Como Criar Um Fundo de Emergência

Criar um fundo de emergência é a melhor forma de se precaver contra as incertezas da vida. Sem o qual vai sempre se tornar difícil lidar com as emergências da vida quando elas surgirem.

Existe um denominador comum entre o rico e o pobre, o homem e a mulher, o estudado e o não estudado, o preto e o branco. É que todos passam por emergências na vida. Porém, a diferença entre um e outro é que uns estão preparados financeiramente para lidar com as emergências, enquanto que os outros não.

Apesar das emergências serem uma constante nas nossas vidas, infelizmente, muitos não se preparam para as mesmas. Como consequência disso, as pessoas acabam por se endividar para lidar com as emergências.

Existem vários tipos de emergências na vida. O carro pode ter uma avaria, pode sofrer um acidente, pode haver alguém doente na família, a geleira pode para de funcionar, pode haver morte na família, e muito mais.

Todas essas emergências implicam ter que gastar dinheiro para poder lidar com elas. Emergências por natureza tiram dinheiro do seu bolso. E isso é que significa ter emergências na vida, sempre terá que tirar algum dinheiro do seu bolso para poder lidar com elas.

Infelizmente, o que acontece é que as pessoas não pensam na eventualidade das emergências. Mesmo sabendo que elas são uma realidade, e que podem acontecer com qualquer um de nós quando menos esperamos.

Quando é assim como é que lidamos com isso? É aqui onde vem o fundo de emergência. O fundo de emergência serve para ajudar a mitigar as possíveis emergências que surgirem na sua vida.

Quando se tem um fundo de emergência um grande fardo financeiro lhe é tirado. O fundo de emergência é a melhor forma de evitar criar dívidas de emergência.

O Que é Um Fundo de Emergência

Um fundo de emergência serve para lidar com vários tipos de emergências na vida. Tais emergências podem surgir a qualquer momento na vida de uma pessoa. Situações como perda de emprego, doença na família, morte, acidente, etc. Todas essas são situações que passíveis de suceder.

Quando esse tipo de emergências surge é preciso sempre ter dinheiro para poder lidar com elas. A falta de dinheiro durante uma emergência poderá criar outro tipo de problemas financeiros como o endividamento. Por isso, é importante se precaver através da criação deste fundo.

Quanto Dinheiro Deve Ter o Fundo

O fundo de emergência em norma deve ter uma quantia fixa. Ou seja, tem que ser um valor previamente determinado e que não se deve usar para outros fins a não ser emergências.

Dave Ramsey sugere que no fundo de emergência de ter o equivalente a 60.000.00 Mt. Contudo, é importante lembrar que isso se refere a realidade Americana, portanto, é importante contextualizar para a sua própria realidade.

Se calhar para o caso de Moçambique pode ser um mínimo de 30.000.00 Mt. Tendo eu visitado os EUA sei que o custo de vida lá é mais alto que o nosso. Por isso, prefiro cortar o valor para a metade pois creio ser mais adequado à nossa realidade.

Sempre que usar o valor do fundo de emergência é importante voltar a repor até que o fundo esteja cheio.

Uma nota importante em relação às emergências é a própria definição de emergência. Para alguns isso pode até parecer banal mas não é. Questões como festa de aniversário, graduação, surpresas a amigos, etc, não constituem emergências. É importante estar claro sobre o assunto.

Montante Equivalente a Seis Meses de Salário

Para além de ter um montante fixo para no seu fundo de emergência, é importante também ter um mínimo de três a seis meses ou mais, do seu rendimento. O mais seguro seria ter de seis a doze meses do que necessita para viver no seu fundo.

O factor de risco deve ser tomado em conta ao determinar o valor que fica no seu fundo de emergência. Pois, para uma pessoa que não tem um rendimento garantido e trabalha como freelancer, o risco é maior se compararmos com alguém que tenha um rendimento fixo como um salário por exemplo.

Sendo assim, quem está numa maior posição de risco deve colocar um valor que cubra mais tempo, no mínimo seis meses. Assim, mesmo que não haja dinheiro a entrar no seu bolso, não terá que mudar o seu estilo de vida.

Conclusão

Como pode perceber ter um fundo de emergência é fundamental para a sua saúde financeira. Quando se tem este fundo devidamente preenchido, o nível de preocupações em volta do dinheiro tendem a reduzir.

Tendo este fundo no lugar acaba oferecendo mais segurança a pessoa. Por isso, é vital criá-lo com a maior urgência possível. Portanto, é tempo de começar a criar o seu fundo de emergência de modo a que tenha tranquilidade na área financeira.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.