5 Chaves Para a Liberdade Financeira

Alcançar liberdade financeira é sonho e desejo de muita gente. Mas infelizmente muitos não sabem como tornar esse sonho em realidade.

Na verdade, existem alguns passos necessários para alcançar esse objectivo. Neste artigo eu partilho consigo aslgumas chaves necessárias para alcançar a sua liberdade financeira.

Mas é possível que esteja a perguntar o que é isso de liberdade financeira? Essa é uma questão pertinente e que merece a devida resposta.

Alguns sectores em finanças pessoais definem liberdade financeira como ter dinheiro suficiente para suprir todas as suas necessidades, e viver o seu estilo de vida sem ter que se preocupar com dinheiro.

1ª Chave Para a Liberdade Financeira: Estabeleça Prioridades

Quando o assunto é liberdade financeira a primeira opção deve ser sempre poupar dinheiro. Por isso, você deve-se concentrar em poupar antes de tudo. Com uma poupança você toma o primeiro passo para alcançar o seu principal objectivo financeiro.

Mas sem uma poupança tudo se torna muito complicado quando o assunto é alcançar liberdade financeira. É por isso que a primeira chave da liberdade financeira é estabelecer muito bem as suas prioridades. E tenha no topo da lista poupar dinheiro.

2ª Chave Para a Liberdade Financeira: Autodisciplina

Para alcançar qualquer objectivo digno na vida é preciso ter autodisciplina, sem a qual tudo torna-se complicado e difícil de alcançar. É por isso que muitos não alcançam os seus objectivos financeiros, porque nada aconte por si só.

É preciso disciplinar-se.

Sem disciplina financeira o seu relacionamento com o dinheiro torna-se complicado, e o seu objectivo de alcançar liberdade financeira fica também adiado.

Na vida é preciso fazer certos sacrifícios. E poupar dinheiro é um daqueles sacrifícios que traz benefícios a médio e longo prazo. É necessário ter a paciência necessária de poder esperar para colher os benefícios do seu sacrifício agora.

Um dos aspectos fundamentais na autodisciplina tem a ver com saber adiar certos gastos. E isso tem os seus benefícios.

  • Nem todos os impulsos reflectem necessidades reais ou desejos.
  • Comprar mais tarde oferece a oportunidade de pesquisar e comprar de forma mais inteligente.
  • Produtos ou fontes alternativas podem oferecer um melhor valor.
  • Sentir-se-á mais em controlo quando gasta intencionalmente em vez de impulsivamente.
  • Evitará muitos erros estúpidos com o seu dinheiro.

3ª Chave Para a Liberdade Financeira: Viver Sem dívidas

Na sua jornada para alcançar a liberdade financeira o seu inimigo número um sãos as dívidas. Por isso, um dos seus objectivos deve ser o de eliminar todo o tipo de dívidas que tiver.

As dívidas servem de impedimento para alcançar a liberdade financeira.

Enquanto tiver dívidas o seu futuro financeiro fica hipotecado. O seu destino financeiro fica nas mãos de terceiros.

Infelizmente, muitos metem-se em dívidas como uma paneceia imediata para um problema momentário, mas sem perceber que ao longo prazo causam problemas.

Daí que é fundamental desprezar a dívida como o inimigo que ela é. Não acredite na mentira de que a dívida é sua amiga.

Não! Ela não é.

Na verdade a dívida é a sua maior inimiga.

Por isso trate da dívida como o inimigo que é.

Livre-se dela o mais rápido possível.

Elimine-a, aniqui-li-a, e destrua-a para sempre.

Não lhe dê espaço para respirar.

Fuja dela e fique distante dela para sempre.

Evite a dívida como se fosse lepra.

4ª Chave Para a Liberdade Financeira: Gerir Recursos

No processo de gestão de recursos é importante saber onde é que cada centavo do seu dinheiro está e para onde vai.

É importante quantificar os seus rendimentos, saber quais são as suas despesas, ter disciplina nos seus gastos, e equilibrar o seu orçamento.

Como pode percerber este é um processo que deve se fazer de forma contínua e como parte da sua rotina regular.

Não deve fazer isso de uma vez a outra. É importante estar no controle de todo o seu dinheiro de modo a que não se perca nos seus gastos e fique sem rumo.

Lembre-se que você tem um objectivo e esse objectivo é alcançar a liberdade financeira, e para tal, é fundamental que tenha o controle total das suas finanças.

Quando se trata de alcançar liberdade financeira você é quem manda e não o seu dinheiro que manda em si. Por isso, esteja no controle da situação gerindo bem os seus recursos financeiros.

5ª Chave Para a Liberdade Financeira: Atitude da Liberdade

Costuma-se dizer que a sua atitude determina a sua altitude na vida. E isso não está longe da verdade.

Qundo se trata de alcançar liberdade financeira é importante também ter uma atitude de liberdade em vez de prisão.

Mas tudo depende de como é que você define liberdade financeira.

Será que liberdade financeira é ter muito dinheiro no banco de tal maneira que tenha não tenha que se preocupar com mais nada na vida? Ou você define liberdade de acordo com os seu termos.

Na verdade a sociedade em que estamos inseridos tem a sua definição de liberdade. E muitas vezes nos deixamos influenciar pelos conceitos e ideias sociais em detrimento de vivermos as nossas vidas.

Para que alcancemos a liberdade financeira que desejamos é importante que tenhamos a atitude certe face ao dinheiro e à liberdade financeira em especial.

No final, é importante que a sua liberdade não esteja dependente da sua conta bancária. Mas sim, numa atitude de se sentir livre sem ter que depender dos seus recursos financeiros.

O que quero dizer é que os seus recursos não devem definir a sua liberdade.

Muitos conselheiros financeiros promovem a ideia irracional de que independência financeira significa ser capaz de fazer tudo o que quiser, a qualquer momento, sem ter que se preocupar com o custo. Muitos dos que advogam essa ideia são escravos dos seus estilos de vida, e muitos deles não tem nenhum sentimento de felicidade ou liberdade.

Pergunte-se o que realmente lhe torna feliz. A verdade é que na maior parte das vezes o que nos traz alegria não requer dinheiro.

Independência financeira primeiramente significa ser capaz de viver o tipo de vida que escolher, livre de obrigações que não somos capazes de resolver scom ou sem o que normalmente chamamos de “emprego”. “

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.