Com os desafios da inclusão financeira em Moçambique, muitos Moçambicanos encontram-se privados do acesso a serviços bancários. Atualmente apenas 3 milhões de moçambicanos têm acesso aos bancos, o que corresponde a um pouco mais de 10 %.
O baixo número de pessoas que usam os serviços bancários em Moçambique deve-se a factores como a falta de infraestruturas adequadas, assim como a falta de energia em certos distritos do país, dentre outros factores.
Isso coloca muitos moçambicanos numa situação precária quando o assunto é dinheiro, Dificultando desse modo a vida de muitos cidadãos deste país.
A Introdução da Carteira Móvel
Por outro lado, a chegada dos serviços de carteira móvel, ajudou a minimizar de forma considerável essa grande lacuna. Tendo em conta que as três operadores de telefonia móvel em operação em Moçambique (Tmcel, Vodacom, e Movitel), oferem esses serviços.
Com este serviço todo o moçambicano que possui um telemóvel pode fazer pagamentos, enviar, e receber dinheiro, dentre outros serviços que estas soluções oferecem.
Mas antes de prosseguir é possível que você esteja perguntando o que é uma carteira móvel. Isso não me surpreende pois, já ouvi essa pergunta Também. E em algum momento também já a fiz.
Mas não se preocupe que eu já explico o que é esse negócio de Carteira Móvel…
O Que Uma Carteira Móvel
Carteira Móvel é um serviço que permite realizar operações financeiras através do telemóvel. Este serviço é exclusivamente oferecido pelas empresas de telefonia móvel que acabam alavancando no elevado número de clientes que possuem.
Apesar da Carteira Móvel funcionar por telefone é importante não confundir com o aplicativo móvel que os bancos oferecem. Ou até mesmo o serviço de transações bancárias que se fazem pelo telemóvel.
Na sua essência, este serviço apenas funciona através das empresas de telefonia móvel, que tradicionalmente não são bancos e nem detêm a licença para oferecer serviços bancários.
Qual é Diferença Entre a Carteira Móvel e Um Serviço Bancário
Embora serviços de carteira móvel oferecerem algumas operações que os bancos também oferecem, eles não são a mesma coisa. Pois, os bancos têm licença para realizar certas operações tais como:
- Abertura de Contas
- Transgerências Interbancárias
- Depósitos
- Pagamentos por Cheque, POS, ou Transferência Bancária.
Só para mencionar alguns.
O serviço de Carteira Móvel que as operadoras oferecem apenas realizam algumas operações que até são convenientes para a maioria dos moçambicanos. Dentre esses serviços podemos destacar os seguintes:
- Depositar Dinheiro
- Transferência de dinheiro
- Levantamento de Dinheiro
- Pagamento de Serviços
- Compra de Recargas (Telemóvel)
- Pagamento de Serviços (Água, televisão a cabo)
- Compra de Credelec
- Compras em estabelecimenentos comerciais
E para fazer tudo isso a pessoa apenas precisa ter um cartão registado da operadora em causa, e registar para o serviço de Carteira Móvel. A partir daí a pessoa já pode realizar todas as operações que este serviço oferece.
Se bem que os bancos tem uma grande vantagem e são necessários para que muitos possam abrir contas e guardar o seu dinheiro, os serviços de carteira móvel vieram para ajudar a muitos moçambicanos.
Isso não é para menos se tomarmos em conta o sucesso que o Mpesa teve no Quénia com a empresa de telefonia móvel Safaricom. Só para demonstrar que este serviço é fundamental para a vida de muitos Africanos que não têm acesso aos bancos por um motivo ou outro.
Algo importante que é digno de menção é que as carteiras móveis não são um serviço de caridade. E embora algumas operações sejam grátis, as principais operão não o são. Elas acarretam taxas que muitas vezes são maiores que as que os bancos praticam.
Como costumo dizer, esse é o preço que se paga pela conveniência.
Serviços de Carteira Móvel Que Operam em Moçambique
Em Moçambique existem três serviços de carteira móvel, que correspondem a igual número de empresas de telefonia móvel no país. Ou seja, um serviço para cada empresa.
Eis os Principais Serviços:
Mkesh
O Mkesh é um serviço que pertence à primeira empresa de telefonia móvel em Moçambique,Tmcel. Para usar este serviço a pessoa precisa ter um número de telefone registado desta operadora, e associá-lo ao Mkesh.
Este foi o primeiro serviço a operar no país, embora atualmente não esteja tão operacional. Na verdade não tenho a certeza se este serviço ainda está a operacional. Se calhar isso deve-se ao facto de eu não usá-lo e nem conhecer quem o use.
- Com o Mkesh é possível realizar as seguintes operações:
- Enviar dinheiro para outras contas mKesh;
- Enviar dinheiro para outras contas mKesh;
- Enviar dinheiro do mKesh para o Moza;
- Enviar dinheiro do mKesh para o NIB;
- Enviar senha para qualquer pessoa levantar dinheiro nos Agentes mKesh;
- Levantar dinheiro da sua conta nas Lojas Tmcel ou nos Agentes mKesh, bem como nas ATM’s Ponto24;
- Depositar dinheiro na sua conta mKesh nas Lojas Tmcel ou nos Agentes mKesh;
- Comprar recarga Tmcel para si ou para seus familiares e amigos;
- Consultar saldo e extracto dos últimos 5 movimentos;
- Pagar despesas em estabelecimentos autorizados;
- Receber o salário da sua entidade empregadora;
- Alterar o PIN sempre que sentir necessidade de o trocar;Pagar a sua TV [StarTimes, ZAP, DStv, TVCABO e GOtv];
- Receber dinheiro do estrangeiro em forma de remessa;
Mpesa
O Mpesa é um serviço que originalmente foi criado pela Safaricom no Quénia, mas que opera sobre licença também em Moçambique pela Vodacom. A Vodacom é a maior operadora de telefonia móvel no país, fazendo desse modo com que o Mpesa detenha grande parte do mercado.
- Depositar Dinheiro;
- Transferir Dinheiro;
- Levantar Dinheiro;
- Comprar Crédito;
- Comprar Credelec;
- Comprar Jackpot – pacotes de Internet e crédito jackpot;
- Pagar vários serviços – TV (GoTV, DSTV, TVCABO, Startimes e ZAP), facturas de contratos de celular Vodacom, água (AdeM, FIPAG), UEM (alojamento e refeições), etc.;
- Compras em qualquer estabelecimento comercial;
- Pagar contas em qualquer POS BCI;
- Consultar Saldo;
- Receber dinheiro de fora do páis
- Mudar PIN.
Para aceder ao Mpesa é preciso usar o código *111# e selecionar a opção Mpesa.
Emola
O Emola é uma carteira móvel que pertence a operadora de telefonia móvel Movitel. Esta é terceira operadora que opera no território moçambicano e encontra-se em franco crescimento.
- Com o Emola é possível realizar as seguintes operações:
- Deposite seu dinheiro
- Envie dinheiro
- Levante dinheiro em qualquer lugar
- Compre credito
- Compre CREDELEC
- Pague as contas
- Pagamento de salários e outros.
Para aceder ao Emola basta digitar o código *898# no seu telemóvel com um número registado da Movitel.
Como dá para perceber, apesar das limitações em termos de inclusão financeira no país, este tipo de serviço ofere várias vantagens. Desde o acesso por parte dos moçambicanos a transações financeiras, à conveniência que eles oferecem.
Espero que este artigo tenha sido útil para si.
Deixe o seu comentário abaixo e partilhe a sua opinião connosco.
Artigos Relacionados
Discover more from DinheiroFala
Subscribe to get the latest posts sent to your email.