A Regra 50/30/20: Saiba Qual é
A regra 50/30/20 foi criada pela especialista em Falências Elizabeth Warren, no seu livro All Your Worth: The Ultimate Money Plan, onde partilha formas de poupar e gastar dinheiro.
Esta uma fórmula para melhor gerir e orçamentar o seu dinheiro dividindo em três categorias básicas, que são necessidaes, desejos, e poupança.
Com esta fórmula torna-se relativamente fácil organizar o seu dinheiro uma vez que irá alocar as percentagens para cada uma das categorias. Isso permite com que você se concentre e possa ter as suas finanças em ordem.
Dividir o seu dinheiro dessa maneira tem vários benefícios, tais como:
- Melhor controlo sobre o seu dinheiro
- Melhor plaenamento
- Organização financeira
Através desta forma de gerir o seu dinheiro você aloca a sua receita em cada uma destas categorias na forma de percentagens. Sendo assim, isso consistiria no seguinte:
50% Para Necessidades
Nesta categoria da regra 50/30/20, 50% do valor do seu orçamento deve ir para as suas necessidades. Estas são aquelas que são indispensáveis para a sua sobrevivência. Sendo assim, é por isso que a maior fatia do bolo deve ir para custear as despesas necessárias para a sua sobrevivência.
Para melhor elucidar podemos olhar para as suas necessidades como as seguintes:
- Alimentação
- Renda de Casa
- Pagamento de dívida
- Educação
- Utilidades
- Seguro de Vida
- Seguro de Saúde
- Transporte
É muito importante seguir saber na essência quais são as suas necessidades e apenas gastar essa percentagem nelas. Porque o resto deverá passar para as outras categorias no seu orçamento.
30% Para Desejos
A outra percentagem da sua receita deve ir para a categoria dos desejos. É aqui onde você aloca o seu dinheiro para as coisas que gostaria de ter e fazer na vida. Nesta lista você inclui tudo aquilo que não é essencia para a sua sobrevivência mas considera importante para si.
Podem-se destacar nesta categoria questões como:
- Viagens
- Passeios
- Restarantes
- Férias
- Lazer
- Subscrições
- TV a Cabo
- Compras
- Artigos de luxo
Como pode perceber, na categoria dos desejos da regra 50/30/20, é onde tem espaço e liberdade para gastar naquilo que você realmente quer e gosta, mas que não é essencial para a sua sobrevivência. Essa distinção é fundamental para uma boa gestão financeira.
20% Poupança e Investimentos
Nesta última categoria da regra 50/30/20 é onde você deve alocar 20% da sua receita para poupança e os seus investimentos. Aqui é onde você coloca o seu dinheiro de lado para o seu futuro, na verdade, também é aqui onde você começa a planear a sua liberdade financeira.
Como já deve saber poupar dinheiro é algo essencial para que possa alcançar liberdade financeira na vida. Nunca descurre desse aspecto porque é de grande importância para o seu futuro.
É aqui onde você poupa e investe:
- Fundo de emergência
- Conta poupança
- Poupa para Comprar um carro ou casa
- Poupa para o casamento
- Poupa para a educação de seus filhos
- Investimento na Bolsa de Valores
- E outro tipo de investimentos
Como deu para perceber a regra 50/30/20 é uma maneira prática e simples de melhor organizar o seu dinheiro. Organizando o seu dinheiro desta maneira permite com que tenha maior controle e saiba para onde vai cada centavo do dinheiro que entra no seu bolso.
Assim, você está na melhor posição para dar ordens às suas finanças e planear para onde deve ir cada centavo. É dessa forma que eventualmente terá maior sossego e controle sobre o que acontece com o seu dinheiro.
Agora que já conhece a regra 50/30/20 você pode melhorar a sua forma de gerir o seu dinheiro. Com esta fórmula você tem uma ferramenta para criar o seu orçamento.
Diga o que pensa sobre esta regra nos comentários.