A técnica da bola de neve é foi criada pelo guru de finanças pessoais Dave Ramsey. Com esta técnica irá aprender uma forma simples de poder eliminar todas as suas dívidas. O importante é seguir cada passo de forma fiel e regrada para alcançar o objectivo de eliminar as suas dívidas.
Se está endividado e não sabe como se livrar das dívidas, então este artigo irá lhe ajudar a fazer isso. Certamente que esta é a informação que precisa para poder eliminar todas as dívidas que tiver.
Todos nós sabemos o quão é difícil viver com dívidas, as dívidas são uma grande ratoeira para muita gente. É fácil se endividar, mas difícil se livrar das dívidas. Muitas gente se entra em dívidas sem ter um plano de como sair das dívidas, mas através deste artigo irei lhe mostrar através da técnica da bola de neve como fazer isso.
#1 Liste Todas as Suas Dívidas Desde a Menor Até à Maior
O primeiro passo no pagamento das suas dívidas envolve listar todas elas. Aqui tem que listar todas as dívidas que tiver seguindo a ordem da menor dívida, até à maior. Portanto, se tiver cinco dívidas diferentes, comece com aquela que é a menor em primeiro lugar.
Digamos que tenha as seguintes dívidas:
- Cartão de Crédito: 20.000.00 Mt (pagamento de 1500.00 Mt por mês )
- Dívida de Mobília: 80.000.00 Mt (pagamento de 5.000.00 Mt por mês )
- Pagamento de Carro: 300.000.00 Mt (pagamento de 10.000.00 Mt por mês)
- Pagamento da Casa: 3.000.000.00 Mt (pagamento de 30.000.00 Mt por mês)
#2 Faça Pagamentos Mínimos Em Todas as Dívidas Excepto a Menor
Tendo listado as dívidas desde a menor até a mais alta, o passo a seguir é começar a atacar a dívida mais pequena com tudo o que tem. Aqui a ideia é manter os pagamentos mínimos que tem que fazer para as outras dívidas, e pagar mais na menor dívida. Explicarei o processo no próximo passo.
Se olharmos para a nossa lista, veremos que a menor dívida é a de 20 000.00 Mt, mas ela é seguida de outras dívidas de 80 000.00Mt, 300 000.00 Mt, e 3 000 000.00 Mt, respectivamente.
O que devemos fazer aqui é manter os pagamentos mínimos das três últimas dívidas, que são:
Pagamento de mobília: 5 000.00 Mt por mês
Pagamento da Viatura: 10 000.00 Mt por mês
Pagamento da Casa: 30 000.00 Mt por mês
Fazemos isso de modo a poder colocar todos os recursos ao nosso dispor, para eliminar a menor dívida que é de 20 000.00 Mt.
#3 Pague o Máximo Que Puder na Dívida Mais Pequena
Para tal, implicará pegar nos seus rendimentos e atacar a dívida mais pequena com garra e agressividade. Ataque esta dívida com tudo o que tem, e em pouco tempo irá se livrar dela.
A dívida mais pequena deve receber toda a sua atenção, esta é a dívida que deve atacar em primeiro lugar. A ideia é pagar o máximo que puder nesta dívida, e se livrar dela o mais rápido possível. Quanto mais cedo se livrar da menor dívida, melhor para si, pois poderá atacar a próxima.
Se usarmos a lista anterior, podemos ver que a menor dívida é a de 20.000.00 MT. Nesse caso, esta é a dívida que deve ser eliminada o mais rápido possível. Mas para que isso aconteça terá que aumentar o pagamento da mesma. O que quer dizer que em vez de pagar 1500.00 MT por mês, comece a pagar 2000.00 MT por mês ou mais.
Imagine que em vez de pagar 1500.00 Mt, comece a pagar 2500.00 Mt para se livrar dessa dívida o mais rápido possível. Isso quer dizer que em apenas oito meses estará livre da dívida. E para se livrar da mesma em menos tempo que esse, terá que aumentar o pagamento.
Logo que se livrar dessa dívida, comece a atacar a próxima.
#4 Repita Até Que Todas as Dívidas Estejam Pagas na Totalidade
Tendo se livrado da menor dívida, o próximo passo é levar o pagamento da primeira dívida e colocá-lo na segunda menor dívida, até que ela seja eliminada. Depois de eliminar essa dívida siga em frente e ataque a próxima dívida, até que se livre de todas as dívidas que tiver.
Nessa sequência a próxima dívida seria a de 80 000.00 MT, que corresponde ao pagamento de mobília. O pagamento mensal desta dívida é de 5 000.00 Mt por mês, mas nós não vamos pagar esse valor.
À semelhança da dívida anterior, a ideia é nos livrarmos desta dívida o mais rápido possível. Portanto, em vez de pagarmos 5 000.00 Mt, vamos pegar no pagamento da primeira dívida e adicionarmos a esta. Sendo assim, estaremos a pagar 7 500.00 Mt por mês.
O valor de 7 500 .00 Mt é resultado da soma de 5000.00 Mt que deve-se pagar e os 2500.00 Mt que pagávmos na dívida anterior. E como resultado disso, em cerca de 10 meses estará livre dessa dívida.
O eliminar esta, siga para a próxima dívida que tem um pagamento mensal de 10 000.00 Mt, e adicione os 7500.00 Mt que pagava na dívida anterior. Assim, em vez de pagar apenas 10 000.00 Mt por mês, estará a pagar 17 500.00 Mt. Isso irá reduzir dramaticamente o tempo de pagamento da dívida.
Irá perceber que ao seguir esse ritmo estará acumulando os pagamentos das dívidas anteriores, e assim, estará pagando um valor alto para se livrar da dívida. Ao fazer isso, irá reduzir o tempo de pagamento da dívida.
Conclusão
A técnica da bola de neve é muito eficiente para o pagamento de dívidas. É a forma mais eficaz de se livrar das suas dívidas em pouco tempo. Através desta técnica poderá eliminar todas as suas dívidas em muito pouco tempo, se dedicar-se a isso, e mostrar disciplina no processo.
Portanto, siga esses passos à letra e livre-se de todas as suas dívidas. Viva uma vida livre de dívidas para sempre usando a técnica da bola de neve.
O que é que achou desta técnica? Será que é algo que lhe poderá ajudar a se livrar das dívidas que tem? Partilhe connosco os seus pensamentos através da área de comentários.
Artigos Relacionados
Discover more from DinheiroFala
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
2 Comments
Achei bastante interessante mas penso que poderia ajudar com explicacoes mais simples. Podemos equacionar que a maior parte do leitor do blog percebe menos acerca de financas e quanto mais detalhada for a explicacao melhor. Ora vejamos, o segundo ponto diz no seu titulo “FACA PAGAMENTOS MINIMOS EM TODAS AS DIVIDAS EXCEPTO A MENOR” no texto explicativo diz comece a atacar as dividas pequenas???
Olá Esmilda, muito obrigado pelo seu feedback. Fiz uma actualização no artigo com alguns exemplos práticos de modo a facilitar a compreensão do mesmo. Um abraço.