O cartão de débito é um dos meios mais usados para fazer pagamentos e levantar dinheiro. O seu uso traz consigo várias vantagens para quem o tem, desde a conveniência e a segurança por não ter que transportar consigo avultadas somas de dinheiro.
Por esse motivo, ele tem sido alvo de roubos, extravio e até assaltos. Isso porque quem tem acesso ao seu cartão de débito, tem também acesso ao seu dinheiro (pelo menos em parte).
Em via disso, é de vital importância tomar medidas de precaução de modo a proteger o seu cartão de débito. Sendo assim, decidi escrever este artigo para partilhar consigo alguns cuidados que deve tomar com o seu cartão de débito.
#1 Assine no Verso do Cartão
O primeiro passo que a pessoa deve tomar logo que receber o seu cartão de débito é assinar no verso. A sua assinatura é prova de que é o proprietário do cartão.
Embora a assinatura por si só não evita que o seu cartão seja usado por estranhos. Porém, esse é um passo importante a tomar.
#2 Alterar o PIN Logo Que Receber o Cartão
Quando recebe um novo cartão de débito ele vem com um um PIN atribuído pelo banco. Esse PIN é secreto mas é também generalizado. Sendo assim, a melhor coisa a fazer é criar um PIN personalizado.
Logo que recebrer o cartão troque o PIN para um PIN seu e que só você é que conheça. Alguns bancos oferecem a opção de trocar o PIN a primeira vez que o usar o cartão.
Contudo, é importante evitar usar números que são fáceis de adivinhar. Por exemplo, números como data de aniversário não são aconselháveis.
#3 Não Escrever o PIN no cartão, Telemóvel, ou Outro Dispositivo
O PIN do seu cartão é secreto e não deve estar num local fácil de o encontrar. Por isso, lugares como o próprio cartão, o seu telemóvel, ou outros locais fáceis de localizar.
A ideia aqui é mantê-lo num local em que apenas você pode o localizar.
#4 Não Divulgar o PIN a Terceiros
O seu PIN é para o seu uso privado, por isso, ninguém mais deve conhecer. Como precaução, é importante não divulgá-lo a ninguém.
Existem casos em que pessoas divulgam o seu PIN a pessoas próximas como namorados, irmãos, ou até amigos. E as pessoas fazem isso por causa da confiança, porém, se algo acontecer com essas relações poderá colocar em risco a integridade do seu cartão.
Por isso, evite partilhar o PIN ou troque sempre que for necessário.
#5 Evitar Que Alguém Visualize o PIN Sempre Que Usar o Cartão
Sempre que usar o seu cartão numa ATM ou POS em público, é importante proteger o PIN. Pode fazer isso usando a palma da sua mão para cobrir o PIN quando estiver a digitá-lo.
Tenha em conta também que em alguns estabelecimentos existem câmeras, por isso, como precaução tenha sempre o cuidado de cobrir o seu PIN para que não seja visto por ninguém.
#6 Em Caso de Perda, Furto, ou Roubo, Informar de Imediato o Seu Banco
Se por ventura perder o seu cartão, sofrer um assalto, ou até furto, a primeira coisa que deve fazer é informar ao banco para que o seu cartão seja bloqueado.
Faça isso logo que perceber que está sem o seu cartão para que não seja usado por terceiros.
Estes são alguns dos cuidados que deve tomar de modo a proteger o seu cartão de débito. Estar prevenido é sempre melhor do que a cura, portanto, siga esses passos de modo a assegurar que o seu cartão está protegido.