A compra impulsiva é uma decisão tomada mesmo antes de comprar um produto ou serviço. A pessoa que tem a tendência de tomar esse tipo de decisão de compras chma-se um comprador impulsivo.
Pesquisas sugerem que emoções desempenham um papel importante nesse tipo de tomada de decisões. Sentimentos e atitudes têm um papel na compra
É a tendência que uma pessoa tem de comprar produtos, bens, e serviços sem um plano atempado. Quando uma pessoa tem a tendência de tomar esse tipo de decisões de compra ela chama-se de comprador impulsivo.
Essas decisões são geralmente motivadas pelas emoções e sentimentos.
Perigos da Compra Impulsiva
De acordo com Koorosh Ostowari, autor do The Money Enxiety Cure, nós podemos sentir um êxtase temporário quando fazemos compras impulsivas, mas existem consequências sérias a longo prazo.
Alguns dos perigos em se envolver em compras impulsivas são as dívidas, gastar mais do que tem, ficar sem dinheiro, ficar sem o carro, perder a casa.
Possíveis Razões Para Compras Impulsivas
#1 Para preencher um vazio emocional: “algumas pessoas fazem compras para contraatacar o sentimento de vazio, medo, culpa, estresse, ou chatice.”
#2 Porque está no hábito: talvez tem uma afinidade por blusões pretos e compra-os no autopiloto. “Às vezes não estamos presentes quando compramos e nem pensamos no que estamos a fazer.”
#3 Para melhorar a sua auto-imagem ou estatus social: isto faz com que a pessoa sinta-se na obrigação de comprar tudo o que está dentro da moda em todas as estações do ano.
#4 Para fechar um ‘negócio’e provar o quão bom é em fechar um negócio
#5 Produto em Promoção: não conseguir resistir a produtos em promoção é um dos principais motivos para a compra impulsiva.
#6 Foi assim que crescemos: o nosso passado tem uma grande influênica na forma como nos comportamos com o dinheiro. Se crescemos num contexto em que os gastos eram feitos de forma impulsiva, nós aprendemos isso de forma inconscientes e carregamos esse comportametno connosco.
#7 Foi uma decisão emocional: muitas das decisões por impulso são por emoção, seja ela euforia no momento ou um outro tipo de emoção.
Como Evitar Compras Impulsivas
#1 Pesquise a Sua Loja Favorita Sem Comprar Nada
Este exercício ajudál-lo-á a melhor controlar os seus impulsos e se disciplinar na compra. Aprenda a olhar para os produtos e negar-se a si mesmo o prazer de adquirir algum ítem no momento da compra.
#2 Faça Um Escrutínio das Coisas na Sua Casa
Por vezes as coisas que compramos não necessitamos delas porque já as temos. É importante não cair na ratoeira de querer sempre algo novo ou do último grito. Veja o que já tem em casa e irá descobrir que muito do que pretende comprar na verdade não precisa.
#3 Não Compre Nada a Não Ser Ques Esteja Relaxado e Sob Controle
Uma vez que as emoções tem um grande impacto durante a decisão de compra é importante aprender a controlá-las para não comprar nada sob efeito emocional. As emoções que levam às compras compulsivas são uma droga, por isso é importante estar relaxado e emocionalmente lúcido antes de comprar algo.
#4 Pare antes de Comprar e Faça Um Auto-exame
Não corra para comprar algo só porque o preço é bom, ou por causa das mensagens promocionais. Faça seempre um auto-exame para perceber se realmente precisa do produto ou não. Analise se é uma necessidade que precisa ser suprida ou apenas um simples desejo para mero capricho.
Existe uma grande diferença entre os dois. O importante é sempre evitar comprar algo com base no que deseja ter no momento. Se isso não for uma necessidade no momento, melhor é não comprar. Por isso, faça sempre um auto-exame de modo a perceber qual é a motivação para a compra.
#5 Use Uma Lista de Compras, e Não Compre Nada Que Não Esteja na Lista
A lista de compras é sempre útil para nos guiar e criar disciplina no momento da compra. Portanto, use-se sempre que sair para as compras, e evite comprar o que não estiver nessa lista.
Como regra de ouro, evite sempre sair às compras sem uma lista de compras.
#6 Durante Duas Semanas Não Compre Nada, Apenas Coisas Essenciais
Sem tem o hábito de comprar algo todas as semanas este exercício irá ajudá-lo. Procure ficar duas semanas sem comprar nada, apenas saia para comprar se tiver necessidade de algo. Apenas compre coisas essenciais.
#7 Faça Um Orçamento
O orçamento serve para nos ajudar a melhor gerir o nosso dinheiro. Esta é uma ferramenta que o ajudará a disciplinar-se financeiramente, mas também a controlar os seus gastos. Nele, você tem uma ideia dos seus rendimentos assim como o destino que você dará a cada centavo que entra no seu bolso.
É importante fazer o uso desta ferramenta de modo a melhor organizar-se e ter melhor controle sobre o seu dinheiro.
#8 Leve Alguém Consigo Para as Compras
Estar acompanhado quando for as compras ajuda-nos no processo de prestação de compras. Conheço alguém que quando vai ao supermercado leva uma das suas colaboradora com ela. Ela fica no carro e a colaborado é que entra na loja para comprar tudo o que está na lista.
Ela começou a fazer isso ao descobrir que sempre que entreva na loja para comprar alguns ítens, acabava saindo com a carrinha cheia de coisas que não faziam parte da lista.
Este é um exemplo claro de como uma boa companhia pode lhe ser útil durante as compras.
#9 Apenas Leve o Dinheiro Que Precisar
Para não gastar mais do que o necessário, leve apenas o suficiente. Carregue consigo apenas o valor que pretende usar quando for as compras. Assim não irá gastar mais em coisas que não precisa.
#10 Pare de Fazer Comparações
Uma das grandes pedras de tropeço para quem tem o hábito de comprar de forma impulsiva é o hábito de se comparar com outras pessoas.
Esse hábito é motivado pelo desejo de querer ser igual ou superior aos outros. Na verdade esse comportamento é sinal de que a pessoa sofre de crise de identidade.
Ao comparar-se com outras pessoas você coloca uma enorme pressão sobre si, e acaba comprando o que não precisa, e até gastando o que não tem.
Por isso, a melhor coisa a fazer é aceitar a sua realidade e parar de se comparar com outras pessoas.
Dave Ramsey costuma dizer que muitos compram o que não precisam, com o que não tem, para impressionar pessoas que não gostam delas. Isso simplifica o hábito que algumas pessoas têm de fazer comparações.
Portanto, evite fazer isso.
#11 Tenha os Seus Objectivos em Mente
Quais são os seus objectivos financeiros? Poupar dinheiro? Eliminar dívidas? Fazer investimentos? Ganhar mais dinheiro? Alcançar liberdade financeira? Sair de férias com a família?
Seja quais forem os seus objectivos, é importante que os tenha em mente sempre que tiver que gastar dinheiro.
Deixe que os seus objectivos regulem as suas decisões financeiras. Isso irá criar disciplina em si, e ajudá-lo a ter melhor controle dos seus impulsos.
#12 Não Faça Compras Sobre Emoções
O epicentro da compra impulsiva está nas emoções. As emoções é que ditam e impulsionam a pessoa a sair de casa ou tirar o seu cartão de crédito para fazer compras.
Em finanças pessoais as pessoas gastam emocionalmente e justificam racionalmente.
Não permita que isso aconteça consigo. Evite ser dominado pelas suas emoções. Pois elas tem o mesmo efeito de uma dogra quando o assunto é dinheiro.
Por isso sempre que se aperceber que as suas emoções lhe estão levando a gastar dinheiro, faça tudo para evitar. A regar de ouro deve ser nunca comprar algo enquanto estiver sob influência das suas emoções.
Não deixe que a ansiedade ou euforia dite os seus gastos porque depois vai se arrepender.
#14 Espere Um Dia ou Mais Antes de Comprar
Uma das formas de dominar e controlar os seus impulsos de compra é adiar a compra. Espere no mínimo de um a três dias antes de comprar. Assim terá tempo suficiente para que as emoções baixem e reflita melhor sobre a sua decisão.
#15 Procure Ajuda
Procurar ajuda não é sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, se perceber que está a perder controle da situação é melhor procurar ajuda.
Procure ajuda de quem você achar que está na melhor posição de o ajudar a sair dessa situação. Por vezes isso é necessário quando nos estamos atolando numa situação finaceira difícil e prestes a perder o controle.
Como pode perceber a compra impulsiva à semelhança da compra compulsiva é um problema que deve se combater. Se estiver numa situação em que sofre a pressão interna de ter que sempre gastar dinheiro sob emoções fortes volte a este artigo.
O que você achou deste artigo? Será que você ou alguém que você conhece é um comprador impulsivo? Deixe a sua resposta na área de comentários.