Compra Compulsiva ou Oniomania: Saiba o Que é

Você já ouviu falar da compra compulsiva? Talvez sim talvez não, mas este é um hábito comum principalmente entre as mulheres, mas que também existe nos homens.

O que você deve saber é que compra compulsiva não é apenas um hábito mau que certas pessoas têm. Isso é uma distúrbio financeira que precisa ser tratado como tal.

O Que é Compra Compulsiva

Mas afinal o que é isso de Compra Compulsiva? Você deve estar a perguntar. Muito bem, vamos ao Wikipédia procurar saber.

A compra compulsiva “é experimentada como um impulso irresistível e incontrolável, resultando numa actividade retalhista excessiva, dispendiosa e morosa [ou seja] tipicamente motivada por uma afectividade negativa” e resulta em “dificuldades sociais, pessoais e/ou financeiras graves”.

Como pode perceber pela definição acima é que a compra compulsiva é algo difícil de resistir e controlar, que faz com que a pessoa faça compras e gastos excessivos e dispendioso.

E por que a compra compulsiva involve gastos financeiros ela acaba que criando problemas financeiros sérios para quem tem. Geralmente, quem tem o hábito de comprar de forma compulsiva dificilmente alcança liberdade financeira.

Uma caracteristica deste comportamento é fazer com a pessoa até recorra às dívidas para saciar o desejo ou impulso de gastar dinheiro. Essa pessoa simplesmente não resiste a esta ânsia de querer comprar e gastar mais e mais.

O distúrbio de compra compulsiva (DCP), ou oniomania (do grego ὤνιος ṓnios “para venda” e μανία manía “insanity”[1]), caracteriza-se por uma obsessão com o comportamento de compra e compra que causa consequências adversas.

Wikipédia

Mas algo ainda mais sinistro que se deve tomar em consideração é que isso não apenas um simples hábito, é um distúrbio financeiro.

Este distúrbio de compra compulsiva também chama-se oniomania como termo técnico.

Estágios da Compra Compulsiva

A compra comulsiva ocorre em quatro estágios que são:

#1 Antecipação

No primeiro estágio a pessoa preocupa-se pela aquisição de um determinado ítem ou pelas compras no geral.

#2 Preparação

No segundo estágio a pessoa passa o tempo a planear a excursão da compra.

#3 Compra

No terceiro estágio é onde a pessoa tira o seu cartão de crédito ou de débito para adquirir o íten ou fazer as próprias compras.

#4 Gastos

O quarto estágio envolve a alegria por ter gasto dinheiro dinheiro nas compras ou pelos ítens que a pessoa adquiriu.

Quais São os Sintomas da Compra Compulsiva

Como qualquer tipo de distúrbio ou anomalia a compra compulsiva tem os seus sintomas. Os sintomas nos ajudam a identificar se realmente a pessoa sofre dessa anomalia ou não.

Conhecer esses sintomas é importante para quem suspeita sofrer desse tipo de distúrbios, ou mesmo para quem conhecer alguém ou um membro na família que os tenha. Assim, estará na melhor posição de poder ajudar.

A compra compulsiva caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

  • Preocupação Excessiva com Compras
  • Preocupação Como Resultado da Actividade
  • Obsessão Constante Por Compras e Insatisfação a Todo Tempo
  • Comprar ou gastar dinheiro como resultado de estar desapontado, zangado ou deprimido.
  • Ter angústia emocional ou caos na vida pessoal e familiar por causa das compras ou de gastar dinheiro.
  • Ter discussões com outros relativamente a hábitos de compras ou de gastos.
  • Sentir-se perdido sem cartões de crédito.
  • Comprar artigos a crédito que não seriam comprados com dinheiro.
  • Gastar dinheiro parece ser um acto imprudente ou proibido.
  • Sentir-se culpado, envergonhado, embarassado, ou confuso depois de fazer compras ou gastar dinheiro.
  • Mentir a outros, especialmente ao cônjuge, sobre o que foi comprado ou quanto dinheiro foi gasto.
  • Fazer malabarismos com contas e facturas para acomodar despesas.
  • Sentimento de impotência e impotência para ultrapassar a compulsão de gastar.

Prestando atenção a esses sintomas você poderá fazer um diagnóstico se sofre ou não da compra compulsiva. E se conhece alguém que tem esses sintomas estará na melhor posição de poder entendê-la e até ajudar.

Consequências da Compra Compulsiva

Por ser um distúrbio financeiro a compra compulsiva tem várias consequências para quem sofre dela. Dentre as quais quais podemos destacar algumas.

Desde casamentos, relacionamentos a longo prazo, o endividamento extremo, não pagamento de dívidas, furto, problemas financeiros, e até a falência.

Para além de problemas que se relacionam directamente com o dinheiro, outros problemas que advém deste tipo de distúrbios financeiros são a ansiedade, problemas de saúde, divórcio, e até mesmo o suicídio.

Como pode perceber a compra compulsiva é um algo que pode ter consequências desastrosas para quem sofre dela. Por isso é importante procurar ajuda logo que perceber que sofre desse tipo de distúrbio ou ajudar a quem tem.

Agora que já sabe o que é compra compulsiva está na melhor posição de poder compreender o comportamento de certas pessoas ou até o seu. O importante é não permitir com que isso se acentue e tratar logo que possível.

Mais Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.