Muita gente contrai dívidas sem saber como se livrar delas. Esse é um desafio que a maioria das pessoas enfrenta. O pior de tudo, é quando as dívidas vão acumulando sem que a pessoa tenha um plano para se livrar delas.
À medida que isso acontece, surgem as preocupações, o estresse aliado às mesmas, e uma desorganização financeira total. Daí que ter um plano para estar livre de dívidas é fundamental para alcancer liberdade financeira.
Mas é preciso entender que enquanto você estiver a viver com dívidas e a ser sufocado por elas, dificilmente irá alcançar liberdade financeira. Por isso, que um dos prmeiros passos para avançar nas suas finanças é ficando livre de dívidas.
Sendo assim, quero dedicar este artigo partilhando consigo a técnica da avalanche para eliminar dívidas. Num outro artigo falei sobre a técnica da bola de neve para o mesmo propósito.
Mas desta vez vai conhecer a técnica da avalanche da dívida e como é que ela funciona. Só que antes comecemos por defini-la.
O Que é a Técnica da Avalanche
A avalanche da dívida é uma estratégia que envolve o pagamento da dívida começando com a dívida que tem a maior taxa de juros. Depois de pagá-la, você aplica o pagamento anterior para eliminar a próxima dívida com a maior taxa de juros.
Como já percebeu, com este método o objectivo é o de eliminar a dívida com a maior taxa de juros, reduzindo o montante da taxa de juros que tiver. Com esta estratégia existe a possibilidade de eliminar as suas dívidas mais rápido se compararmos com outras estratégias como a Técnica da Bola de Neve.
Como é Que a Avalanche da Dívida Funciona
Faça um Inventário
Faça uma lista de todas as suas dívidas, sejam elas dívida de consumo, dívidas de investimento, e dívidas de emergência. Desde a que tem uma taxa de juros maior, até a que tem a menor taxa de juros.
Pague os Mínimos
Pague o valor mínimo em todas as dívidas que tiver, isso é importante de modo a evitar com que as dívidas se acumulem, e não ser penalizado com taxas de juro mais altas.
Pague Extra na Dívida Com a Maior Taxa de Juros
Com o valor adicional que tiver pague mais na dívida que tiver a maior taxa de juros. Assim, estará a reduzir o fardo da dívida atacando em primeiro lugar aquela que mais dinheiro tira do seu bolso, e que mais pesa para si.
Crie Ritmo
Depois de pagar essa dívida pague a próxima redirecionando o valor para a dívida com a maior taxa de juros. Assim, você estará criando ritmo na senda de pagamento de dívidas, e estará emabalado para estar livre de dívidas para sempre.
Avalanche da Dívida na Prática
Tipo de Dívidas | Valor da Dívida | Taxa de Juros |
Crédito de habitação | 250.000.00 Mt | 35% |
Pagamento de Viatura | 200.000.00 Mt | 33% |
Pagamento de Mobília | 100.000.00 Mt | 31% |
Cartão de Crédito | 75.000.00 Mt | 30% |
Dívida de Consumo | 48.000.00 Mt | 28% |
Como pode perceber, esta não é uma fórmula mágica que fará com que de repente você fique livre de dívidas. Isso não existe, creio que já sabe disso. Por isso, como tudo na vida, eliminar dívidas requere disciplina e uma vontade de ficar livre de dívidas acima do normal.
Se for a prestar atenção vai reparar que este método é diferente da técnica da bola de neve que tem como objectivo eliminar a dívida com a menor taxa de juros.
Quais São as Vantagens da Estratégia da Avalanche da Dívida
A grande vantagem desta técnica esta na redução das taxas de juros. Ao longo do tempo você estará reduzindo essas taxas, diminuindo desse modo o custo da dívida a longo prazo. Para além disso, tem também a vantagem de eliminar o fardo de uma dívida elevada dos seus ombros.
Se compararmos esta técnica com a Técnica da bola de neve, irá reparar que elas tem uma ligeira diferença. Enquanto que na técnica da bola de neve o foco está em reduzir a menor dívida e criar a motivação e o ritmo necessário para continuar. A Avalanche da Dívida tem como foco atacar as taxas de juro.
Quem Deve Usar a Técnica da Avalanche da Dívida
Como deve perceber esta técnica não é para todos, pois nem todos são motivados pelas mesmas coisas. Alguns são motivados por grandes desafios, enquanto outros preferem arriscar menos e tomar pequenos passos até alcançarem os seus principais objectivos.
Sendo assim, é importante sempre ter em consideração o que lhe motiva antes de embarcar numa técnica. Mas para o caso da Avalanche da Dívida, ela é útil para pessoas que:
- Querem minimizar o custo total do empréstimo
- Acreditam na lógica por detrás desta técnica
- Tem a disciplina de continuar a pagar um valor extra numa dívida alta por um período determinado, sem a satisfação de vê-la paga com rapidez
- Para quem é motivado por factos e figuras
Agora que já conhece a técnica da Avalanche da Dívida o que achou dela? Acha que é o melhor método para si? Ou prefere optar pela técnica da bola de neve? Deixe o seu comentário e partilhe connosco a sua opinião.