Como Escolher Um Banco Para Abrir a Sua Conta Bancária

Saber como escolher um banco antes de abrir a sua conta é muito importante. O facto é que todos nós precisamos de ter uma conta bancária, mas nem todos sabem como escolher um banco. Por isso, decidi escrever este artigo para lhe ajudar no seu processo de escolha.

A ideia deste artigo é de lhe trazer clareza assim como também lhe dar algumas orientações quando for a escolher um banco para abrir uma conta bancária. Use essas dicas assim como outros aspectos que achar importantes para si.

#1 A Reputação do Banco

A reputação de um banco é um dos factores muito importantes a ter em conta antes de decidir onde é que irá abrir a sua conta. Por isso, é fundamental prestar atenção a este detalhe, porque você não vai querer deixar o seu dinheiro num banco que tem a reputação de defraudar os seus clientes.

Se o banco não tem uma boa reputação no mercado é melhor não abrir a sua conta nesse banco. Portanto, procure se informar através de pessoas que fazem o uso dos serviços do banco antes de tomar a sua decisão.

Alguns bancos têm a reputação de retirarem dinheiro dos seus clientes sem a permissão destes. E quando os clientes vão lá reclamar pouco ou nada se faz para reaver o seu dinheiro. Se o banco não pode proteger o seu cliente então não vale a pena.

#2 Facilidade de Acesso

Como Escolher Um Banco

Um banco tem que estar acessível aos seus clientes, tem que ser fácil chegar até lá quando o cliente precisa de fazer alguma transação ou obter algum serviço. Evite bancos que estão em lugares obscuros e que você tenha que caminhar longas distâncias para chegar até lá.

Serviços bancários devem estar sempre acessíveis aos seus clientes e devem ser de fácil acesso para os mesmos. Se não for fácil chegar ao seu banco então é tempo de reconsiderar. Isso porque o seu tempo é precioso e  não deve desperdiçá-lo à procura de bancos.

#3 A Rede de ATM’s do Banco

Como Escolher Um Banco

Ao escolher um banco é também importante ter em consideração a sua rede de ATM’s. Isso deve ser um factor que você deve ter em consideração antes de abrir um conta. É importante procurar saber se o banco tem uma grande rede de ATM’s.

A ideia aqui é que as ATM’s tem que ser de fácil acesso para qualquer pessoa e a qualquer momento. Não deve acontecer que você como cliente tenha que caminhar ou conduzir longas distâncias de modo a que possa ter aceso à próxima ATM.

ATM’s são recursos que normalmente usamos quando precisamos e também em momentos de emergência. Se você estiver numa situação de emergência e precisar fazer uso de uma ATM é importante que ela esteja ao seu alcance. Por isso tenha isso em conta antes de se decidir por uma banco.

#4 Atendimento ao Cliente

Como Escolher Um Banco

Todos nós gostamos de ser bem atendidos, isso porque o respeito e a consideração é uma necessidade humana. Todos nós queremos ser bem tratados e à tempo sempre que precisarmos e tivermos alguma necessidade.

No mundo dos negócios quem melhor atende aos seus clientes é que vence nesse ambiente extremamente competitivo. Por isso importante procurar saber até que ponto o atendimento ao cliente é satisfatório.

Quantas vezes você vai a um banco e encontra lá longas filas de clientes a espera que sejam atendidos e sem nenhuma consideração por parte dos bancos. É importante considerar factores como o tempo que levam para atender o cliente e o profissionalismo dos funcionários bancários.

É também importante verificar se o banco tem respeito e consideração pelo cliente ou não. Todos esses factores e outros tem ser tomados em conta sempre que estiver para escolher um banco.

#5 Serviços Oferecidos

Como Escolher Um Banco

A gama de serviços que o banco oferece é outro factor que você deve considerar antes de se decidir por um banco. Procure saber quais são os serviços que eles oferecem. Isso porque todo o cliente tem uma expectativa em termos de serviços que certos bancos oferecem.

Se eles não oferecerem os serviços que você procura então não será uma boa escolha você optar por esse banco. As necessidades de cada indivíduo determinam os serviços que eles procuram, é por isso importante pensar nas suas  necessidades antes de se decidir pelo banco.

Esteja claro sobre as suas necessidades e escolha serviços que vão ao encontro dessas necessidades. Bancos existem para solucionar problemas e criarem soluções que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes.

Um das melhores formas de saber se o banco irá lhe servir é procurando saber quais são os serviços que eles oferecem. Você não quererá fazer uma escolha para mais tarde se arrepender por não prestar atenção aos detalhes.

#6 Taxas de Juros e Tarifas Bancárias

Como Escolher Um Banco

Por último é importante considerar as taxas dos juros e as tarifas bancários que o banco oferece. Todos sabemos que os serviços bancários tem um preço, a ideia aqui não ir a procura de um banco que ofereça tarifa zero. Isso não existe, e se encontrar um banco que promete isso fuja dele. Cedo ou tarde eles irão revelar as verdadeiras intenções.

O que você deve fazer é procurar se informar sobre as tarifas e as taxas de juros que o banco cobra. Peque nessa informação e compare com os outros bancos, e decida se isso é bom para si ou não. A verdade é que a longo prazo as tarifas acabam tornando caro para si.

Conclusão

Agora que você já sabe como escolher um banco já pode tomar uma decisão acertada no acto da escolha. O facto é que existem outros factores que poderíamos considerar, e tudo depende muito daquilo que são as suas necessidades como cliente, e o que é importante para si.

Contudo, em linhas gerais esses são alguns dos aspectos fundamentais a ter em conta sempre que for a escolher um banco.

Espero que este artigo tenha sido útil para si. Deixe o seu comentário e partilhe a sua opinião connosco.

About Edgar Chauque

Edgar Chaúque é o fundador fundador e editor do DinheiroFala. Ele é também o homem por detrás do TecnoFala, SejaEmpreendedor, e do
Share Your Ideas Online .
É o Fundador da ZIKOMU MEDIA, e mentor do projeto ARQUITETOS DO FUTURO. Pode encontrá-lo também no seu blog pessoal.