Como Gerir Dinheiro Usando o Sistema dos Jarros

Saber gerir dinheiro é importante é um aspecto fundamental para alcançar liberdade financeira. A má gestão é o que faz com que a maioria das pessoas tenha problemas financeiros e não consiga alcançar a tão almejada liberdade financeira.

Para lhe ajudar na sua liberdade financeira irei partilhar consigo o sistema de gestão financeira dos jarros. Este é um sistema que T.Harv Eker fala no seu livro O Segredo da Mente Milionária.

De acordo com o autor existem 6 jarros que representam seis áreas fundamentais para as quais deve ir o seu dinheiro. E para cada uma dessas áreas/jarros você deve alocar uma percentagem da sua renda mensal.

Os seis jarros são os seguintes:

O Jarro das Necessidades
O Jarro da Poupança para Gastos a Longo Prazo
O Jarro do Lazer
O Jarro da Educação
O Jarro da Liberdade Financeira
O Jarro da Caridade

Para conhecer melhor o sistema dos jarros vamos falar de cada um deles, e como é que você deve gerir o seu dinheiro usando este sistema.

Este é um sistema que funciona independentemente de quanto é que você ganha ou qual é a sua renda mensal. Portanto, qualquer pessoa pode usar o sistema dos jarros para gerir o seu dinheiro e alcançar liberdade financeira.

Vejamos cada um destes jarros.

O Jarro das Necessidades

No jarro das necessidades você aloca 55% da sua renda para as necessidades básicas. Ou seja para a sua sobrevivência diária.

Este jarro é responsável por custear as despesas da sua sobrevivência.

Nele você aloca dinheiro para necessidades como renda, alimentação, electricidade, e outra contas essências para o seu dia a dia.

O Jarro da Poupança para Gastos a Longo Prazo

O segundo jarro é o jaro reservado para poupança e gastos a longo prazo. Neste jarro você aloca 10% da sua renda para poupar dinheiro para grandes compras. Aqui é onde você coloca de lado o valor necessário para questões de emergência.

Neste jarro o dinheiro usa-se para além da poupança de ítens de grande valor e fundo de emergência. Mas também para férias e despesas médicas insesperadas.

O Jarro do Lazer

No jarro do lazer você deve alocar 10% da sua renda. O objectivo deste jarro é custear os seus momentos de lazer e desfrutar da vida.

Afinal de contas a vida não é só pagar contas, não é para isso que você está trabalhando. Do dinheiro que você ganha, é importante separar uma parte para desfrutar a vida.

Ter momentos de lazer é algo vital para a sua sanidade e bem estar. Não é preciso ter muito dinheiro para o efeito, mas é necessário planear.

Na vida tudo deve-se planear, mesmo os seus momentos de lazer para que possa desfrutar de tudo de bom que a vida tem para lhe oferecer.

Por isso o dinheiro que colocar neste jarro deve-se usar apenas para esses momentos prazeirosos que você gostaria de ter.

Você pode usar esse dinheiro para ir ao restaurante, passeios com a família, ir ao cinema, ao teatro, em fim, desfrutar da vida.

Tudo aquilo que você caracteriza como lazer, é neste jaro onde deve meter o seu dinheiro.

O Jarro da Educação

Para o Jarro da educação você deve alocar 10% da sua renda. O dinheiro que colocar neste jarro deve-se usar para o seu desenvolvimento pessoal. É com este dinheiro que você irá custear os seus estudos formais e informais.

Você pode aprender através de cursos formais numa universidade ou participando em outro tipo de cursos de curta duração. Tais como coaching, mentoria, workshops, compra de livros, e outras formas de aprendizado.

O importante aqui é ter em conta que o seu desenvolvimento pessoal é fundamental para a sua liberdade financeira. Por isso, terá que investir dinheiro para custear as despeas da sua educação.

De modo a que comece a valorizar a sua educação é importante que olhe para a mesma como um investimento. Pois, ela trará grandes retornos para si.

Um investimento é tudo aquilo que gera algum retorno financeiro. E a educação financeira certamente que vai lhe dar grandes retornos. Um desses retornos ao seu investimento na educação é a sua liberdade financeira.

O Jarro da Liberdade Financeira

No jarro da liberdade financeira você deve colocar 10% da sua renda. Esse valor serve para investir e ganhar retornos financeiros.

Dinheiro só traz dinheiro quando investimos, por isso é importante saber investir e onde investir esse dinheiro de modo a ganhar o maior retorno possível.

Na verdade você começará a ganhar liberdade financeira a partir do momento que começar a investir dinheiro. Pois, sem um investimento do seu dinheiro nada irá acontecer nas suas finanças.

Por isso você deve investir esse dinheiro em áreas que irão gerar mais dinheiro, como por exemplo: na bolsa de valores, imobiliária, negócios, e outro tipo de investimentos.

O Jarro da Caridade/Doações

O sexto jarro é o jarro da caridade. Neste jarro você deve alocar 5% da sua renda para doações. Aqui é onde você contribui de uma forma generossa com o seu dinheiro onde quiser. O objectivo deste dinheiro é o de ajudar a pessoas e organizações que mais precisam desse valor.

É importante criar o hábito da generosidade, pois, mais bem aventurado é dar do que receber.

O Sistema dos Jarros na Prática

Assim se você ganha 10.000.00 Mt de renda mensal, a distribuição desse valor de acordo com o sistema dos jarros deve ser da seguinte maneira:

-5500.00 Mt para o Jarro das Necessidades
-1000.00 Mt para o jarro da Poupança para despesas a longo prazo
-1000.00 Mt para o Jarro do Lazer
-1000.00 Mt para o Jarro da Educação
-1000.00 Mt para o Jarro da Liberdade Financeira
-500.00 Mt para o Jarro da Caridade

Como pode perceber este é um sistema eficaz que o ajudará a melhor gerir o seu dinheiro. Portanto, se o seu objectivo é alcançar liberdade financeira então comece a implementar o sistema dos jarros e veja os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.