lugar, sem a necessidade de o cliente dirigir se ao balcão do seu banco para efectuar uma operação bancária.

O cartão de débito serve para realizar operações, estas podem ser na ATM; no caso levantamento de dinheiro, pagamentos ou compra de serviços como agua, energia e recargas. Pode também efectuar pagamentos através de POS, e fazer pagamentos online.

O Que é ATM e Como Usar o Seu Cartão Débito na ATM?

Cartão de débito

ATM (do inglês: automatic teller machine) caixa automática ou terminal que permite consultar e movimentar contas bancárias por via eletrônica, através do cartão bancário.

Nela pode se realizar diversas operações como no caso de levantamento de dinheiro, pagamento de propinas, entre outros serviços.

A vantagem no uso da ATM, está no facto de poder aceder qualquer serviço a qualquer dia e qualquer hora, quer seja à altas noites ou até mesmos aos finais de semana e feriados. Períodos que normalmente os serviços bancários não estão disponíveis.

O valor mínimo que pode ser retirado da ATM é de 100.00 MT, porém o valor máximo é determinado pela política de cada banco, mas o padrão varia de 5.000.00 MT á 10.000.00mt.

O Que é POS e Como Pode Ser Usado o Cartão Débito no POS?

cartão de débito

POS (do inglês: point of sale or point of service) terminal de pagamentos automáticos presente em lojas ou locais onde ocorre transação de vendas.

Neste caso, o cartão pode ser usado para fazer pagamentos numa estação de bombas ou para fazer compras numa loja. Ao entregar o seu cartão, será retirado o valor através do POS, no entanto, cada banco determina o valor da comissão a ser cobrado no uso do mesmo, mas, geralmente não se cobra nada.

Embora algumas lojas não fixem o valor mínimo a ser pago na compra de produtos ou serviços através do POS, geralmente tem sido 100.00 MT, e o valor máximo, como tem sido comum, é determinado pelo banco.

Outras Finalidades do Cartão de Débito

No caso de a pessoa ter internet, pode usar a mesma para realizar pagamentos online.  Pesquisando o tipo de pagamento que pretende fazer, pode selecionar, por exemplo, na área de saúde, educação, ou mesmo pagar outro tipo de artigo. Terá um campo onde irá preencher alguns dados e num dos campos preencherá o número do seu cartão, logo, terá de confirmar a operação e em seguida será retirado da sua conta o valor requerido na transação.

Cuidados no Uso do Cartão do Débito

cartão de débito

Ao receber o seu cartão de débito deve trocar o PIN por um que seja de fácil memorização. Aconselha-se a não colocar datas de aniversário, ou um número que seja do conhecimento das suas relações.

O PIN está em substituição da sua assinatura, por isso não deve ser compartilhado com outras pessoas. Altere o seu pin sempre que achar necessário, ou quando desconfiar que tem mais pessoas com acesso a ele em.  Não deve escrever o seu PIN em documentos ou mesmo no verso do cartão, para que as pessoas não façam o uso indevido do mesmo.

Sendo o PIN o código secreto, importa que ao efectuar pagamentos na ATM, não deixe a vista ao digitar o mesmo. Pode até usar a sua mão para cobrir a máquina e digitar o seu código. Pesa embora, alguns bancos já estejam a criar mecanismos de modo com que sejas o único a ver o seu PIN ao digitar o mesmo sem que tenha que cobrir.

Outros Cuidados Com o Cartão de Débito

Por questões de segurança altere o seu pin periodicamente

Guarde o seu cartão sempre em locais seguros, evitando colocá-lo junto de matérias metálicos (chaves) ou campo magnéticos (carteiras com hímen).

Não deve ceder o seu cartão a terceiros para efectuarem levantamentos, pagamentos ou quaisquer transações em seu nome;

Sempre que realizar um pagamento, nunca deve perder o seu cartão de vista e deve certificar-se que o cartão é passado num único equipamento/POS;

Ao pagar, após confirmar o valor e o PIN, não permita que repitam a operação; sem que o POS apresente a mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida;

Exija sempre um talão comprovativo de compra;

Em caso de perda furto ou roubo do cartão, comunique imediatamente o seu banco e

Quando o cartão ficar retido na ATM, contacte imediatamente o seu banco.

Conclusão

É importante obter um cartão de débito pois ele dá maior segurança, evitando desse modo andar com valor físico, o que pode originar roubos ou perda de dinheiro. Apesar de ser um meio seguro há outros cuidados a ter em conta, como no caso de não expor o seu PIN para que uma pessoa alheia não use o seu cartão.

Pode também ter controlo da sua conta, solicitando o seu banco para que active o serviço de notificação de SMS, assim poderá ser informado sempre que se fizer qualquer operação com o seu cartão débito.

Fonte: Banco de Moçambique

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do Share Your Ideas Online . É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.

Deixar uma resposta