Muitas vezes ouvimos falar de bancos comerciais mas sem saber o que são. Contudo, saber o que são os bancos comerciais é muito importante para todos nós. É fundamental saber como é que eles funcionam, qual é o seu papel, e como é que eles se financiam.
Neste artigo falaremos sobre isso mesmo, o papel dos bancos comerciais na nossa sociedade e porque é que eles são importantes para si e para mim. Lei para saber mais.
Bancos Comercias
A actividade de um banco comercial tem sido importante ao longo da história do nosso país. A crescente popularização dos seus serviços nos últimos anos tem servido para prestar apoio a famílias nucleares através da concessão de créditos para a agricultura, indústria, transportes, comércio e construção. De um modo geral, ajuda para o desenvolvimento da economia do país e a gerar uma sociedade de poupança.
Banco Comercial
É uma instituição de crédito ou financeira, cuja actividade principal é proceder a captação de recursos financeiros fazendo intermediação e canaliza esses recursos a quem precisa. Ou seja, o banco capta dinheiro por meio de depósitos e canaliza o mesmo dinheiro, através de financiamentos ou empréstimos a clientes que podem ser singulares ou empresas de acordo com as necessidades dos beneficiários (clientes).
O Que é Um Depósito e Quais São os Tipos de Depósitos Comuns em Bancos Comerciais?
Depósito Bancário
É o montante colocado a guarda de um banco, que geralmente é objecto de juros em benefício do depositante (cliente). Existem dois tipos de depósitos bancários;
Depósito a Ordem ou à Vista
O banco obriga-se a pagar ao cliente a qualquer momento o dinheiro que este lhe confiou. Este dinheiro pode ser movimentado através do cheque, ordem de pagamento, transferências e cartão de pagamento.
- Depósito a Prazo
É o dinheiro guardado no banco por um período determinado e que só deve ser movimentado pelo cliente (o depositante) nas condições acordadas com o banco. O banco compensa o cliente deste deposito pagando-lhe um valor correspondente a taxa de juros.
Fontes de Financiamento de Um Banco Comercial
Do princípio para se constituir um banco tem que haver capital; o que significa que a primeira fonte são as entradas dos acionistas (donos) e seguir constitui-se o banco. Posteriormente, o mesmo vai ao mercado captar depósitos (buscar recursos de terceiros) para puder passar a outros. Mas pode também financiar se através de outras intuições ou bancos. Pode até fazer emissão de obrigações.
O Que São Produtos Financeiros Bancários?
Os particulares recorrem a créditos de consumo (caso queiram comprar eletrodomésticos e não tenham dinheiro suficiente pode recorrer a um banco.
Os Bancos Comercias Cobram Taxas?
Quando os bancos intervêm numa transação financeira, naturalmente, que essa transação tem os seus custos, mas é claro, que o valor cobrado pelo serviço depende de cada banco.
Serviços Que os Bancos Comerciais Prestam aos seus Clientes
Fora os depósitos bancários, concessão de créditos, não só a singulares como também a empresas, os bancos têm serviços de levantamentos, transferências e pagamentos de serviços e produtos. Existem também outros serviços dependendo da inovação de cada banco, há bancos que tem por exemplo: pacotes para viagens, transferências para o exterior, entre outros produtos.
Outras Actividades do Domínio dos Bancos Comerciais
Educação financeira; que envolve o ensino a sociedade, sobre poupança, a segurança e o rendimento em deixar o valor no banco. Ao em vez de guardar dinheiro em casa, a poupança pode futuramente ajudar na educação dos filhos, comprar uma casa e ajudar na realização de sonhos que envolvem dinheiro. Citando como exemplo: no caso de calamidades, se o dinheiro estiver em casa pode se perder, enquanto que no banco a qualquer altura pode se aceder o mesmo.
Funções dos Bancos Comercias
No desempenho do seu papel, o banco comercial aceita como cliente quaisquer concidadãos com situação de plena legalidade, assim como intuições de diferentes vocações. Isto é; os clientes da banca comercial podem ser particulares, empresas privadas e públicas, associações que tanto podem depositar o seu dinheiro no banco, como também podem pedir financiamento através do credito.
Então o banco tem produtos e soluções para todo o tipo de clientes, ele desenvolve soluções para conseguir ajudar quem precisa de acordo com as suas necessidades financeiras.
Um banco comercial capta depósitos, concede créditos e presta uma gama de serviços bancários que facilitam a vida dos cidadãos. Uma situação conhecida tem sido o apoio crescente que a banca comercial proporciona a cidadãos ou intuições que pretendem se envolver na área de negócios através da criação de produtos de créditos adequados aos rendimentos e as necessidades dos seus clientes, como no caso das médias e grandes empresas.
Outro importante papel desencadeado pelos bancos comerciais é a actividade de poupança a qual permite fazer reservas de valores para uso no futuro. Lembre-se que poupar significa guardar parte do rendimento ou receita que não é gasta, e sim, ser usada no futuro. Nisso, quando canalizamos ao banco a poupança, permite aumentar os nossos rendimentos, pois o banco compensa ao cliente pagando juros.
Existem neste caso diferentes tipos de poupança: a curto, médio e longo prazo, de acordo com as necessidades de cada um.
Para além dos produtos financeiros anteriormente referidos, a banca comercial oferece serviços que antes eram exclusivamente prestados por áreas de profissão para o efeito vocacionado. São soluções que facilitam o dia a dia do cidadão, pois podem ser acedidos a qualquer hora sem necessidade de se dirigir ao banco. Refere-se ao uso do telefone ou de internet Banking, que pode ser usado para pagamentos de serviços e produtos bem como das propinas escolares, facturas, impostos, etc.
Não caso de um empregador, pode usar os serviços bancários para pagar salários aos seus empregados.
Vantagens
É sempre melhor ter uma conta no banco onde poderá deixar o seu dinheiro em segurança ao em vez de ficar com o valor em casa. Pode optar em fazer depósitos a prazo o que lhe permitirá ter um valor acrescido depois de um período do tempo.
Xitique
É uma prática social de poupança coletiva e rotativa que é muito comum na sociedade moçambicana. Para além de permitir a socialização nos membros, o xitique é uma forma de guardar dinheiro que é usado no consumo negócios e pequenos investimentos. Tendo em conta os montantes movimentados nessa forma de poupança informal, aconselha os seus praticantes que façam xitiques através de contas bancárias, pois terão o seu dinheiro seguro e poderão ter acesso aos serviços prestados pelos bancos.
Fonte: Banco de Moçambique
Artigos Relacionados
Discover more from DinheiroFala
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
2 Comments
Muito obrigado Sr Egar Chauque, pela rica matéria valeu-me muito saber. Tive um trabalho de investigação sobre as principais operações de crédito no mercado moçambicano. Principalmente no que tange as principais actividades destacadas nos 4 tipos de bancos comeciais que também elevaram muito o meu conhecimento nesta área.
Meu nome é Sebastão Celestino, Sou estudante técnico médio na UNITEC, estou a fazer um curso intensivo durante seis meses, sobre Gestão Bancária Financeira e Seguros. E uma parte desta matéria foi muito fundamental para o meu estudo.
Olá Sebastiano, é sempre um prazer poder ajudar. Estou feliz pelo teu progresso, sucesso para si. Um abraço.