Microbanco é um termo que muitos de nós já ouvimos mas poucos são capazes de definir o que realmente é um microbanco. Qual é a diferença entre um microbanco e um banco comercial tradicional? Essa é uma questão importante e que pretendemos responder neste artigo.
Microbanco é um banco que se dedica meramente para satisfazer um certo grupo de indivíduos, pequenas empresas, ou pequenos negócios, como no caso de carpintaria, agricultura entre outros, ou seja; pessoas que não tem acesso a um banco comercial tradicional (Barclays Mbim, BCI, Standard Bank, Moza).
Por se tratar de bancos pequenos, o seu volume de negócios varia, consoante as necessidades do cliente e o valor pode partir de dois mil a um milhão de metical.
Especialidade
Os micros bancos oferecem geralmente créditos pequenos, por exemplo para mercearias.
Importância
- É um mecanismo de trazer mais pessoas para o sistema financeiro formal,
- Contribui para desenvolvimento de talentos, técnicas, pois está sempre exposto ao movimento com os clientes,
- Permite a inclusão financeira.
Quem Pode Ser Cliente do Microbanco?
Pessoas particulares, no caso de assalariados, as micro, pequenas e médias empresas.
Produtos Oferecidos
Depósitos a prazo que podem durar um período acordado entre o cliente e o banco sendo que a taxa de juro depende da política de cada banco. Durante este período o valor pode ser movimentado, porém dentro das condições aprovadas pelo banco.
Existem duas vertentes de crédito que são; crédito para tesouraria e crédito para meios mobilizados. Para melhor compreensão destes conceitos, traremos o exemplo de uma outra pessoa. Ela é dona de uma mercearia e precisa comprar 10 caixas de leite, mas não tendo o valor disponível, essa pessoa pode recorrer a um microbanco para pedir crédito (de tesouraria) para s sua atividade comercial.
Então no caso de crédito para meios mobilizados ou crédito ao activo, suponhamos que o você precisa comprar uma máquina para cerrar madeira, esta máquina é considerada um activo, no entanto, pode também recorrer a um micro banco e o valor varia de três mil a um milhão.
Normalmente o período de maturidade pode variar de um a dois anos, isso, nos casos em que o banco requer uma garantia, que pode ser, por exemplo, uma geleira.
No caso que se tratar de um assalariado, a cada final do mês pode permitir que se faça o débito directo da sua conta (abate de um determinado valor para o pagamento do valor emprestado). Eles podem ser até de cinco mil meticais, por mês.
O microbanco pode também financiar a agricultura, o melhoramento de habitações bem como pagamento de saúde, propinas escolares, mas dentro dos prazos acima referidos.
Serviços
- Transferências intra e interbancárias,
- Emissão de extratos bancários – lista de todas as transações feitas na conta do cliente.
- Possibilita pagamentos de serviços, tais como: TV, agua, luz, etc.
- Oferecem também serviços de internet banking e de SMS.
Quase todos os microbancos não têm uma ATM própria, por isso em alguns casos fazem contratos com outros provedores de serviços como no caso de Sim card, Mustacard e Visa para permitir com que os seus clientes façam uso das ATM.
Vantagens
Por ser de pequena dimensão, eles oferecem serviços personalizados e o tempo de resposta é muito rápido.
Conclusão
Apela-se a todo indivíduo que tenha uma conta bancária seja num micro banco ou um banco comercia, o que irá permitir com que o cliente desfrute de outros serviços prestados pelos bancos, e também ajuda para na poupança
Podemos concluir que as condições de abertura de conta, os produtos e serviços oferecidos pelos micro bancos são idênticos aos dos bancos comerciais, a diferença está na dimensão e nalgumas finalidades.
Fonte: Banco de Moçambique