21 Erros Que os Homens Cometem Com o Dinheiro

Muitos homens cometem erros com o dinheiro sem ter noção do quanto isso irá custar caro para a sua independência financeira. Isso porque muitos ainda não começaram a levar a sério essa questão do dinheiro, e se continuarem com os mesmos hábitos correm o risco de caírem na pobreza.

Escrevi este artigo para alertar e despertar aos homens sobre a importância de prestarem atenção na forma como usam as suas finanças. O objectivo deste artigo é o de trazer ordem e alguma sanidade financeira nos homens.

#1 Não Poupar

O hábito de não poupar é um erro comum entre muitos, os homens caiem muito nesse erro por pensar que sempre haverá salário. Ter poupança é muito importante porque dá segurança sobre certas áreas da vida. O  facto de não ter o hábito de poupança é o que normalmente leva ao endividamento.

#2 Gastar Em Coisas Inúteis

Todos nós já fizemos isso em algum momento, mas há tempo para crescer. Gastar dinheiro em coisas que não acrescentam nenhum valor é o caminho mais rápido para a pobreza. O dinheiro deve-se usar para comprar activos, coisas que metem dinheiro no seu bolso e não o contrário.

#3 Não Investir Para o Futuro

Se é que há algo que todos nós temos é o futuro, é verdade que nenhum de nós sabe como é que o seu futuro será. Mas é possível planear para o futuro, os hábitos financeiros do presente são indicadores de como será o seu futuro financeiro.

Muitos homens gastam todo o dinheiro que têm e não se preocupam com o futuro, até que algo de errado aconteça com eles. E normalmente quando é assim é tarde demais.

#4 Gastar Dinheiro Com Amantes

Este um péssimo hábito que certos homens indisciplinados têm, e ele advém da ideia de que ser homem é ter mais do que uma mulher. Isso está longe da verdade, o facto de não saber se conter, se disciplinar, e saber dizer não quando se trata de mulheres é um problema.

Normalmente quando você tem uma amante significa que terá que gastar muito dinheiro com ela. Por vezes até gastar dinheiro que não gasta com a sua própria esposa, poderia fazer o bom uso do seu dinheiro e poupar, investir, ou criar uma receita extra para si.

#5 Não Aprender Sobre Educação Financeira

Muitos homens são financeiramente ignorantes, e para piorar é ainda recusam-se a aprender sobre educação financeira. Se existe algo que você deve aprender para além das cadeiras escolares é sobre o dinheiro, e como ele funciona.

A ignorância financeira custa muito caro e ela não perdoa a ninguém. A pobreza é resultado da ignorância financeira, e ela só pode ser eliminada aprendendo sobre o dinheiro.

#6 Não Comprar Activos

Não comprar activos é resultado directo da falta de conhecimento sobre como o dinheiro funciona. Não saber distinguir entre um activo e um passivo é o caminho para o desastre financeiro. Muitos gastam o seu dinheiro comprando passivos.

Um activo é tudo o que mete dinheiro no seu bolso, e um passivo é tudo o que tira dinheiro do seu bolso. Conhecer a diferença entre estes dois conceitos é fundamental para alcançar a independência financeira.

A independência financeira não se alcança por uma questão de sorte, ela é resultado de certas acções deliberadas que todos devemos tomar para tal.

#7 Gostar de Impressionar os Amigos

Quantas vezes você vai a loja e compra um produto caro só para impressionar os seus amigos. Por acaso isso acrescenta algum valor na sua conta bancária? Compras de vaidade levam a pobreza e não ajudam a ninguém.

Você não precisa de impressionar a ninguém para viver.

Muitos gastam dinheiro que não têm para comprar coisas que não capazes de comprar para impressionar pessoas que não gostam.

Será que você é uma dessas pessoas? Se for é melhor parar com isso. Não ajuda nada comprar o um telemóvel caro, uma viatura cara, e roupa de marca se o seu futuro financeiro ainda não está definido.

#8 Não Levar Dinheiro Para Casa

Muitos homens quando recebem o salário grande parte dele fica na rua, e apenas uma pequena parte é que chega à casa. Isso se for a chegar. Isso acaba fazendo com que tenha que se endividar para custear as despesas do mês.

#9 Não Conversar Sobre Dinheiro Com Sua Parceira

Alguns homens preferem não conversar com as suas parceiras sobre o dinheiro. E uma das conversas mais importantes num casamento é sobre o dinheiro. O dinheiro é um dos responsáveis para o aumento das estatísticas do divórcio.

É importante dialogar e planear sobre o dinheiro com a sua parceira e lhe colocar a par de todas as suas decisões financeiras. Alguns homens acreditam que não devem divulgar o seu salário as suas esposas. Esse é um grande erro que está cometendo, porque mostra falta de confiança na sua parceira, e se não confia na sua parceira, o que é que está a fazer com ela?

#10 Confiar no Seu Emprego

Um dos grandes erros que alguém pode cometer na vida é confiar no seu emprego. Isso é um perigo porque o emprego nunca lhe trará segurança financeira. Vivemos em tempos muito inseguros financeiramente, onde empresas estão fechando a cada semana que passa.

Lembre-se que no mundo capitalista a mão de obra constitui uma despesa para as empresas. Quando elas querem reduzir custos a primeira coisa que fazem é despedir pessoas, pense seriamente nisso e nunca diga que o que aconteceu com os outros jamais acontecerá consigo. O que é lhe dá tanta segurança que isso não irá lhe acontecer?

Simplesmente não coloque toda a sua confiança no seu emprego, pense em outras formas de aumentar a sua receita. E se algo acontecer consigo ou a sua empresa a vida não para.

#12 Gastar o Seu Dinheiro Com  Álcool

erros com o dinheiro

O consumo de álcool é um estilo de vida para muitos, alguns pensam que é normal ou comum e que a vida deve ser assim. Em primeiro lugar o consumo excessivo do álcool provoca danos para a sua saúde, em segundo lugar o álcool custa dinheiro.

Já se deu o tempo de sentar e calcular quanto gasta no álcool mensalmente? Sabe o que poderia fazer com esse dinheiro para fortalecer a sua segurança financeira? Não seja um idiota, comece a pensar seriamente no assunto, o consumo do álcool está lhe a custar caro.

#13 Não Guardar Dinheiro Para a Reforma

Sempre irá chegar o dia em que você já não terá tanta energia para trabalhar, será que já pensou nisso? Ou acha que sempre terá a energia que tem hoje? Comece a pensar e planear para a sua reforma hoje. Agora é que é o momento, e faça o dinheiro acumular para quando esse dia chegar você não viva como um mendigo.

Espero que não esteja a deixar essa responsabilidade para os seus filhos. Se for assim está a cometer um grande erro, comece a pensar na sua reforma agora.

#14 Depender do Salário

Muitos pensam que terão o seu salário para sempre, isso é um erro que está a cometer. À semelhança de não ter que confiar no seu emprego, é importante não depender do seu salário para sempre. Pense em formas alternativas de receita para compensar o seu salário, pare de viver como um assalariado e assuma o destino das suas finanças.

Por depender do salário muitos entram em crise quando ele atrasa entrar. Isso não é bom, deixe de ser dependente dos outros.

#15 Fazer Filhos Fora de Casa

Muitos homens gostam do sexo, não que haja algo de errado com isso. Só que o problema está quando deixa a esposa em casa e decide fazer sexo fora de casa. E assim vai acumulando filhos e filhos fora.

É importante saber que essas crianças que você está trazendo ao mundo precisam de atenção e é necessário dinheiro para cuidar delas. Custa muito dinheiro criar filhos, por isso, é irresponsável fazer filhos indiscriminadamente para depois não cuidar deles.

O facto é que você não vai escapar dessa, se fez filhos fora terá que cuidar deles. E só uma questão de tempo até que veja a pobreza a bater à sua porta por falta de disciplina. Aprenda a manter o zíper fechado e invista na sua independência financeira.

#16 Depender de Boladas

erros com o dinheiro

Alguns homens vivem de boladas como se isso fosse sustentável, fazer boladas não é fazer negócio e não é uma forma sustentável de ganhar dinheiro. Use da sua inteligência para criar fontes de receitas que sejam sustentáveis e que você possa depender delas.

#17 Usar Dinheiro Para Impressionar Mulheres

À semelhança de homens que gastam dinheiro para impressionar amigos, outros gastam para impressionar mulheres. Você não vai longe financeiramente enquanto continuar a fazer isso, se usa do seu dinheiro para impressionar mulheres você terá aquilo que procura.

O facto é que as mulheres que você tenta impressionar também estão à procura de homens idiotas como você. E acredite em mim você vai apanhar, porque essas mulheres não querem nada de ti a não ser o seu dinheiro. Quando o dinheiro acabar você não terá ninguém para impressionar.

Portanto, seja sábio e pare com isso.

#18 Ostentação

Até agora não percebo qual é a necessidade de ostentar, ou querer ser aquilo que não é. Isso é um sinal que você sofre de crise de identidade. Não tente imitar o seu vizinho, familiar, ou colega porque você não sabe o que eles fazem para ter o dinheiro que ostentam.

Viva a sua vida e pare de viver para os outros, caso contrário meu caro você vai cair na pobreza. E pobreza dói, depois não diga que não avisei.

#19 Abrir Contas Secretas

A não ser que você seja um agente secreto ou qualquer coisa do gênero, não vejo porquê tenha que esconder as suas contas da sua mulher. Já ouvi casos de pessoas que fizeram isso para depois morrerem sem que as esposas soubessem da existência das tais.

Meu irmão, por favor não faça isso.

#20 Fazer Investimentos Sem o Conhecimento da Mulher

O outro erro com o dinheiro comum entre os homens é o de manter em segredo os investimentos financeiros que tem fora. Isso irá criar problemas para a sua relação e também é sinal de falta de consideração para com a sua parceira de vida.

#21 Não Planear Para o Futuro

Quem falha planear planeia falhar.

Não planear para o futuro é ser irresponsável, não viva como se não existisse o amanhã. Planeie as suas finanças para que amanhã não passe vergonha e sofra por causa da pobreza.

Conclusão

Se você é homem e está a cometer alguns desses erros que mencionei neste artigo é melhor parar e fazer os ajustes necessários na sua vida. Comece a dar maior valor ao seu dinheiro à sua vida e use com muita sabedoria.

Espero que ao ler este artigo possa identificar alguns dos erros com o dinheiro que possa estar a cometer. Deixe o seu comentário e partilhe connosco o que achou do artigo.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.